Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00804
Acrónimo :
00804
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
120.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
3.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
123.0h/sem
Trabalho Autónomo :
27.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2015/2016

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem por objectivo geral promover a experiência dos estudantes na prática, competências e desafios do serviço social num contexto sociocultural. Foca-se na compreensão e no conhecimento das políticas sociais, dos recursos comunitários e da competência em sensibilidade cultural e ética na relação com os clientes. Esta UC centra-se na integração da teoria, do conhecimento fundado em pesquisa, dos recursos mobilizados na prática em serviço social e das estratégias de resolução de problemas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os estudantes que completarem com sucesso este módulo serão capazes de: 1-demonstrar conhecimento acerca das políticas, objetivos e funções das agências, bem como dos desafios enfrentados na relação com os clientes e as agências; 2-identificar recursos, pontos fortes e desafios da comunidade e dos clientes num determinado contexto sociocultural; 3-demonstrar conhecimento da natureza e da responsabilidade profissionais do serviço social; 4 - capacidade para desenvolver, manter e terminar relações com colegas e pessoas com acesso a recursos comunitários; 5 - identificar e avaliar problemas e questões de interesse no trabalho com indivíduos, grupos e comunidades marginalizadas; 6 - demonstrar o uso de instrumentos de avaliação adequados e identificar o quadro teórico usado na orientação da avaliação; 7 - demonstrar sensibilidade cultural e ética; 8 - compreender a importância da aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento permanente de competências no serviço social.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A UC tem como objetivo dar aos estudantes conhecimento básico acerca da prática atual em serviço social com crianças e famílias num dado contexto histórico e cultural. As principais abordagens direcionam-se para quadros teóricos orientados para a avaliação e resolução de problemas na prática de serviço social. Esta UC decorrerá no primeiro semestre e consistirá em: - Introdução ao estágio com orientações; - Colocação numa agência/instituição de serviço social; - Estágio com supervisor; - Trabalho em grupo/equipa; - Seminário/workshop; - Apresentação oral; - Relatório de estágio; - Avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: CP2; CP4; CP5; CP6; CP7; CP8 OA2: CP1; CP2; CP3;CP4 OA3: CP2; CP4; CP5; CP6; CP7; CP8 OA4: CP2; CP3; CP4 OA5: CP1; CP2; CP3; CP4 OA6: CP5; CP6; CP7; CP8 OA7: CP2; CP3; CP4 OA8: CP2; CP3; CP4

Avaliação / Assessment


A UC será avaliada com base no seguinte: - Apresentação em aula (20%); - Debate entre pares das apresentações em aula (10%); - Exame em casa. Relatório de estágio 4000 palavras (70% da nota).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os métodos de ensino-aprendizagem incluem discussões em seminários, trabalho de grupo e exercícios práticos. Os estudantes irão preparar-se para o estágio e farão apresentações orais e escritas depois do estágio.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


No estágio os estudantes contactam com instituições de serviço social e com as suas estratégias para lidarem com os clientes, com as políticas sociais e com os recursos comunitários. Neste contexto colocam os seus conhecimentos em prática e desenvolvem competências relacionais, de avaliação e de resolução de problemas. Através de debates em seminários, trabalho em grupo e apresentações no final do estágio, os estudantes partilham e discutem as suas experiências, reflectindo sobre a integração de teoria e prática no serviço social com famílias e crianças.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


IFSW (2012), International Code of Ethics, http://ifsw.org/policies/statement-of-ethical-principles/

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16