Métodos de Ensino e Avaliações

Ao longo da disciplina o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de compreensão global e sistémica das organizações para efeitos dum processo de gestão da inovação integrado no seu processo de gestão estratégica, com uma componente tecnológica relevante. Este processo inclui a análise de situações e realidades empresariais na interacção das empresas com os seus meios envolventes no âmbito da inovação e das tecnologias, pesquisa e tratamento de dados, formulação de opções alternativas de inovação e decisão sobre a opção a seleccionar. Para a aquisição destas competências serão utilizadas, nas horas de contacto desta UC um conjunto de métodos de ensino, com exposições teóricas, análise e discussão sobre a aplicação de várias formulações teóricas e a metodologia da sua aplicação a casos concretos. Embora os trabalhos sobre os estudos de caso sejam feitos em grupo, os alunos são incentivados a desenvolverem análises criticas individuais, preparando-se para o exame final e para a aplicação futura destas metodologias nas organizações onde venham a exercer a sua actividade profissional. | A Avaliação da disciplina é efectuada através de um exame ? teste final ? escrito e da resolução de estudos de caso de aplicação das metodologias de gestão da inovação e tecnologia e contempla as seguintes componentes individuais e colectivas: ? Avaliação colectiva dos relatórios elaborados pelo Grupo de Alunos na resolução dos estudos de caso ? 4 a 6 alunos ? 35%. (Min. 9,5 val.) ? Avaliação individual do conhecimento das ferramentas teóricas e conceitos ligados à gestão da inovação e tecnologia, através de um teste escrito ? 65%. (Min. 9,5 val.)