Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular tem como objetivo geral fornecer um conjunto alargado de informação que habilitem os alunos para intervenções no âmbito da salvaguarda e valorização do Património Cultural.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Dominar as questões teóricas sobre a definição de património cultural, no contexto mundial; OA2 - Conhecer as categorias operativas do Património Cultural, e e concreto o caso português; OA3 - Conhecer os instrumentos administrativos, legislativos e os agentes na atuação da esfera patrimonial, em Portugal e no Mundo; OA4 - Conhecer as políticas de salvaguarda e valorização do património cultural em Portugal, nomeadamente classificação, inventariação, musealização, conservação, restauro e educação; OA5 - Conhecer as políticas de gestão e economia do património, entendido como factor de desenvolvimento sustentável.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1- Conceitos introdutórios: 1. 1 Evolução do conceito 1.2. As categorias operativas do património 1.3. Património em Portugal 1.4. Identidade e valor do património CP2 - A Salvaguarda do Património Cultural 2.1. Legislação: o quadro normativo internacional e nacional 2.2. Classificação 2.3. Inventário CP3 - A Valorização do Património Cultural 3.1. Conservação do Património 3.2. Processos de Musealização 3.3. Interpretar o Património CP4 - Economia do Património 4.1. Património Cultural: factor de desenvolvimento sustentável 4.2. O turismo patrimonial CP5 - Gestão do Património Cultural 5.1. As políticas culturais de intervenção em Património 5.2. Público e Privado em Património 5.3. A intervenção da sociedade civil
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
CP1 - OA1; OA2; CP2 - OA3; OA4 CP3 - OA4 CP4 - OA4; OA5 CP5 - OA2; OA5
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica com dois elementos de avaliação: 1. Dois comentários escritos individuais sobre matéria a disponibilizar pelo docente ao longo do semestre (25% da classificação final). 2. Trabalho final escrito individual (75% da classificação final).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia assenta em aulas expositivas sobre os conteúdos programáticos complementadas com apresentação de casos práticos. Para uma melhor compreensão das problemáticas e da realidade portuguesa, são indispensáveis visitas ao terreno em contacto com os profissionais do setor. Programada uma saída de campo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teóricas e as saídas de campo permitem ao aluno adquirir os conhecimentos e competências básicas, para a compreensão das questões essenciais que se colocam hoje no sector do património cultural. No trabalho individual, o aluno tem oportunidade de refletir sobre os conceitos adquiridos aplicados a um caso concreto. Pretende-se assim garantir aos alunos uma capacidade de atuar futuramente na esfera do património, quer no campo da investigação quer na construção de projetos de dinamização patrimonial, ou ainda na gestão dos bens patrimoniais.
Observações / Observations
Due to the current helath situation (COVID-19 pandemic), the evaluation process may suffer some alterations, that will be communicated in due time, should it be necessary.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Choay, F. (2008). A alegoria do Património. Edições 70. Custódio, J. (Coord). (2010). 100 anos de Património. Memória e Identidade: Portugal 1910-2010. IGESPAR. Guillaume, M. (2003). A política do património. Campo das Letras. Lacroix, M. (1999). O princípio de Noé ou a ética da salvaguarda. Instituto Piaget. Lowenthal, D. (1985). The Past is a Foreign Country. Cambridge University Press. Ortigão, R. (2006). O Culto da Arte em Portugal. Esfera do Caos. Riegl, A. (2016). O culto moderno dos monumentos e outros ensaios estéticos. Edições 70. Silva, J. H. P. da (1980). Pretérito Presente: para uma teoria da preservação do património histórico-artístico. SEC/CNDP. Smith, L. (2006). Uses of Heritage. Routledge. Tilden, F. (1967). Interpreting Our Heritage. The University of North Carolina Press. Waterton, E. & Watson, S. (Eds.) (2015). The Palgrave Handbook of Contemporary Heritage Research. Palgrave Macmillan.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Blockley, M. & Hems, A. (Eds.) (2006). Heritage Interpretation: Theory and Practice: Issues in Heritage Management. Routledge. Choay, F. (2011). As questões do Património. Antologia para um combate. Edições 70. De la Torre, M. (2013). Values and Heritage Conservation. Heritage & Society, 60 (2), 155?166. Fairclough, G. (Ed.) (2008). The heritage reader. Routledge. Folgado, D. (2005). O património e os dois ?ii? ? integrar ou ignorar: a propósito de A política do património de Marc Guillaume. Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 45 (3-4), 51-66. Hooper, G. (Ed.) (2018). Heritage at the Interface, Interpretation and Identity. University Press of Florida. Jokiletho, J. (2004). A history of architectural conservation. Elsevier Butterworth-Heinemann. Lopes, F. & Correia, M.B. (2004). Património Arquitectónico e Arqueológico: cartas recomendações e convenções internacionais. Livros Horizonte. Lopes, F. (2012). Património Arquitectónico e Arqueológico. Noção e Normas de Proteção. Caleidoscópio. Macedo, S. C. (2018). Associações de defesa do património em Portugal (1974-1997). Caleidoscópio. Mohen, J.-P. (1999). Les sciences du patrimoine: identifier, conserver, restaurer. Odille Jacob. Rizzo, I. & Mignosa, A. (Eds.) (2013). Handbook on the Economics of Cultural Heritage. Edward Elgar Publishing Limited. Smith, L. & Akagawa, N. (Eds.) (2009). Intangible Heritage: Key Issues in Cultural Heritage. Routledge.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16