Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00754
Acrónimo :
00754
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Francês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Partindo de uma perspetiva crítica que cruza a reflexão antropológica com algumas das suas incontornáveis interfaces disciplinares (Filosofia, História, Economia Política, Ciências da Vida...), as questões que nos propomos abordar nesta UC apontam para a interrogação da condição humana, indo ao encontro dos mais recentes conhecimentos acerca do passado remoto da subespécie sapiens sapiens e à imaginação do seu futuro. Privilegiando uma matriz de inspiração fenomenológica, optámos por nos centrar num programa de trabalho voltado para a averiguação das «implicações da recusa da distinção ontológica entre seres humanos e natureza, uma distinção incrustada no pensamento moderno pelo menos desde Descartes» e que perdura até aos dias de hoje, em que enfrentamos a emergência distópica da denominada Era do Antropoceno, a crise climática e a 6ª Extinção em Massa, o transumanismo e a emergência de mercados reprodutivos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 Capacidade para articular coerentemente os conteúdos programáticos propostos e, assim, formular problemas, definir percursos, cenários e focos de interesse para pesquisa. OA2 Capacidade para relacionar de forma abrangente os conteúdos programáticos propostos com as outras UCs e temáticas dos seminários de especialidade do curso. OA3 Capacidade para desenvolver, a partir da perspectiva disciplinar, uma reflexão informada e problematizante em torno do sentido e das circunstâncias da condição humana.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1.1. A condição humana na era do Antropoceno P1.2. A 'oikoumene' P1.3. O primata improvável P1.4. Antropologia, Biologia e complexidade P1.5. Fenomenologia, perspectivismo e ontologias da natureza P1.6. O 'parque humano'

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos descritos correspondem-se termo a termo, como indicado, com os objetivos de aprendizagem, decorrendo diretamente estes da proposta programática da UC. OA1 - P1 OA2 - P1 OA3 - P1

Avaliação / Assessment


a) 20% da nota final - assiduidade e qualidade geral das intervenções, participação nas aulas e comentários a tópicos propostos no Moodle; b) 80% da nota final - ensaio/relatório (8 a 10 páginas, font 12, a 1 espaço e ½,) sobre temática a propor pelo docente no decurso das aulas e a ser entregue no mês de Janeiro, em data a determinar (coincidindo, como habitualmente, com o exame de 1ª época). Antes da emissão da nota o docente poderá convocar os estudantes para esclarecimentos relativos ao trabalho. c) Estudantes com défice de tempo trabalho letivo (mais de 3 faltas) ou trabalhos escritos insuficientes, são avaliados em exame (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Tempo de contacto: Aulas expositivas; comentários e debate quando solicitados. Tempo de trabalho autónomo: Reflexão em torno dos conteúdos das aulas e tempo dedicado à leitura e à elaboração de um registo de escrita pessoal a partir da exploração da bibliografia (notas, apontamentos, sínteses temáticas) que culmina na apresentação do trabalho final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Uma metodologia de ensino que incentiva a ler, ouvir, debater e escrever permite não só adquirir competências de síntese relativamente aos conteúdos aprendidos nas aulas e nos tempos de leitura, como possibilita ainda a aquisição de competências para partilhar ideias e conceitos aprendidos; para formular projectivamente problemas, definir percursos, cenários e focos de interesse para pesquisa; para apresentar e discutir ideias e projectos com os colegas. Metodologia de Ensino - Objectivos de aprendizagem a) expositiva OA1, OA3 b) paticipativa OA1, OA2, OA3 c) auto-estudo OA1, OA2, OA3

