Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Inscrição na rede do ISCTE e utilização regular da plataforma de e-learning utilizada no ISCTE (Moodle). Domínio básico da leitura de inglês.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos desenvolvam ou aprofundem competências como investigadores, de modo a serem capazes de delinear um pequeno projecto científico (a ser posteriormente desenvolvido), indicando o seu tipo, as fases de desenvolvimento, os pontos essenciais, com delimitação do problema abordado e apresentação clara do tema escolhido, indicando possíveis técnicas, software e metodologias a utilizar, conforme os objectivos estabelecidos e o planeamento estabelecido.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a: 1. Caracterizar uma investigação científica. 2. Caracterizar um pré-projecto e um projecto de investigação. 3. Identificar e caracterizar as diversas fases de um projecto. 4. Saber escolher um tema de pesquisa e delimitar um problema. 5. Identificar as principais técnicas de recolha e tratamento de dados, e interpretação de resultados. 6. Identificar os principais meios de recolha de informação e revisão de literatura. 7. Desenvolver e propor um pequeno projecto (ou pré-projecto) de investigação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os principais conteúdos programáticos a abordar são: 1. Introdução à investigação científica. Metodologias. Estratégias. 2. Do tema à proposta de investigação. Delimitação de um problema. Título e questão de partida. Objectivos. 3. Projecto de investigação - Estrutura, Planeamento, Fases. Metodologias quantitativas e qualitativas. 4. Variáveis. Hipóteses. Operacionalização de variáveis. 5. Técnicas de recolha de dados. Instrumentos de medida. População. Amostras. 6. Técnicas de tratamento de dados. 7. Resultados - Análise e Discussão. 8. Pesquisa de informação, revisão de literatura, enquadramento teórico, enquadramento do objecto e Bibliografia. 9. Desenvolvimento e apresentação de um pré-projecto. 10. Algumas notas sobre a estruturação de um projecto científico, de um artigo e de uma tese de mestrado.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Introdução à investigação científica. Metodologias. Estratégias: OA1 2. Do tema à proposta de investigação. Delimitação de um problema. Título e questão de partida. Objectivos: OA1, OA2 3. Projecto de investigação - Estrutura, Planeamento, Fases. Metodologias quantitativas e qualitativas: OA1, OA3, OA4 4. Variáveis. Hipóteses. Operacionalização de variáveis: OA4, OA5 5. Técnicas de recolha de dados. Instrumentos de medida. População. Amostras: OA5 6. Técnicas de tratamento de dados: OA5 7. Resultados - Análise e Discussão: OA5 8. Pesquisa de informação, revisão de literatura, enquadramento teórico, enquadramento do objecto e Bibliografia: OA6 9. Desenvolvimento e apresentação de um pré-projecto: OA1 a OA6, OA7 10. Algumas notas sobre a estruturação de um projecto científico, um artigo e uma tese de mestrado: OA7
Avaliação / Assessment
A avaliação é feita por trabalho escrito individual (100%): cada estudante deve aplicar os conhecimentos desenvolvidos e propor um projeto científico - com um título, resumo, palavras-chave, introdução, função de pesquisa, objetivos, breve enquadramento teórico, referência à abordagem metodológica, e bibliografia essencial; o prazo para entrega deste trabalho ocorre após o final das aulas nesta UC. Não está prevista a realização de qualquer exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teórico-práticas (incluindo pelo menos 6 horas em laboratório de informática, para tratar/interpretar dados). Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência. 2. Participativas, com discussão de exemplos. 3. Ativas, com realização de exercícios. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade, espera-se que o aluno trabalhe cerca de 10 horas semanais para consultar bibliografia, rever matéria, pesquisar temas, resolver exercícios.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1, OA2 2. Aulas Participativas: OA3, OA4, OA5, OA6 3. Aulas Ativas: OA7 4. Trabalho Autónomo: OA1 a OA7. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (conforme a tipologia de aula) e os objectivos de aprendizagem. Neste caso, o alinhamento entre o instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem, é alcançado com o trabalho escrito individual - pré-projecto: OA1 a OA7. Este projecto científico será apresentado aos colegas, discutido com o professor e com os colegas em sala de aula e, depois, desenvolvido com o acompanhamento e supervisão do professor, na unidade curricular de Seminário de Investigação - e poderá constituir a base para um futuro projecto de tese e/ou para um artigo científico a propor para publicação (ou eventualmente para conferência).
Observações / Observations
Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados nesta unidade curricular está disponível (ou, em alguns casos, é indicada) na plataforma de e-learning, onde também serão publicados os resultados da avaliação.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Oliveira, L. (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL. Swetnam, D. (2010). Writing your Dissertation (3rd ed.). Oxford: howtobooks. Biggam, J., Succeeding With Your Master's Dissertation: A Step-by-Step Handbook, 2021, Biggam, John (2021). Succeeding With Your Master's Dissertation: A Step-by-Step Handbook (5th. ed.). London: Open University Press.,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Davies, M. (2014). Doing a Successful Research Project (2nd. ed.). London: Palgrave Macmilan. Dawson, C. (2015). Projects in Computing and Information Systems: A Student's Guide (3rd Ed.). London: Pearson Education Limited. Vilelas, J. (2017). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo. Carvalho, J. (2009). Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses (2ª ed.). Lisboa: Escolar Editora. Cornford, T. & Smithson, S. (2005). Project Research in Information Systems: A Student's Guide Paperback (2nd. Ed.). London: Palgrave Macmillan. Creswell, J. & Clark, V. (2011). Designing and Conducting Mixed Methods Research. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (2nd edition). D'Oliveira, T. (2005). Teses e Dissertações. Lisboa: Edições RH. Oates, B. (2005). Researching Information Systems and Computing. London: SAGE Publications Ltd. Quivy, R. & Campenhout, L. (2008). Manual de investigação em ciências sociais (2ª ed.). Lisboa: Gradiva. Reis, F. (2010). Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado segundo Bolonha. Lisboa: Pactor. Stair, R., & Reynolds, G. (2017). Fundamentals of information systems. Cengage Learning. Whitman, M. & Woszczynski, A. (2010). The Handbook of Information Systems Research (2nd. Ed.). Kennesaw: Idea Group Publishing. Williamson, K. (2002). Research Methods for Students, Academics and Professionals - Information Management and Systems (2nd. Ed.). Wagga Wagga: Chandos Publishing.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16