Programa
Curso Institucional em Escola de Gestão
Programa
1. Introdução à gestão de projetos, programas e portfolio; 1.1 Conceitos e definições; 1.2 Projetos e operações; 1.3 Fatores Críticos de Sucesso; 1.4 Enquadramento estratégico de projetos; 1.5 Normativos na gestão de projetos. 2. Portfolio Management 2.1 Eixos Estratégicos 2.2 Identificação da Carteira 2.3 Avaliação da Carteira 2.4 Avaliação da Capacidade 2.5 Seleção da Carteira 2.6 Plano de Portfolio 3. Áreas de processos na gestão de projeto de acordo com o PMBOK 3.1 Iniciação; 3.2 Planeamento; 3.3 Execução; 3.4 Monitorização e Controlo; 3.5 Encerramento. 4. Planeamento do projeto, programas e portfolio 4.1 Metodologias de planeamento; 4.2 Objetivos do projecto; 4.3 Planeamento através da ferramenta MS Project 5. Monitorização e Controlo. 5.1 O processo de controlo. 5.2 O Earned Value Management. 6. Encerramento. 6.1 Lições aprendidas