Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica bem como de análise da informação. Será privilegiada a sua aplicação em áreas de pesquisa com relevância para os alunos. A UC terá uma forte componente prática, na qual os alunos terão oportunidade de treinar competências de pesquisa bibliográfica e de análise da informação. Assim, esta disciplina tem como objetivos: - Introduzir, de forma breve, os principais conceitos no âmbito da pesquisa bibliográfica e análise da informação. - Apresentar e explorar as potencialidades dos meios de pesquisa bibliográfica disponíveis. - Apresentar e explorar métodos e técnicas e análise da informação. - Treinar as competências de pesquisa bibliográfica e análise da informação. - Utilizar regras e tipos de citação e de organização das referências bibliográficas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 Compreender o que é e para que serve a pesquisa bibliográfica. OA2 Conhecer as diferentes fontes de materiais bibliográficos e respetivos meios de acesso. OA3 Recolher e selecionar material bibliográfico relevante. OA4 Aplicar métodos de leitura ativa e de organização da informação recolhida. OA5 Organizar e integrar materiais bibliográficos. OA6 Pesquisar, aceder e referenciar fontes bibliográficas e de informação. OA7 Aplicar corretamente as regras de citação e de referenciação bibliográfica
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Conceitos básicos em pesquisa bibliográfica e análise de informação: O que é a pesquisa bibliográfica? Para que serve a pesquisa bibliográfica? Fontes bibliográficas. Relevância das fontes bibliográficas. 2 A Biblioteca e as bases de dados. Prática da pesquisa bibliográfica e de recolha de fontes documentais. Pesquisas em bases de dados. 3. Métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento de informação. Conhecer a estrutura de um artigo científico. Técnicas de organização da informação: notas, resumos, fichas de leitura. 4. Detetar a informação relevante no material escrito. Leitura rápida. Identificar e analisar documento técnicos e científicos, como relatórios e artigos científicos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 Compreender o que é e para que serve a pesquisa bibliográfica: CP1 OA2 Conhecer as diferentes fontes de materiais bibliográficos e respectivos meios de acesso: CP2 OA3 Recolher e seleccionar material bibliográfico relevante: CP3 OA4 Aplicar métodos de leitura activa e de organização da informação recolhida: CP4 OA5 Organizar e integrar materiais bibliográficos.CP3
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação é continuo e centrar-se-á na realização de exercícios práticos. 1. Ao longo das aulas, serão objecto de avaliação: a.Participação nas aulas (incluindo possíveis visitas à biblioteca do Iscte) e realização de tarefas práticas (que funcionam como contributos para o desenvolvimento do trabalho final) (10%) 2. Trabalho individual: a.Trabalho de recolha e análise de materiais bibliográficos (90%) Avaliação por exame-trabalho individual-100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Aulas teórico-práticas: Exposição, discussão e exercícios de aplicação dos conteúdos. 2. Orientação tutorial: Acompanhamento e esclarecimento de dúvidas. 3. Trabalho autónomo: Realização de trabalho autónomo individual ou em cooperação com outros elementos da turma.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A vertente prática permite a aplicação dos conteúdos teóricos e, articula-se com todos os objetivos de aprendizagem.
Observações / Observations
Informação não disponibilizada
Bibliografia Principal / Main Bibliography
1. Fink, A. (2010) Conducting Research Literature Reviews: From Internet to Papper. (3ª Ed.) London: SAGE PS. 112 Fin Con, 1 2. Ridley, D. (2008) The Literature Review: A Step- by- Step Guide for Students. California: SAGE S. 113 Rid Lit 3. Hart, C. (1998) Doing a Literature Review: Releasing the Social Science Research Imagination. London: SAGE PS. 112 Har Doi 4. Carrilho, F. (2004) Métodos e Técnicas de Estudo. Lisboa: Editorial Presença 5.AZEVEDO, M. (2006), Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares. Sugestões para Estruturação da Escrita, 5ª Edição, Lisboa: Universidade Católica Portuguesa. 6. BELL, J. (1997), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa: Gradiva. 7. ECO, U. (2008), Como se Faz Uma Tese Em Ciências Humanas, 14ª Edição Portuguesa, Lisboa: Editorial Presença. * Poderão ser recomendadas outras fontes bibliográficas, que se julguem pertinentes para os objetivos da unidade curricular.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
---
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16