Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00803
Acrónimo :
00803
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular proporciona uma perspectiva abragente sobre a metodologia da pesquisa social. A UC visa a aquisição de conhecimentos e competências práticas para: a) compreender a variedade de estratégias de pesquisa e a sua combinação em processos de pesquisa empírica; b) elaborar desenhos de pesquisa consistentes a partir da discussão de uma diversidade de aspectos, incluindo construção teorica e conceptualização, operacionalização e medida, selecção dos casos, recolha de dados, análise e interpretação. Todos os tópicos são desenvolvidos com a utilização de exemplos concretos de pesquisas e exercícios práticos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade para a) identificar e discutir as características das várias estratégias metodológicas; b)reconhecer e utilizar adequadamente os principais procedimentos e instrumentos dessas estratégias; c) examinar criticamente as condições sob as quais certas escolhas metodológicas se adequam a problemas de investigação; d) conceber projectos de pesquisa coerentes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O que é a pesquisa social? Problemas, objectivos e estratégias metodológicas 1.1 Pesquisa orientada para casos ou variáveis; estratégias intensivas, extensivas e comparativas 1.2 Combinação de métodos: a triangulação na pesquisa social 2. Desenho de pesquisa nas Ciências Sociais 2.1 O ciclo da pesquisa 2.2 Como formular questões de pesquisa 2.3 Conceptualização, operacionalização e medida 2.4 Mapear o campo empírico: unidades de análise; população e amostras, seleção de casos. 3. Recolha e análise de dados quantitativos 3.1 Desenhar uma pesquisa quantitativa 3.2 Conduzir uma pesquisa quantitativa 3.3 Analisar e apresentar dados quantitativos 4. Recolha e análise de dados qualitativos 4.1 O que é a pesquisa qualitativa? 4.2 Planeamento e condução de entrevistas 4.3 A utilização de documentos na pesquisa social 4.4 Análise de dados qualitativos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O objetivo a) é desenvolvido nos pontos 1 e 2 do programa O objetivo b) é desenvolvido nos pontos 2 3 e 4 do programa

Avaliação / Assessment


Para alem de uma participação ativa nos debates e nos exercícios, os estudantes realizam um ensaio escrito final consistindo numa proposta de projeto de investigação (4-6 pgs), incluindo a identificação da questão de pesquisa, quadro teórico e escolhas metodológicas (desenho e técnicas de pesquisa) argumentando sobre a sua adequabilidade e relevância (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem articula sessões teórico-práticas, realização de exercícios de pesquisa, sessões tutoriais e trabalho autónomo dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O objetivo de identificar, discutir e utilizar as várias estratégias metodológicas, é fundamentalmente promovido por sessões teórico-práticas, sempre com recurso à ilustração empírica e exercícios. A capacidade para conceber projectos de pesquisa coerentes é adicionalmente visada pela realização do ensaio final e do apoio tutorial.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ragin, Charles (1994) Constructing Social Research. The Unity and Diversity of Method, Thousand Oaks, Pine Forge Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press. *Bryman, Alan (2015) Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press, *Babbie, Earl (2013), The practice of Social Research, Belmont, California Wadsworth Publishing Company (13th ed.).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wolcott, H. F. (1990,) ?Making A Study ?More Ethnographic.?? Journal of Contemporary Ethnography 19 (1): 44?72), doi:10.1177/089124190019001003. William Foote Whyte(1982),"Interviewing in Field Research", in Field Research: A Sourcebook and Field Manual, Boston: George Allen & Unwin, pp. 111-122. Riemann, Gerhard (2005), ?ETHNOGRAPHIES OF PRACTICE?PRACTISING ETHNOGRAPHY. Resources for Self-Reflective Social Work.? Journal of Social Work Practice 19 (1): 87?101), doi:10.1080/02650530500072009.Turner, Jonathan (2005), "A new approach for theoretically integrating micro and macro analysis", in Craig Calhoun, C. Rojek, B. Turner (eds.), The Sage Handbook of Sociology, London, Sage Publications, pp. 405-422. Merton, Robert K. (1996), On Social Structure and Science (Piotr Sztompka, ed.), Chicago, The University of Chicago Press. May, Tim (2001), Social Research. Issues, Methods and Processes, Berkshire, Open University Press. Kvale, S. (1996), Interviews: an introduction to qualitative research interviewing, Thousand oaks, Sage. Krippendorf, K. (1980), Content Analysis. An Introduction to its Methodology, London, Sage. Holstein, James A. e Jaber F. Gubrium, (2002),"Active interviewing", in Darin Weinberg (ed.), Qualitative Research Methods, Blackwell publishers, pp.112-126. Evans, Rosalind (2013) ?Towards a Creative Synthesis of Participant Observation and Participatory Research: Reflections on Doing Research with and on Young Bhutanese Refugees in Nepal.? Childhood 20 (2): 169?84. doi:10.1177/0907568212459774.Foddy, William (1993), Constructing Questions for Interviews and Questionnaires. Theory and Practice In Social Research, Cambridge, Cambridge University Press. Burgess, Robert (1984). In the field, London, Routledge. Bucchi, Massimiano (2002), Sience in Society. An Introduction to Social Studies of Science, London, Routledge. Bryman, Alan (2006), "Integrating quantitative and qualitative research: how is it done?" Qualitative Research, 6, pp.97-113 Brannen, Julia (2005), "Mixed Methods research: a discussion paper", Economic & Social Research Council, National Centre for Research Methods. URL: http://eprints.ncrm.ac.uk/89/1/MethodsReviewPaperNCRM-005.pdf Brannen, Julia (1995), Mixing Methods: Qualitative and Quantitative Research, London, Ashgate.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16