Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2015/2016
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem por objectivo geral promover a experiência dos estudantes na prática, competências e desafios do serviço social num contexto sociocultural. Foca-se na compreensão e no conhecimento das políticas sociais, dos recursos comunitários e da competência em sensibilidade cultural e ética na relação com os clientes. Esta UC centra-se na integração da teoria, do conhecimento fundado em pesquisa, dos recursos mobilizados na prática em serviço social e das estratégias de resolução de problemas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os estudantes que completarem com sucesso este módulo serão capazes de: 1-demonstrar conhecimento acerca das políticas, objetivos e funções das agências, bem como dos desafios enfrentados na relação com os clientes e as agências; 2-identificar recursos, pontos fortes e desafios da comunidade e dos clientes num determinado contexto sociocultural; 3-demonstrar conhecimento da natureza e da responsabilidade profissionais do serviço social; 4 - capacidade para desenvolver, manter e terminar relações com colegas e pessoas com acesso a recursos comunitários; 5 - identificar e avaliar problemas e questões de interesse no trabalho com indivíduos, grupos e comunidades marginalizadas; 6 - demonstrar o uso de instrumentos de avaliação adequados e identificar o quadro teórico usado na orientação da avaliação; 7 - demonstrar sensibilidade cultural e ética; 8 - compreender a importância da aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento permanente de competências no serviço social.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A UC tem como objetivo dar aos estudantes conhecimento básico acerca da prática atual em serviço social com crianças e famílias num dado contexto histórico e cultural. As principais abordagens direcionam-se para quadros teóricos orientados para a avaliação e resolução de problemas na prática de serviço social. Esta UC decorrerá no primeiro semestre e consistirá em: - Introdução ao estágio com orientações; - Colocação numa agência/instituição de serviço social; - Estágio com supervisor; - Trabalho em grupo/equipa; - Seminário/workshop; - Apresentação oral; - Relatório de estágio; - Avaliação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP2; CP4; CP5; CP6; CP7; CP8 OA2: CP1; CP2; CP3;CP4 OA3: CP2; CP4; CP5; CP6; CP7; CP8 OA4: CP2; CP3; CP4 OA5: CP1; CP2; CP3; CP4 OA6: CP5; CP6; CP7; CP8 OA7: CP2; CP3; CP4 OA8: CP2; CP3; CP4
Avaliação / Assessment
A UC será avaliada com base no seguinte: - Apresentação em aula (20%); - Debate entre pares das apresentações em aula (10%); - Exame em casa. Relatório de estágio 4000 palavras (70% da nota).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os métodos de ensino-aprendizagem incluem discussões em seminários, trabalho de grupo e exercícios práticos. Os estudantes irão preparar-se para o estágio e farão apresentações orais e escritas depois do estágio.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
No estágio os estudantes contactam com instituições de serviço social e com as suas estratégias para lidarem com os clientes, com as políticas sociais e com os recursos comunitários. Neste contexto colocam os seus conhecimentos em prática e desenvolvem competências relacionais, de avaliação e de resolução de problemas. Através de debates em seminários, trabalho em grupo e apresentações no final do estágio, os estudantes partilham e discutem as suas experiências, reflectindo sobre a integração de teoria e prática no serviço social com famílias e crianças.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
IFSW (2012), International Code of Ethics, http://ifsw.org/policies/statement-of-ethical-principles/
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16