Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Conhecer a utilização dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação (SI/TIC) nas principais áreas de gestão de operações e logística, considerando as oportunidades de transformação digital no domínio das cadeias de abastecimento e das novas indústrias de serviços. As áreas consideradas incluem: Bases teóricas; Formulação de estratégia de SI/TIC; Modelação de negócios; Desenvolvimento de operações: Adoção de tecnologia; Alinhamento estratégico e melhoria de desempenho. Reforçando o contributo da UC para o programa de MGST, será fornecido aos alunos um conjunto de competências básicas no uso de ferramentas tecnológicas: UML, BPMN, ERP, BPMS, etc. Estas ferramentas são instrumentais para compreender o uso de SI/TIC neste ambiente de negócios em mudança, bem como facilitar a especificação dos requisitos funcionais e de negócio dos sistemas de informação. O curso também visa introduzir conceitos-chave de negócios, tais como Serviço, Empreendedorismo e Sustentabilidade.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Compreender a evolução dos sistemas tecnológicos e a sua importância para o desempenho das organizações. OA2: Elaborar um plano estratégico de negócio e de SI/TIC. OA3: Dominar as técnicas de modelação visual e de desenho organizacional, para harmonizar a estratégia da empresa, os processos de negócio (BPMN) e os SI/TIC (UML) OA4: Aplicar princípios de gestão, redesenho e automatização de processos (BPM). OA5: Caracterizar os sistemas tecnológicos atuais (ERP, BPMS, site web, FMS, etc.) e utilizá-los na transformação digital de processos de negócio (e/m-business, e/m-commerce, etc). OA6. Aplicar instrumentos de melhoria de desempenho de processos (BSC, Simulação, ERP) e governação e gestão de SI/TIC (COBIT, ITIL) OA7: Elaborar um modelo e um plano para o desenvolvimento de um negócio inovador (start-up), que adeque os sistemas tecnológicos aos objetivos estratégicos da empresa OA8: Desenvolver um protótipo demonstrador do conceito de negócio.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Fundamentos Teóricos a. Paradigma sistémico b. Informação, comunicação e sistemas organizacionais CP2. Formulação de estratégia a. Transformação Digital b. Técnicas (PESTEL, Análise de Stakeholders, Análise SWOT) CP3. Modelação de Negócios a. Arquitetura corporativa b. Modelos de Negócios (com Canvas) CP4. Desenvolvimento de operações a. Modelagem visual de organizações (com BPMN) b. Gestão de Processos de Negócio (BPM) CP5. Adoção de tecnologia a. Oportunidades tecnológicas b. Requisitos de SI/TIC e modelação visual (com UML) c. Automatização de processos (com ERP) d. Processamento de dados (com SQL) e. Desenvolvimento de sistemas (low code) f. Gestão de TI (com COBIT / ITIL) CP6. Alinhamento estratégico e melhoria de desempenho a. BSC b. Simulação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre os objectivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): OA1. - CP1 OA2. - CP2 OA3. - CP3+CP4 OA4. - CP4+CP6 OA5. - CP5 OA6. - CP6 OA7. - CP2+CP3+CP4+CP5+CP6 AO8.- CP5
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre letivo: 1.Relatórios individuais - 20% 2.Teste final, individual - 40% 3.Trabalho de grupo - 40% A aprovação requer uma classificação final ponderada de 10 valores. Classificação mínima de 8 valores no teste final individual e no Trabalho de grupo. Avaliação só no final do semestre consistindo em: -Prova individual escrita (50%) -Prova prática laboratorial (50%) A aprovação é obtida com uma classificação de 10 valores ou superior.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
No decurso da UC recorrer-se-á às seguintes metodologias: - expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência. - participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação. - participativas com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio e leitura. - activas na realização de trabalhos práticos utilizando ERP e BPMS - activas na realização de trabalho de grupo - Auto-estudo. Espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 24h semanais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OA): - Expositivas, salientando as referências teóricas de base: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5; - Participativas, com análise e discussão de exercícios: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5; - Activas, com realização de trabalho de grupo: OA5 + OA6 + OA7; - Participativas, com realização de visita de estudo:; - Activas, com preparação para visita de estudo e realização posterior de relatório: - Auto-estudo: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- OMG'S UNIFIED MODELING LANGUAGE(TM) (UML(R)), http://www.uml.org - Object Management Group, Business Process Model and Notation, http://www.bpmn.org/. - Mauro Nunes, Henrique ONeill, Fundamental de UML (2007), 5 edição, FCA - Editora de Informática - Dumas, M.; La Rosa, M.; Mendling, J.; Reijers, H.A. (2018), Fundamentals of Business Process Management, 2nd edition, Springer (www. http://fundamentals-of-bpm.org/) - Laudon, K., Laudon, J., 2016, Management Information Systems - Managing the Digital Firm, 14th Edition, Global Edition. - Slides, handouts
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Documentation supporting the software used (ERP Primavera, Bizagi, etc.) - Documentation made available by the teacher (cases, web links) - Harmon, P. (2007), Business process changes - a guide for business managers and BPM and six sigma professionals, 2nd Ed, Morgan Kaufmann
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16