Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns
Objetivos Gerais / Objectives
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1. Saber diferenciar: uma Dissertação, um Projecto Empresa, um Caso Pedagógico e um Plano de Negócios; 2. Perceber a filosofia que sustenta as escolhas e decisões a tomar na definição de pesquisa; 3. Perceber as implicações metodológicas da escolha da ?Filosofia da Ciência?; 4. Saber como seleccionar um problema de investigação e rever a literatura; 5. Saber como escrever uma proposta de investigação e um projecto de tese de marketing.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: OA1 - Definir um problema e objectivos de investigação e optar por diferentes métodos para a sua resolução OA2 - Formular hipóteses de investigação e escolher variáveis que possibilitem o teste das hipóteses OA3 - Efectuar pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para o estudo OA4 - Escrever um projecto usando um estilo de escrita científico
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Introdução - diferenças entre o conhecimento científico e o senso comum CP2 - Processos fundamentais de investigação: o Fases de investigação o Revisão da literatura o Formulação do problema o Definição de objectivos de investigação o Conceptualização das variáveis e das suas relações CP3 - Recolha de dados o Técnicas de recolha de dados o Tratamento de informação secundária o Investigação em ambiente organizacional CP4 - Organização e redacção do relatório
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: O OA1, centrado na definição de um problema de investigação e no design da pesquisa são abordados nos CP1 e CP3, pontos que tratam da ancoragem dos problemas e métodos na pesquisa pré-existente. O OA2, centrado na formulação das hipóteses testáveis é coberto pelos CP2 e CP3, dado tratarem dos tópicos das fases fundamentais da investigação em gestão e da operacionalização de variáveis. O CP3, focado nas técnicas de recolha de informação, incluindo a pesquisa bibliográfica, contribui para os LG3 e LG4. O LG4 corresponde aos conteúdos do CP4 (organização e escrita de projectos de pesquisa)
Avaliação / Assessment
- Participação em aula: 30% - Projecto de Tese: 70% Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudante com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação da UC.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Com vista a facilitar o desenvolvimento das competências, esta UC faz uso de abordagens pedagógicas diferenciadas: 1 - apresentação e discussão, baseada em exemplos, das principais estratégias de investigação usadas em gestão; 2 - estruturação da realização integral de uma investigação: definição do problema, fontes a consultar, uso de técnicas de recolha de dados, validação das medidas, teste de hipóteses.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e de avaliação encontram-se alinhadas com os objectivos de aprendizagem de modo a estabelecerem entre si uma relação de reforço mútuo. A exposição de modelos e exemplos de diferentes estratégias e técnicas de pesquisa retirados da literatura específica de gestão possibilita uma aprendizagem ancorada nas organizações em estudo no programa vai ao encontro dos OA1, OA2, OA3 e OA4. A realização da simulação de uma pesquisa desde o seu início até ao fim permite aos estudantes familiarizar-se com os problemas a solucionar em cada fase, contribuindo para os OA1, OA2, OA3 e OA4.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Privitera, Gregory J. (2016) Research Methods for the Behavioral Sciences, SAGE, 2th Edition Gravetter, Frederick J. & Forzano, Lori-Ann B. (2015) Research Methods for the Behavioral Sciences, Cengage Learning, 5th Edition
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Thomas, Gary (2016) How to do your case study, SAGE, 2th Edition
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16