Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00715
Acrónimo :
00715
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Conhecer os princípios, ténicas e ferramentas envolvidos no planeamento, organização e prossecussão de um projeto de investigação com a complexidade esperada numa dissertação de mestrado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: O1. Conhecer a sequência geral de procedimentos que têm lugar numa investigação. O2. Conhecer processos utilizados pelos investigadores na identificação de problemas. O3. Identificar métodos, técnicas e ferramentas utilizadas numa investigação. O4. Saber selecionar os processos de recolha de dados, organização, tratamento e análise dos mesmos. O5. Saber estruturar um projecto de investigação. O6. Distinguir as características dos diferentes tipos de estudo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O programa tem três partes fundamentais. P1. Fundamentos teóricos: Natureza do processo do conhecimento. Questões ontológicas, epistemológicas e metodológicas. Teorias do conhecimento. Ciência. Natureza da Ciência. Métodos Quantitativos e Métodos Qualitativos. P2. Trabalho de Investigação: Estrutura dum projecto de Investigação. Amostragem. Noção de variável. Formulação do problema. Questões. Hipóteses. Operacionalização das variáveis. Revisão da Literatura. Recolha de Dados. Observação. Entrevista. Questionário. Tratamento e Análise dos dados. P3. Tipos de Investigação: Investigação Descritiva. Estudos Longitudinais. Estudos Transversais. Sondagens. Estudos de Caso. Investigação Experimental e Quase-Experimental. Investigação-Acção

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A Demonstração de coerência decorre da interligação entre os conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem como a seguir se explicita: O1: P1, P2 O2: P2 O3: P2 O4: P2 O5: P2 O6: P3

Avaliação / Assessment


Serão utilizadas as seguintes metodologias de Ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. 3. Ativas, com a realização de trabalhos individuais e de grupo. 4. Trabalho Autónomo, Auto estudo. | AVALIAÇÃO PERIÓDICA - 50% Trabalhos de grupo (2 alunos) - 50% Minitestes (individual) Nota: mínimo de 8/20 em cada parte AVALIAÇÃO FINAL - 100% Exame Nota: Esta opção não é recomendada, devido à forte componente prática desta UC, em que os estudantes aprenderão através de experiência prática em laboratório e por trabalho autónomo.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que a grelha a seguir apresenta as principais interligações entre as metodologias de ensino - aprendizagem e os objectivos de aprendizagem. 1. Aulas expositivas. O1, O2 2. Aulas participativas. O2, O3, O4, O6 3. Aulas ativas. O3, O4, O5, O6. 4. Trabalho Autónomo. Transversal a todos os objectivos.

Observações / Observations


A avaliação periódica nesta UC implica uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas a lecionar. De acordo com o calendário letivo previsto, isso corresponde a 8 aulas teóricas e 8 aulas práticas. A constituição dos grupos será efetuada na plataforma de e-learning. Os materiais de apoio à aprendizagem dos conteúdos programáticos leccionados serão disponibilizados progressivamente na plataforma de e-learning.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Creswell, J. W. (2013). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications (4th edition) - Berndtsson, M., Hansson, J., Olsson, B., & Lundell, B. (2008). Thesis projects: a guide for students in computer science and information systems. Springer Science & Business Media (2nd edition).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Pequenos filmes do tipo "tutorial" e artigos selecionados ilustrando a aplicação de vários métodos de investigação. - Fernando Brito e Abreu (2017/2018). Slides de Metodologias da Investigação.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16