Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo fundamental desta UC é o de levar os estudantes a reflectir sobre os principais modelos teóricos acerca da influência das emoções na persuasão e tomada de decisão. Com base nesse conhecimento, os estudantes deverão ser capazes de analisar criticamente o papel das emoções no comportamento do consumidor e suas aplicações no marketing e publicidade.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA* 1. Compreender o processo de persuasão e reflectir sobre a influência das emoções nesse processo OA2. Avaliar de forma crítica o modelo da escolha racional de tomada de decisão. OA3. Reconhecer e distinguir diferentes formas de influência das emoções nos processos de decisão OA4. Reflectir criticamente sobre o papel das emoções e estado de espírito em diferentes domínios do comportamento do consumidor, e avaliar as consequências para o desenvolvimento de estratégias de marketing. * Objectivo de aprendizagem
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP 1. Influência das emoções nos processos persuasivos - Atitude face à marca e avaliação de produtos: atitudes enquanto associações avaliação-objecto - Modelos dualistas da persuasão - Emoções e a formação e mudança de atitudes do consumidor - Persuasão emocional CP 2. Emoções e tomada de decisão - Crítica do modelo racional de tomada de decisão: racionalidade limitada - As heurísticas de decisão como formas de racionalidade ecológica e social - O afecto como informação e como motivação na tomada de decisão - Nudging: métodos e aplicações à persuasão CP 3. Processos afectivos nos comportamentos de consumo - Emoções, julgamentos, escolhas, e comportamentos de consumo - Emoções e desenvolvimento de estratégias de marketing: emoções na comunicação publicitária; estados de espírito positivos, contexto de mercado, comunicação e impacto no consumidor * Conteúdo programático
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: CP 1 - OA 1 CP 2 - OA 2, CP 3 - OA 3, 4,
Avaliação / Assessment
Avaliação Periódica: Trabalho de Grupo (30%) e Frequência (70%) ou Avaliação final: Exame (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Exposições e debates Análise de casos em subgrupos
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O processo de ensino-aprendizagem compreende aulas teóricas teórico/práticas (TP). Para além de exposições breves, introduzindo modelos e conceitos chave, nas aulas são debatidos casos de estudo e situações de decisão / consumo. Pretende-se desta forma consolidar os conceitos leccionados com a discussão de exemplos e esclarecimento de dúvidas. O trabalho autónomo é apresentado em conjunto com o documento de Planeamento de UC, detalhado para cada aula.
Observações / Observations
Devido à atual situação provocada pela COVID-19, os processos de ensino e avaliação poderão sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Summers, B., & Duxbury, D. (2012). Decision-dependent emotions and behavioral anomalies. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 118(2), 226?238. Loewenstein, G., & Lerner, J. S. (2003). The role of affect in decision making. In R. Davidson, K. Scherer& H. Goldsmith (Eds.), Handbook of affective science.(pp. 619-642). New York: Oxford University Press. Gigerenzer, G. & Selten, R. (2001). Rethinking Rationality. In G. Gigerenzer, & R. Selten (Eds.) Bounded Rationality -The Adaptive Toolbox. MIT Press: Cambridge, MA. Cohen, J. B., Tuan Pham, M., & Andrade, E. B. (2008). The nature and role of affect in consumer behavior. In C. P. Haugtvedt, P. M. Herr, & F. R. Kardes (Eds.), Handbook of consumer psychology, Cap. 11. New York: Lawrence Erlbaum Associates.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
provided during classes
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16