Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00750
Acrónimo :
00750
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Preparar os líderes de amanhã para serem capazes de colocar no mercado produtos, serviços ou processos que resultem de ideias inovadoras, compreendendo a importância da tecnologia enquanto principal promotor de inovação. Os estudantes irão trabalhar competências de alto nível, assim como o seu espírito crítico. Terão também oportunidade de estimular a sua criatividade, sendo desafiados a pensar fora e contra a caixa. Finalmente, irão desenvolver as suas competências transversais enquanto discutem e apresentam casos de estudos. No final da UC, os alunos terão desenvolvido um quadro mental inovador, sendo capazes de assessorar o processo de transformar ideias em inovações. Serão também capazes de desenvolver estratégias de inovação que permitirão às empresas estar à frente da curva, de inovar e de promover a inovação. Finalmente, serão capazes de perceber o papel e o impacto da tecnologia, de como fazer uso desta e dos desafios societais que se levantam

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta UC prepara-o para atingir os seguintes objetivos de aprendizagem: OA1. Transformar ideias em produtos, serviços ou processos inovadores OA2. Gerir o ciclo de vida das inovações e prever a difusão de inovações OA3. Desenhar estratégias de inovação que promovem a inovação nos processos de negócio OA4. Desenhar e criar produtos, serviços e processos inovadores

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução e drivers de inovação 2. A adoção de inovações 3. A fronteira difusa - Criatividade 4. A fronteira difusa - Gestão de Ideias 5. Estratégia - Estratégias de inovação 6. Execução - Implementar inovação, equipas e redes de contactos 7. Tecnologia - Motor de inovação 8. Tecnologia do futuro - casos de uso para robótica, IA, IoT, Blockchains, entre outros 9. O futuro da tecnologia - a tecnologia como ameaça?

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos disponibilizados, assim como as atividades desenvolvidas durante e fora das aulas, irão permitir aos estudantes alcançar os objetivos de alto nível desta UC. Em particular: CP 1 e 6 suportam OA1 CP 2 suporta OA2 CP 6 suporta OA3 CP 3, 4 e 5 suporta OA4 CP 7, 8 e 9 são para reflexão generalizada e suportam o desenvolvimento de competências transversais.

Avaliação / Assessment


Opção 1: Avaliação contínua I. Avaliação em aula (40%) - Presenças (30%) - Resolução de casos de estudo (70%) II. Exame escrito individual (60%) Nota mínima: 10 v. Opção 2: Avaliação por exame Exame Final (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a metodologias: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo 3. Activas e colaborativas, com a resolução de casos de estudo 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As seguintes metodologias pedagógicas serão usadas durante a UC para atingir os objectivos de aprendizagem: 1. Aulas expositivas. Serão usadas para introduzir os conceitos fundamentais de Gestão da Inovação, que constituem a base da UC. Estes conceitos serão introduzidos com recurso a exemplos práticos para que os alunos conseguem perceber como um conceito abstracto pode ser mapeado a um constructo real. 2. Aprendizagem baseado em projectos. Transformar ideias em inovações é uma actividade prática. Um projecto será desenvolvido durante a UC em que os estudantes, organizados em grupos, terão de conceber um produto/serviço/processo inovador e providenciar um roadmap para o lançamento. 3. Aprendizagem baseada em casos de estudo. Aprender o que os outros fizeram bem, mas sobretudo o que fizeram mal, é uma fonte importante de inspiração numa área em que tentativa/erro é um processo importante de descoberta. 4. Aprendizagem activa. Após analisarem os casos de estudo, os estudantes serão convidados a apresentar o problema da forma que o vêm, assim como a proposta. Terão de persuadir a audiência de que a solução é exequível e adequada.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Furr N. & Dyer J. (2014) The Innovators? Method: Bringing the Lean Start-up into Your Organization - Christensen C. (2015) The Innovators? Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail (Management of Innovation and Change) - Schilling, M. (2016). Strategic Management of Technological Innovation (Irwin Management). McGraw-Hill Education. - Davila, T., Epstein, M., Shelton, R. (2012). Making Innovation Work: How to Manage It, Measure It, and Profit from It.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Eric Ries, The Lean Startup - Steve Blank & Bob Dorf. The Startup Owner's Manual - Alexander Osterwalder et al. Business Model Generation, - Malcolm Gladwell. Outliers: The Story of Success. - Malcolm Gladwell. The Tipping Point: How Little Things Can Make a Big Difference.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16