Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências Jurídicas Empresariais
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Habilitar o estudante a fazer investigação em direito e, em especial, escrever uma dissertação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Cada estudante deverá adquirir as competências que lhe permitam investigar, organizar a bibliografia, as ideias e a escrita, com vista à elaboração e defesa da respetiva dissertação, no Mestrado em Direito das Empresas e do Trabalho.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I. A investigação no direito. II. As técnicas de leitura e de escrita de textos jurídicos. III. Como desenhar um projecto de investigação? A escolha do tema ("research question"). IV. A metodologia. V. A elaboração de um plano de trabalho VI. A investigação presencial e online, de bibliografia e de jurisprudência. VII. As bases de dados. VIII. A utilização da inteligência artificial. IX. A ética na investigação. X. Análise crítica de algumas dissertações.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular são quer teóricos, quer práticos. Os estudantes serão orientados para uma boa condução do respectivo projeto de investigação.
Avaliação / Assessment
A avaliação dos alunos será efetuada exclusivamente com base num relatório de avaliação de uma determinada dissertação de Mestrado em Direito.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas incluirão uma componente teórica e uma componente prática, nomeadamente a análise crítica de dissertações.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e aprendizagem adotadas - presença e participação ativa nas discussões realizadas nas aulas, relatório sobre uma dissertação - são entendidas como de molde a estimular uma absorção adequada dos conteúdos leccionados e em especial das metodologias e técnicas de investigação, bem como o interesse e a motivação para o desenvolvimento da respetiva dissertação, com capacidades de análise, de reflexão crítica e de síntese, assim como de exposição clara das ideias.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Carlos A. Moreira Azevedo/Ana Gonçalves de Azevedo, Metodologia científica. Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos, 9ª ed., Lisboa: UCP Editora, 2008 Clara Pereira Coutinho, Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas. Teoria e prática, 2ª ed., reimpressão, Coimbra: Almedina, 2023 José Manuel Meirim, Como pesquisar e referir em direito, Coimbra: Coimbra Editora, 2008 Luís Poças, Manual de investigação em direito. Metodologia de preparação de teses e artigos jurídicos, 2ª ed., reimpressão, Coimbra: Almedina, 2023 Mário Azevedo, Teses, relatórios e trabalhos escolares. Sugestões para estruturação da escrita, 10ª ed., eBook, Lisboa: UCP Editora, 2021 Ricardo de Macedo Menna Barreto/Cristóvão Atílio Viero, Guia da pesquisa jurídica. Metodologia da investigação científica em direito. Aspetos teóricos e práticos, reimpressão, Coimbra: Almedina, 2024 Umberto Eco, Como se faz uma tese em ciências humanas, tradução, 7ª ed., Liboa: Editorial Presença, 1998
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Maria Eduarda Gonçalves - Ciência e direito: de um paradigma a outro, in Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 31, Março 1991, págs. 89-113.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-29