Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Métodos de Pesquisa Social
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular proporciona uma perspectiva abragente sobre a metodologia da pesquisa social. A UC visa a aquisição de conhecimentos e competências práticas para: a) compreender a variedade de estratégias de pesquisa e a sua combinação em processos de pesquisa empírica; b) elaborar desenhos de pesquisa consistentes a partir da discussão de uma diversidade de aspectos, incluindo construção teorica e conceptualização, operacionalização e medida, selecção dos casos, recolha de dados, análise e interpretação. Todos os tópicos são desenvolvidos com a utilização de exemplos concretos de pesquisas e exercícios práticos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade para a) identificar e discutir as características das várias estratégias metodológicas; b)reconhecer e utilizar adequadamente os principais procedimentos e instrumentos dessas estratégias; c) examinar criticamente as condições sob as quais certas escolhas metodológicas se adequam a problemas de investigação; d) conceber projectos de pesquisa coerentes.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. O que é a pesquisa social? Problemas, objectivos e estratégias metodológicas 1.1 Pesquisa orientada para casos ou variáveis; estratégias intensivas, extensivas e comparativas 1.2 Combinação de métodos: a triangulação na pesquisa social 2. Desenho de pesquisa nas Ciências Sociais 2.1 O ciclo da pesquisa 2.2 Como formular questões de pesquisa 2.3 Conceptualização, operacionalização e medida 2.4 Mapear o campo empírico: unidades de análise; população e amostras, seleção de casos. 3. Recolha e análise de dados quantitativos 3.1 Desenhar uma pesquisa quantitativa 3.2 Conduzir uma pesquisa quantitativa 3.3 Analisar e apresentar dados quantitativos 4. Recolha e análise de dados qualitativos 4.1 O que é a pesquisa qualitativa? 4.2 Planeamento e condução de entrevistas 4.3 A utilização de documentos na pesquisa social 4.4 Análise de dados qualitativos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O objetivo a) é desenvolvido nos pontos 1 e 2 do programa O objetivo b) é desenvolvido nos pontos 2 3 e 4 do programa
Avaliação / Assessment
Para alem de uma participação ativa nos debates e nos exercícios, os estudantes realizam um ensaio escrito final consistindo numa proposta de projeto de investigação (4-6 pgs), incluindo a identificação da questão de pesquisa, quadro teórico e escolhas metodológicas (desenho e técnicas de pesquisa) argumentando sobre a sua adequabilidade e relevância (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem articula sessões teórico-práticas, realização de exercícios de pesquisa, sessões tutoriais e trabalho autónomo dos estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O objetivo de identificar, discutir e utilizar as várias estratégias metodológicas, é fundamentalmente promovido por sessões teórico-práticas, sempre com recurso à ilustração empírica e exercícios. A capacidade para conceber projectos de pesquisa coerentes é adicionalmente visada pela realização do ensaio final e do apoio tutorial.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16