Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Informática Aplicada
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum.
Objetivos Gerais / Objectives
Os sistemas colaborativos desempenham um papel cada vez mais relevante no contexto das sociedades atuais. Com efeito, a difusão da Internet e particularmente a Web, veio potenciar o desenvolvimento de aplicações que melhoram a interação entre as pessoas quer em meios empresariais quer em contextos não empresariais. É nesse contexto que se pretende que o aluno: - Perceba o enquadramento teórico dos sistemas de apoio a grupos; - Saiba modelar processos organizacionais; - Tenha sensibilidade para utilização de sistemas colaborativos; - Saiba parametrizar sistemas colaborativos; - Identifique utilizações de sistemas colaborativos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O Aluno deverá ficar apto a: 1. Perceber o enquadramento teórico dos sistemas de apoio a grupos. 2. Saber modelar processos organizacionais. 3. Ter sensibilidade para utilização de sistemas colaborativos. 4. Saber parametrizar sistemas colaborativos. 5. Perceber utilizações de sistemas colaborativos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Conceitos de Groupware 2. Sistemas de apoio a coordenação e modelação de processos organizacionais 3. Sistemas de apoio a cooperação e sistemas de apoio à decisão em grupo 4. Novas perspectivas no âmbito dos sistemas colaborativos nas Empresas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos (do Programa) e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Conceitos de Groupware: OA1 2. Sistemas de apoio a coordenação e modelação de processos organizacionais: OA2 3. Sistemas de apoio a cooperação e sistemas de apoio à decisão em grupo: OA3, OA4 4. Novas perspectivas no âmbito dos sistemas colaborativos nas Empresas: OA1 a OA5
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: - Teste individual (50%) - Teste escrito, intercalar, sem consulta. Obrigatório, com nota mínima de 8 (em 20). - Trabalho prático em grupo (50%) – Intercalar. Obrigatório, sem nota mínima. Exame Final (100%): - Exame escrito individual, sem consulta, com toda a matéria. Realiza exame final - na época 1, 2 ou especial - quem não tenha concluído a avaliação ao longo do semestre com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teórico-práticas, usando computador. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência. 2. Participativas, com discussão de exemplos. 3. Ativas, com realização de exercícios. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade, espera-se que o aluno trabalhe cerca de 10 horas semanais para consultar bibliografia, rever matéria, pesquisar temas, resolver exercícios.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem; na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1, OA5 2. Aulas Participativas: OA2, OA3, OA4, OA5 3. Aulas Ativas: OA2, OA3, OA4, OA5 4. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os AO. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (conforme a tipologia de aula) e os objetivos de aprendizagem. Aulas essencialmente teórico-práticas. Além da assiduidade às aulas, espera-se cada estudante ter um tempo de trabalho autónomo de cerca de 10 horas semanais para consultar bibliografia, revisão dos conteúdos dados, resolução de exercícios propostos e resposta a problemas para avaliação.
Observações / Observations
Parte da documentação necessária para acompanhar os conteúdos lecionados está disponível nas plataformas Fénix e de e-learning.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Douglas, T., Gordon, H., Mike, & Webber, M. (2020). Working Remotely: Secrets to Success for Employees on Distributed Teams. N. Y.: Barrons Educational Series. ISBN: 9781506254333 Pimentel, M., & Fuks, H. (2012). ?Sistemas Colaborativos?. São Paulo: Campus. ISBN: 9788535246698
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Fried, J., & Hansson, D. (2013). ?Remote: Office Not Required. Random House Audio. ISBN: 0804148996 Junior, R., Branco, R., & Leite, D. (2016). ?Gestão colaborativa de projetos: A combinação de Design Thinking e ferramentas práticas para gerenciar seus projetos?. São Paulo: Saraiva. ISBN: 9788547207861 DuRocher, D. (2021). “HTML and CSS QuickStart Guide: The Simplified Beginners Guide to Developing a Strong Coding Foundation, Building Responsive Websites, and Mastering ... Web Design”. QuickStart Guides™ - Technology, ClydeBank Media LLC. ISBN: 9781636100005 Sutherland, L. et al. (2018). “Work Together Anywhere: A Handbook on Working Remotely – Successfully - for Individuals, Teams, and Managers. London: Collaboration Superpowers. ISBN: 9789082854121
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-22