Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00762
Acrónimo :
00762
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


A UC aborda e problematiza as interseções entre Comunicação, Cultura e Tecnologia focando-se especificamente nas contribuições da teoria antropológica e da produção etnográfica para o estudo dos usos, apropriações e consumo dos media e das tecnologias de comunicação e informação nas sociedades contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta os UC os estudantes deverão ser capazes de: OA1- Compreender e situar o surgimento dos estudos de media OA2 - Compreender e situar o surgimento dos estudos de tecnologia OA3 - Explicar e criticar o modelo da domesticação da tecnologia OA4 - Compreender e descrever a importância dos estudos etnográficos para a análise dos fenómenos da comunicação nas sociedades contemporâneas OA5 - Identificar literatura relevante e potencialmente útil para o desenvolvimento projecto de mestrado no domínio dos estudos de media e tecnologia OA6 - Identificar e comparar a diversidade temática da literatura etnográfica contemporânea sobre media e tecnologia em termos de contextos de pesquisa, paradigmas teóricos e escalas de análise.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Comunicação e Cultura: das teorias da comunicação de massas aos estudos de media e dos processos de mediação. CP2 - Tecnologia e Sociedade: dos debates sobre determinismo e anti-determinismo tecnológico aos estudos de tecnologia CP3 - O modelo da "domesticação da tecnologia": formulações, revisões e críticas. CP4 - Da etnografia da comunicação à etnografia dos media e dos usos da tecnologia: continuidades e ruturas. Temas CP5 - Os media e as políticas da identidade: meios locais, "indigenous media", "ethnic media", meios comunitários. CP6 - Usos dos media e das TIC na diáspora e na migração CP7 - Media e Movimentos Sociais CP8 - Media e Ritual: interseções entre teoria antropológica e comunicação de massas CP9 -Tecnologias para o ouvido: sonoridades e representação cultural na era digital

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (AO) são coerentes com os conteúdos programáticos (CP) com como se demonstra através das seguintes relações: OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP2; CP3 OA4 - CP3; CP4 OA5 - CP1; CP2; CP3; CP4; CP5; CP6; CP7; CP8; CP9 OA6 - CP5; CP6; CP7; CP8; CP9

Avaliação / Assessment


Ao longo do semestre serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: Avaliação contínua: Participação no Seminário, com apresentação de um tema e relatório escrito - 40% Ensaio Final-60%(Idealmente, este ensaio deve cruzar temas abordados na UC com os interesses de pesquisa de cada estudante). A participação em 75% das aulas é exigida. Avaliação final(para os estudantes que não se submeteram ou não obtiveram nota igual ou superior a 9,5 a em avaliação contínua) Exame final

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas de apresentação dos conteúdos programáticos, a cargo do docente, seguidas de um um período de debate sobre o(s) texto(s) indicado(s) para cada sessão. Cada estudantes deverá preparar uma intervenção oral sobre um dos temas da UC (CP5 a CP9) com entrega de relatório escrito. As sessões de tutoria destinam-se ao esclarecimento de dúvidas e à preparação do ensaio final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: Participação no Seminário, com apresentação de um tema e relatório escrito OA1 OA2 OA3 OA6 Ensaio Final OA4 OA5 OA6

