Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00683
Acrónimo :
00683
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
10.0h/sem
Trabalho Autónomo :
40.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa fazer uma introdução sistemática aos principais conceitos na área de trabalho em equipa. Esta Unidade Curricular tem igualmente uma forte componente prática na qual o/as alunos/as têm oportunidade de treinar competências de trabalho em equipa.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Compreender a interdependência e a coordenação como algumas das características essenciais das equipas OA2. Compreender como integrar os contributos individuais de forma coordenada no trabalho em equipa. Utilizar esses conhecimentos para potenciar a eficácia das equipas. OA3.Compreender e reconhecer os factores que aumentam e estimulam a eficácia do trabalho em equipa. OA4. Compreender e reconhecer os obstáculos à eficácia das equipas e saber ultrapassá-los. OA5.Conhecer e aplicar técnicas de apoio à tomada de decisão em grupo

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Características do Trabalho em Equipa CP1.1. Diferença entre grupos e equipas CP1.2. Vantagens do trabalho em equipa CP1.3. Formas de reforço da interdependência dos membros de uma equipa CP1.4. Desenvolvimento de papéis relacionais e de estilos de participação CP1.5.Tipos de equipas CP2. Eficácia do Trabalho em Equipa CP2.1. Factores de eficácia no trabalho em equipa CP2.2. Obstáculos à eficácia colectiva CP2.3. Técnicas para ultrapassar os obstáculos à eficácia das equipas CP3. Tomada de Decisão em Equipa CP3.1. Particularidades da tomada de decisão em grupo CP3.2. Técnicas de facilitação da tomada de decisão em equipas CP3.3. Particularidades das equipas virtuais; como utilizar as ferramentas de interacção online

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 (Compreender a interdependência e a coordenação como algumas das características essenciais das equipas): CP1 OA2 (Compreender como integrar os contributos individuais de forma coordenada no trabalho em equipa. Utilizar esses conhecimentos para potenciar a eficácia das equipas): CP1, CP2 OA3 (Compreender e reconhecer os factores que aumentam e estimulam a eficácia do trabalho em equipa): CP2 OA4 (Compreender e reconhecer os obstáculos à eficácia das equipas e saber ultrapassá-los): CP2 OA5 (Conhecer e aplicar técnicas de apoio à tomada de decisão em grupo):CP3

Avaliação / Assessment


Será utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para a concretização dos objetivos de aprendizagem já referidos. Nomeadamente as aulas em regime de avaliação contínua no modelo blended learning, incluem a frequência do curso online, articulado com exposições e realização de exercícios teórico-práticos em sala de aula e/ou online ( consoante o modelo de aprendizagem que estiver em vigor) Avaliação contínua para modelo blended learning: a) Presença e Participação nas aulas presenciais - 5% da nota final; b) Realização com sucesso do curso da UC online c) Exercícios autónomos - 15% d) Elaboração de um relatório final - 80 % na nota final Nota: O processo de avaliação blended learning, mantém-se o mesmo, em regime presencial, híbrido e on-line.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para cumprir com os objectivos específicos de aprendizagem (OA), apresenta-se as suas principais interligações com as metodologias de ensino: - Aulas teórico-praticas (12h): Aplicação de conhecimentos teóricos sobre trabalho em equipa através de metodologias expositivas mas essencilamente participativas (realização de exercícios): OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 - Trabalho autónomo (38h): Transversal a todos os OA.

Observações / Observations


- Todo o processo de aprendizagem e avaliação será adaptado ao modelo de ensino que estiver em vigor (presencial; on-line; hibrido). - Caso seja detetado plágio no trabalho de avaliação individual. o aluno poderá ser proposto para avaliação oral.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Zucker, I. (2020). Is Teamwork Still Possible during a Global Pandemic? American Physiological Society, 319. H1-H2. Thompson, L. (2004). Making the team ? a guide for managers. Saddle River, NJ: Prentice Hall. Tannenbaum SI, Traylor AM, Thomas EJ, et al (2020). Managing teamwork in the face of pandemic: evidence-based tips. BMJ Quality & Safety. doi: 10.1136/bmjqs-2020-011447 Robbins, S. P., & Hunsaker, P. L. (1996). Training in interpersonal skills: TIPS for managing people at work (2nd ed.). Upper Saddle River, N J: Prentice Hall. (Capítulo 11). Passos, A. (2001). Grupos e Equipas de Trabalho. In J. M. Carvalho Ferreira, J. Neves & A. Caetano (Eds.), Manual de Psicossociologia das Organizações (pp. 335- 356). Lisboa: McGraw-Hill. Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo. (Capítulo 8).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Thompson, L. (2004). Making the team ? a guide for managers. Saddle River, NJ: Prentice Hall (Capítulos 6 e 8). Simões, E. (2001). O processo de tomada de decisão. In J. M. Carvalho Ferreira, J. Neves & A. Caetano (Eds.), Manual de Psicossociologia das Organizações (pp. 405 ? 427). Lisboa: McGraw-Hill. 3.Tomada de Decisão em Equipa (Capítulo 2). Thompson, L. (2004). Making the team ? a guide for managers. Saddle River, NJ: Prentice Hall. Mathieu, J., Maynard, M., Rapp, T., e Gilson, L. (2008). Team Effectiveness 1997-2007: A Review of Recent Advancements and a Glimpse Into the Future. Journal of Management, 34, pp. 410 ? 476. Kozlowski, S. W. J., & Bell, B. S. (2003). Work groups and teams in organizations. In W. C. Bornan, D. R. Ilgen & R. J. Klimoski (Eds.). Handbook of psychology: Industrial and organizational psychological (Vol. 12, pp. 333 ? 375). London: Wiley. 2.Eficácia do Trabalho em Equipa Whilliams, H. (1996). The essence of managing groups and teams. London. Prentice Hall. (Capítulo 1). (Capítulo 1) Thompson, L. (2004). Making the team ? a guide for managers. Saddle River, NJ: Prentice Hall. Hackman, J. R. (1990). Groups that work and those that that don?t. San Francisco: Jossey-Bass. Devine, D. J. (2002). A review and integration of classification systems relevant to teams in organizations. Group Dynamics: Theory, Research, and Practice, 6, 291-310. 1.Características do Trabalho em Equipa

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16