Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00759
Acrónimo :
00759
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular tem como objectivo proporcionar aos alunos um conjunto de conhecimentos acerca de mutações recentes da noção de património. Reconhecendo e sublinhando familiaridades e interesses antigos da generalidade dos trabalho antropológico por relação ao que actualmente se designa como património intangível, este programa pretende propor a familiarização dos alunos com condicionamentos legais e sensibilidades emergentes que na actualidade transformam as políticas do património

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1) Formar perspectivas e competências críticas dos mestrandos. 2) Fomentar a compreensão de processos culturais contemporâneos e da importância que sensibilidades antropologicamente informadas neles conhecem. 3) Capacitar os formandos para actuação nos domínios do turismo e do património.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1) Civilização, cultura/ culturas e imaginação das nações 2) Património (mais) antigas e recentes evoluções semânticas 3) Declarações da UNESCO e possibilidades contemporâneas de acção técnica e política. 4) Políticas de patrimonialização aquém e além do Estado-nação 5) Estudos de caso de reivindicações correntes de patrimónios intangíveis

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - CP 1 e 2 OA2 - CP 3 e 4 OA3 - CP 1, 2, 3, 4, 5

Avaliação / Assessment


Requer-se um trabalho escrito entre 8 a 10 páginas sobre uma das secções do programa (com um peso de 60%), uma apresentação oral de 15 minutos sobre um texto da bibliografia (15%). Valoriza-se a participação e discussão dos textos nas aulas (25%). Fica em aberto a possibilidade de exame final para os alunos que optem por esta modalidade.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O programa consta de aulas teóricas, sessões de seminário, mosta de filmas e confereências feitas por convidados, de modo a enriquecer as perspectivas teóricas e práticas dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Em aulas teóricas, sessões de seminário,mostras de filmes, e conferências feitas por convidados resolvem-se os objectivos de aprendizagem acima assinalados.

Observações / Observations


Nenhuma

Bibliografia Principal / Main Bibliography


1989 Recomendação para a Salvaguarda da Cultura Tradicional e do Folclore/UNESCO.2001. Programa das Obras-Primas do Património Oral e Imaterial da Humanidade /UNESCO.2003. Convenção Sobre a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial 2008 Intangible Heritage. Londres: Taylor & Francis/ UNESCO on Museums and Material Culture. Madison: The University of Wisconsin Press: 192-217. /Smith, Laura Jane e Natsuko Akagwa (eds) 1985 "On Having a Culture", in George W.Stocking, jr. (ed.), Objects and Others. Essays " Práticas Patrimoniais: contextos semânticos", in António Medeiros e Manuel J. Ramos (eds), 2009./Handler, Richard Clifford, James.1988. "Identity in Mashpee" in The Predicament of Culture. Twentieth-century ethnography, Literature and Art. Cambridge - Mass e Londres, Harvard University Press: 277-346 /Fernandez, James W. e Renate L. Fernandez,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


1999 Possession. Indigenous Art/ Colonial Culture. Londres: Thames & Hudson Thomas, Nicholas 2009 Memória e Artificio: A Matéria do Património. Lisboa: Sociedade de Geografia de Lisboa. Medeiros, A. e M. J. Ramos (eds) 2005 Death and the Idea of Mexico. Nova Iorque: Zone Books. Lomnitz- Adler, Claudio 1998 Destination Culture: Tourism, Museums, and Heritage. Berkeley: University of California Press. Kirshenblatt-Gimblett, Barbara 1988 Nationalism and the Politics of Culture in Quebec. Madison: The University of Wisconsin Press Handler, Richard 1999 Representing the Nation: A Reader. Histories, heritage and museums. Londres, Routlege Boswell, David e Jessica Evans 1986 The Social Life of Things: Commodities in Cultural Perspective: Cambridge, Cambridge University Press. Appadurai, Arjun 1983 Imagined Communities: Reflections on the origin and spread of nationalism. Londres: Verso. Anderson, Benedict

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16