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Winston, B. [1998] 2000 Media, Technology and Society. A History: From the Telegraph to the Internet, Routledge. Williams, R. [1975]1990 Television Technology and Cultural Form, London & New York: Routledge. Silverstone e Hirsh (eds) 1992 Consuming Technologies. Technology and Information in Domestic Spaces, London & New York: Routledge. Peterson, M. A. 2005/2003 Anthropology & Mass Communication. Media and Myth in the New Millennium, New York & Oxford: Berghanh Books. Ginsburg, F., Abu-Lughod, L., Larkin, B. (eds) 2002 Media Worlds. Anthropology on New Terrain, University of California Press. Dayan, D.e Katz, E. 1994 (1999) A História em Directo. Os acontecimentos mediáticos na televisão, Coimbra: Minerva. Couldry, N.2003 Media Rituals. A Critical Approach, Routledge. Bräuchler, B.;John Postill (Eds)2010 Theorizing Media and Practice, New York, Oxford: Berghahn Berker,T. et al.(eds.) 2006 Domestication of Media and Technology, New York: Open University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Williams, Raymond 1976 Keywords. A vocabulary of culture and society, London: Fontana Press. Vokes, Richard 2007 "(Re)constructing the Field through Sound: Actor-networks, Ethnographic Representation Representation and 'Radio Elicitation' in South-western Uganda" in Tim Ingold eElisabeth Hallan (Eds) Creativity and Cultural Imprositation, Oxford: Berg, p. 285-303. Spitulnik, D. 1993 "Anthropology and the Mass Media" in Annual Review of Anthropology, 22, pp. 293-315. Schafer, M. (1977) 1979 Le Paysage Sonore. Toute l'histoire de notre environnement sonore à travers les âges, J-C. Lattès (tradução do inglês de Sylvette Gleize). Salzman, Ph. C. 1996 "Mass Media" in: Encyclopedia of Social and Cultural Anthropology, Alan Barnard & Jonathan Spencer (Eds.), Routledge, London, 355-357. Rothenbuhler, Eric W. & Coman, Mihai (eds.) 2005 Media Anthropology, Thousand Oaks, London & New ____________________ 1967 copper Town: Changing Africa; The Human Situation on the Rhodesian Copperbelt, New York: Harper and Row. Powdermarker, Hortense 1950 Hollywood, the Dream Factory, Boston: Grosset and Dunlap. Postman, Neil 1984 Amusing Ourselves to Death - Public Discourse in the Age of Show Business, London: Methuen. Postill, John 2006 Media and Nation Building. How the Iban Became Malasian, Berghahn Books. Pais de Brito; Firmino da Costa; Paquete de Oliveira 1989 "Au Portugal: Villages et agents médiateurs de communication" in Villages: quels espoirs?Michel Bassand et J-M Moeckli (Eds) Bern: Peter Lang. O'Sullivan. Tim et al 1996 Key Concepts in Communication and Cultural Studies London & New York: Routledge. Ong, Walter 1982 Orality and Literacy: the technologizing of the world. London: Routledge. Moores, Shaun 2000 "Early Radio: The Domestication of a New Media Technology" in Media and Everyday Life in Modern Society, Edinburgh University Press. Mohammadi e Mohammadi 1994 Smal Media, Big Revolution. Communicatin, Culture, and the Iranian Revolution, Minneapolis: University of Minnesota Press. Miller, D. 1994 Modernity: An Ethnographic Approach. Dualism and Mass Consumption in Trinidad, Oxford: Berg Publishers. Michaels, Eric 1994/2002 Bad Aboriginal Art: Tradition, Media, and Technological Horizons, Mineanapolis: University of Minnesota Press. Martín-Barbero, J. 1993 De los medios a las mediaciones. Comunicación, cultura y hegemonia, Barcelona: Editorial Gustavo Gili, S.A. Lewis, P.M. 2000 "Private passion, public neglect - the cultural status of radio" in International Journal of Cultural Studies, Vol. 3(2), pp. 160-167. Lewis, Herbert S. 1998 "The misrepresentation of anthropology and its consequences" in American Anthropologist, Vol. 100 No. 3, pp. 716-731. Levinson, Paul (1997) 1998 A Arma Suave. História Natural e Futuro da Revolução da Informação, Lisboa: Bizâncio. Larkey, Edward 1993 Pungent Sounds. Constructing Identity with Popular Music in Austria, Peter Lang Publisching. Lahire, Bernard 1996 « La variation des contextes en Sciences Sociales in Annales HSS, mars-avril, nº2, 381-407. Lacey, Kate 2000 "Towards a periodization of listening - Radio and modern life" in International Journal of Cultural Studies, Vol. 3(2), pp. 279-288. Jones, Steven 1993 "A Sense of Space: Virtual Reality, Authenticity and the Aural" in Critical Studies in Mass Communication, 10, pp. 238-252. Jackson, S. & Moores S.(eds.) 1995 The Politics of Domestic Consumption. Critical Readings, Prentice Hall/Harvester Wheatsheaf. Hilmes, Michele & Loviglio, Jason (eds.) 2002 Radio Reader. Essays in the Cultural History of Radio, London & New York: Routledge. Hilmes, Michele 1997 Radio Voices. American Broadcasting, 1922-1952, University of Minnesota Press. Havelock, Eric A. [1988] 1996 " A rádio e a redescoberta da retórica" in A Musa Aprende a Escrever. Reflexões sobre a oralidade e a literacia da Antiguidade ao Presente, Lisboa: Gradiva, pp.45-49. Hartley, John 2002 Communication, Cultural and Media Studies - The Key Concepts, London & New York: Routledge. Habermas, Jurgen 1989 The Structural Transformation of Public Sphere, Cambridge, Massachusets: MIT Press. Gillespie, M. 1995 Television, Ethnicity and Cultural Change, London & New York: Routledge. Foster, Robert. J. 2002 Materializing the Nation: Commodities, Consumption, and Media in Papua New Guinea, Bloomington & Indianapolis: Indiana University Press. Fortuna, Carlos 1999 "Paisagens Sonoras. Sonoridades e ambientes sociais urbanos" in Idem 1999 Identidades, Percursos, Paisagens Culturais, Oeiras: Celta, pp. 103-117. Finnegan, Ruth 2002 Communicating - The Multiple Modes of Human Interconnection, London & New York: Routledge. Fardon, R. & Furniss, G. (eds.) 2000 African Broadcast Cultures. Radio in transition, James Currey Eds. Downing, John 2002 Mídia Radical - Rebeldia nas Comunicações e Movimentos Sociais, São Paulo: Editora Senac. Douglas, Susan J. 1999/2004 Listening In. Radio and the American Imagination, University of Minnesota Press. Dayan, Daniel 1998 "Particularistic media and diasporic communications" in Tamar Liebes & James Curran (eds), Media, Ritual and Identity , London & New York: Routledge. Cunningham, S. e Sinclair, J. 2000 Floating Lives: The Media and Asian Diasporas. Negotiating Cultural Identity through Media, University of Queensland Press. Coman, Mihai 2003 Pour une Anthropologie des Médias, Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble. Crisell, Andrew 1986/1995 Understanding Radio, London & New Y.ork: Routledge, 2º ed. Bull, Michael 2000 Sounding Out the City - Personal Stereos and the Management of Everyday Life, Oxford & New York: Berg. Bourdieu, Pierre 1996/1997 Sobre a Televisão, Oeiras: Celta. Berger, A. A. 1997 Narratives in Popular Culture, Media and Everyday Life, Thousand Oaks, London & New Delhi: Sage. Benthall, J., 1996, "Mass Media" Encyclopedia of Cultural Anthropology, David Levinson & Melvin Ember. Allen, Susan L. (Ed.) 1994 Media Anthropology. Informing Global Citizens Westport, Connecticut, London: Bergin & Garvey.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16