Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual e prático, compreender os conceitos relacionados com a integração da gestão estratégica com o portfolio, programas e projetos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da Unidade Curricular os alunos aprovados deverão ser capazes de: 1. Compreender a definição e importância da ciência de gestão de projeto 2. Compreender a integração da gestão estratégica ágil com o portfolio, programas e projetos 3. Saber selecionar a melhor carteira de projetos que maximiza a capacidade e o portfolio 4. SaberIdentificar e definir as áreas de processos da gestão de projetos; 5. Saber planear e controlar e encerrar um projecto, programa e portfolio através do MS Project
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução à gestão de projetos, programas e portfolio; 1.1 Conceitos e definições; 1.2 Projetos e operações; 1.3 Fatores Críticos de Sucesso; 1.4 Enquadramento estratégico de projetos; 1.5 Normativos na gestão de projetos. 2. Portfolio Management 2.1 Eixos Estratégicos 2.2 Identificação da Carteira 2.3 Avaliação da Carteira 2.4 Avaliação da Capacidade 2.5 Seleção da Carteira 2.6 Plano de Portfolio 3. Áreas de processos na gestão de projeto de acordo com o PMBOK 3.1 Iniciação; 3.2 Planeamento; 3.3 Execução; 3.4 Monitorização e Controlo; 3.5 Encerramento. 4. Planeamento do projeto, programas e portfolio 4.1 Metodologias de planeamento; 4.2 Objetivos do projecto; 4.3 Planeamento através da ferramenta MS Project 5. Monitorização e Controlo. 5.1 O processo de controlo. 5.2 O Earned Value Management. 6. Encerramento. 6.1 Lições aprendidas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP 1 Introdução à gestão de projetos, programas e portfolio; OA2 - CP 2 Portfolio Management OA3 - CP 2 Portfolio Management OA4 - CP 3 Áreas de processos na gestão de projeto de acordo com o PMBOK OA5 - CP 4 Planeamento do projeto, programas e portfolio OA5 - CP 5 Monitorização e Controlo OA5 - CP 6 Encerramento
Avaliação / Assessment
MODALIDADE 1 Avaliação ao longo do período: 1.Participação nas aulas: Peso na classificação final: 10% 2.Trabalhos Práticos: Peso na classificação final: 40% 3.Avaliação individual: Oral + Componente de escolha múltipla Peso na classificação final: 50% Aprovação com média ponderada mínima de 10 valores, com mínimo de 10 valores em qualquer das componentes de avaliação. MODALIDADE 2 Exame Final (Oral + Componente de escolha múltipla) Aprovação com mínimo 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2. Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação. 3. Metodologias activas com realização de trabalhos individuais. 4. Metodologias activas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo. 5. Metodologias demonstrativas com utilização de ferramentas de apoio à unidade curricular; 6. Auto-estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que se apresenta as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos: ME1 - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 ME2 - OA2, OA3, OA4, OA5 ME3 - OA5 ME4 - OA3, OA4, OA5 ME5 - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 ME6 - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Kerzner, Harold, (2006), Project Management. A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Control, 9th. ed., John Wiley & Sons, Inc., N.Y. - Miguel, António. (2009). Gestão Moderna de Projectos - Melhores Técnicas e Práticas, 4ª ed.. FCA - Editora de Informática. Lisboa.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Silva, Márcio. 2011. Microsoft Project 2010 - Depressa & Bem. FCA - Editora de Informática - Pereira, Leandro. (2011). Gestão de Conhecimento em Projectos. FCA - Editora de Informática. Lisboa. - Verzuh, Eric. (2008). The Fast Forward MBA in Project Management. John Wiley & Sons, Inc. 3rd ed. - Roldão, Victor Sequeira. (2005). Gestão de Projectos. Abordagem Instrumental ao Planeamento, Organização e Controlo. Monitor. Lisboa. - Newton, Richard. (2006), Project Management Step by Step: How to Plan and Manage a Highly Successful Project, Pearson, Prentice Hall. - Meredith, Jack R.; Mantel, Samuel J., (2006), Project Management: A Managerial Approach, 6th. ed., John Wiley & Sons, Inc., N.Y. - Dinsmore, Paul C.; Cabanis-Brewin, Jeannette (Editors). (2005). The AMA Handbook of Project Management, 2nd ed. AMACOM. New York
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16