Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
n.a.
Objetivos Gerais / Objectives
Conhecer os princípios, ténicas e ferramentas envolvidos no planeamento, organização e prossecussão de um projeto de investigação com a complexidade esperada numa dissertação de mestrado.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: O1. Conhecer a sequência geral de procedimentos que têm lugar numa investigação. O2. Conhecer processos utilizados pelos investigadores na identificação de problemas. O3. Identificar métodos, técnicas e ferramentas utilizadas numa investigação. O4. Saber selecionar os processos de recolha de dados, organização, tratamento e análise dos mesmos. O5. Saber estruturar um projecto de investigação. O6. Distinguir as características dos diferentes tipos de estudo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O programa tem três partes fundamentais. P1. Fundamentos teóricos: Natureza do processo do conhecimento. Questões ontológicas, epistemológicas e metodológicas. Teorias do conhecimento. Ciência. Natureza da Ciência. Métodos Quantitativos e Métodos Qualitativos. P2. Trabalho de Investigação: Estrutura dum projecto de Investigação. Amostragem. Noção de variável. Formulação do problema. Questões. Hipóteses. Operacionalização das variáveis. Revisão da Literatura. Recolha de Dados. Observação. Entrevista. Questionário. Tratamento e Análise dos dados. P3. Tipos de Investigação: Investigação Descritiva. Estudos Longitudinais. Estudos Transversais. Sondagens. Estudos de Caso. Investigação Experimental e Quase-Experimental. Investigação-Acção
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A Demonstração de coerência decorre da interligação entre os conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem como a seguir se explicita: O1: P1, P2 O2: P2 O3: P2 O4: P2 O5: P2 O6: P3
Avaliação / Assessment
Serão utilizadas as seguintes metodologias de Ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. 3. Ativas, com a realização de trabalhos individuais e de grupo. 4. Trabalho Autónomo, Auto estudo. | AVALIAÇÃO PERIÓDICA - 50% Trabalhos de grupo (2 alunos) - 50% Minitestes (individual) Nota: mínimo de 8/20 em cada parte AVALIAÇÃO FINAL - 100% Exame Nota: Esta opção não é recomendada, devido à forte componente prática desta UC, em que os estudantes aprenderão através de experiência prática em laboratório e por trabalho autónomo.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que a grelha a seguir apresenta as principais interligações entre as metodologias de ensino - aprendizagem e os objectivos de aprendizagem. 1. Aulas expositivas. O1, O2 2. Aulas participativas. O2, O3, O4, O6 3. Aulas ativas. O3, O4, O5, O6. 4. Trabalho Autónomo. Transversal a todos os objectivos.
Observações / Observations
A avaliação periódica nesta UC implica uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas a lecionar. De acordo com o calendário letivo previsto, isso corresponde a 8 aulas teóricas e 8 aulas práticas. A constituição dos grupos será efetuada na plataforma de e-learning. Os materiais de apoio à aprendizagem dos conteúdos programáticos leccionados serão disponibilizados progressivamente na plataforma de e-learning.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Creswell, J. W. (2013). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications (4th edition) - Berndtsson, M., Hansson, J., Olsson, B., & Lundell, B. (2008). Thesis projects: a guide for students in computer science and information systems. Springer Science & Business Media (2nd edition).
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Pequenos filmes do tipo "tutorial" e artigos selecionados ilustrando a aplicação de vários métodos de investigação. - Fernando Brito e Abreu (2017/2018). Slides de Metodologias da Investigação.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16