Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências Jurídicas Empresariais
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Habilitar o estudante a fazer investigação em direito e, em especial, escrever uma dissertação
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Cada estudante deverá adquirir competências que lhe permitam investigar, organizar a documentação, ideias e a escrita com vista à elaboração da Dissertação em Direito das Empresas ou em Direito do Trabalho, enquanto trabalho final do curso.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I. Introdução Em que consiste a investigação em direito? As técnicas de leitura e de escrita de textos jurídicos. II. Como desenhar um projecto de investigação? A construção da dissertação III. Análise metodológica de algumas dissertações em direito
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular são quer teóricos, quer práticos. A introdução a alguma literatura básica no domínio da teoria do direito e da ciência do direito tem em vista permitir aos estudantes uma melhor compreensão do direito enquanto ciência e do debate metodológico que se tem gerado neste campo. Do lado prático, os estudantes serão orientados para a utilização de metodologias científicas no desenho e condução do respectivo projecto de investigação. O objetivo de desenvolvimento sustentável (Educação de Qualidade) tem plena correspondência com todo o programa desta UC
Avaliação / Assessment
A avaliação dos alunos será efetuada com base num relatório - de análise metodológica - sobre uma dissertação disponível no RCAAP, previamente apresentada neste Mestrado ou em cursos similares
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas incluirão uma componente teórica, de introdução, e uma componente prática consistindo na apresentação e discussão, com a participação activa de todos os alunos, de dissertações apresentadas em anos anteriores e de temas de investigação que poderão servir de base à elaboração de dissertações de mestrado.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e aprendizagem adoptadas - presença e participação activa nas discussões realizadas nas aulas, relatório sobre uma dissertação - são entendidas como de molde a estimular uma absorção adequada dos conteúdos leccionados e em especial das metodologias e técnicas de investigação, bem como o interesse e a motivação para o desenho e o desenvolvimento da dissertação e o desenvolvimento de capacidades de análise, de reflexão crítica e de síntese, assim como de exposição clara de ideias, oralmente e por escrito.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Larenz, Karl. Metodologia da Ciência do Direito. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.1974 (2ª edição). Carlos Ceia, Normas para apresentação de trabalhos científicos, Editorial Presença, 5.ª edição,Lisboa, 2005. Mário Azevedo, Teses Relatórios e Trabalhos Escolares, Universidade Católica Editora, 5.ª edição,Lisboa,2006; José Manuel Meirim, Como pesquisar e referir em direito, Coimbra Editora, Coimbra,2008; Luis Poças, Manual de investigação em Direito, Almedina, Coimbra, 2020
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Gonçalves, Maria Eduarda e Pierre Guibentif (orgs.). 2008. Novos Territórios do Direito. Europeização, globalização e transformação da regulação jurídica. Estoril: Principia. Gonçalves, Maria Eduarda. 1991. "Ciência e direito: de um paradigma a outro". Revista Crítica de Ciências Sociais, Nº 31, Março, pp. 89-113.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16