Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00809
Acrónimo :
00809
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns.

Objetivos Gerais / Objectives


Os participantes devem: 1. Ter um bom conhecimento dos principais modelos da Gestão Intercultural (Hofstede, Gesteland e Globe) e ser capazes de os relacionar com a gestão internacional. 2. Distinguir a importância da cultura nacional nas diferentes áreas da gestão. 3. Operar com sucesso em grupos interculturais e comunicar e negociar de modo eficaz com parceiros de diferentes países e culturas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Analisar a gestão em diferentes países e sistemas, identificando diferenças e semelhanças, as suas causas e o seu impacto na gestão internacional. Adquirir conhecimento sobre os principais modelos da área. Aumentar as suas capacidades interculturais dos participantes

Programa / Syllabus


1. A Gestão e o comportamento organizacional em diferentes contextos: semelhanças e diferenças entre países. Desenvolvimento económico e cultura. A área de estudo da Gestão Intercultural e principais tipos de investigação. 2. Cultura como um factor explicativo. As dimensões de Hofstede: distância hierárquica, controle de incerteza, individualismo, masculinidade. Outras Dimensões. Outros modelo - Trompenaars. 3. Comunicação intercultural. Negociação através do globo-. O modelo de Gesteland.. 4. O Projecto GLOBE. 5. Perfis de países. Comunicar e negociar em diferentes países.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP2, CP3 e CP4 OA2 - CP1, CP2 OA3 - CP2 , CP3, CP4 e CP5

Avaliação / Assessment


A avaliação constará dos seguintes instrumentos com o peso indicado: Trabalhos individuais e de grupo, participação - 30% Teste final (70%). A assiduidade deve ser no mínimo de 80%. Os alunos podem optar por exame no final do período.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC está estruturada em 2 tipos de aulas: - teóricas apresentação dos conceitos, das perspectivas teóricas e dos conteúdos de desenvolvimento de forma expositiva; - teórico-práticas onde serão feitas apresentações de grupo, seguidas de discussão alargada. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo 3. Activas com apresentações de grupo 4. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. . Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1, OA2 e OA3 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura OA2 e OA3 3. Activas, com apresentação de trabalhos de grupo OA3 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas Transversal a todos os OA

Observações / Observations


Horário de atendimento a alunos é facultado na plataforma Blackboard Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Robalo, A. Comparative management Sílabo, 2004 (Bilingual edition) House et all - Understanding cultures and implicit leadership theories across the globe: an introduction to project GLOBE Journal of World Business, 2002 V.37 p. 3-10 Gesteland, Richard Cross-Cultural Business Behavior Copenhagen Business School Press, 2005 (4th Ed) Hofstede, Geert - Cultures and Organizations: Software of the Mind ? McGraw-Hill, 2010 (3rd Ed)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Casos e artigos a serem indicados / Class readings. Trompenaars, Fons - Riding the Waves of Culture - N. Brealey, 1997 Lewis, Richard When Cultures Collide ? Nicholas Brealey Pub., 1999 Koen, Carla Comparative International Management McGraw-Hill, 2005 Huntington, Samuel The Clash of Civilizations Remaking of World Order, 1996 Fukuda, Kazuo Japanese Management in East Asia and Beyond The Chinese Univ.Press (HK), 1997 Harvard Business Review, October 2004, p.139 Earley, P. Christopher, Mosakowski, Elaine Cultural Intelligence Adler, Nancy - International Dimensions of Organizational Behavior South-Western College Pub. 2202 (4th Ed.)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16