Observações / Observations


none

Bibliografia Principal / Main Bibliography


ABRAM David, A Magia do Sensível. Percepção e linguagem num mundo mais do que humano, 2007, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, BLAFFER HRDY Sarah, Mothers and Others. The Evolutionary Origins of Mutual Understanding, 2009, Cambridge and London: The Belknap Press of Harvard University Press, BONNEUIL Christophe and FRESSOZ Jean-Baptiste, The Shock of the Anthropocene. Earth, History and Us, 2016, London and New York: Verso, FINLAYSON Clive, The Improbable Primate: How Water Shaped Human Evolution, 2014, Oxford and New York: Oxford University Press, FUCHS Thomas, Ecology of the Brain. The Phenomenology and Biology of the Embodied Mind, 2018, Oxford: Oxford University Press, INGOLD Tim, Being Alive. Essays on Movement, Knowledge and Description, 2011, Routledge, UK and USA, LEWONTIN Richard C., Biology As Ideology, 1991, Canadian Broadcasting Corporation, Massey Lectures Series.,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


BEDNARIK Robert, The Human Condition, 2011, New York: Springer., CASTRO Eduardo Viveiros de, 'Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio', 1996, Mana 2(2) 1996, pp. 115-144, European Association of Social Anthropologists, EASA policy paper: 'Why Anthropology Matters', October 2015., EASA, GODELIER Maurice, 'Is Social Anthropology Still Worth the Trouble? A Response to Some Echoes from América', 2000, Ethnos , vol. 65 :3 , 2000: 301?316., HORNBORG Alf, 'Animism, Fetishism, and Objectivism as Strategies for Knowing (or not Knowing) the World', 2006, Ethnos, vol. 71:1, 2006, pp. 21-32., INGOLD Tim, 'Who studies humanity? The scope of Anthropology', 1985, Anthropology Today, Vol. 1, nº6, Dec 1985, pp. 15-16, INGOLD Tim, 'Beyond biology and culture. The meaning of evolution in a relational world', 2004, Social Anthropology 12, 2, pp. 209-221., INGOLD Tim, 'Prospect', 2013, in Pálsson, Gisli and Ingold, Tim, Biosocial Becomings: Integrating Social and Biological Anthropology, Cambridge University Press, pp. 1-21., INGOLD Tim, 'Sobre levar os outros a sério', 2019, in Antropologia, para que Serve. Petrópolis: Vozes, KNORR-CETINA Karin, 'Post-humanist challenges to the human and social sciences', 2006, in Galiardi, Pasquale and Kzarniawska, Barbara (eds.), Management Education and Humanities, UK and USA: Edward Elgar Publishing, pp. 233-245, MCMURTRY John, 'Behind Global System Collapse: The Life-Blind Structure of Economic Rationality', 2012, Journal of Business Ethics, 108:49-60., PÁLSSON Gisli et alt, 'Reconceptualizing the Anthropos in the Anthropocene; Integrating the social sciences and humanities in global environmental change research', 2013, Environmental Science & Policy, 28 (2013), pp.3-13., SCHEPER-HUGHES Nancy, 'The Last Commodity: Post-Human Ethics and the Global Traffic in Fresh Organs', 2005, In Ong, Aihwa and Colier, Stephen J. (eds.), 2005 Global Assemblages. Technology, Politics, and Ethics as Anthropological Problems, USA, UK and Australia: Blackwell Publishing, pp. 145-167, TOREN Christina, 'Anthropology as the Whole Science of What it is to Be Human', 2002, in Richard Fox and Barbara King, Anthropology Beyond Culture, Berg, Oxford and New York, pp. 105-124., WINNER Langdon, 'Resistence is Futile: The Post-Human Condition and its Advocates', 2005, in Baillie, Harold W. and Casey, Timothy K. (eds.), Is Human Nature Obsolete? Genetics, Bioengineering and The Future of the Human Condition, The MIT Press, pp. 385-411, CRARY, Jonathan, 24/7 Capitalismo Tardio e os Fins do Sono, 2014, São Paulo: Cosac Naify, CRARY, Jonathan, Scorched Earth, Beyond the Digital Age to a Post-capitalist World, 2022, London, New York: Verso, DUFOUR, Dany-Robert, The Art of Shrinking Heads. The New Servitude of the Liberated in the Era of Total Capitalism, 2008, Cambridge: Polity Press, INGOLD, Tim, The Perception of the Environment. Essays on Livelihood, Dwelling and Skill, 2000, London and New York: Routledge,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-24