Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00813
Acrónimo :
00813
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta UC é de sensibilizar os alunos para: a) importância cultural, social e económica dos museus nas sociedades contemporâneas; b) análise da prática de colecionar como prática cultural; c) abordagem teórica e critica sobre a questão da descolonização dos museus. d) questões éticas - restituição e repatriação dos objetos e restos humanos. e) Museus e identidades nacionais e transnacionais. Análise das sucessivas definições de museu por parte do ICOM. Contextualização historicamente a emergência dos museus e relação estreita entre museus e campos disciplinares, ruptura com o paradigma disciplinar e emergência de novos tipos de museus.As transformações da instituição museu nos últimos 20 anos : o papel crescente dos museus no desenvolvimento económico das cidades e na indústria do turismo bem como a criação de sucursais dos grandes museus. Museus e identidades nacionais e transnacionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Contextualizar a emergência dos museus e sua transformação- O1 - sensibilizar para o papel desempenhado pelos museus na revitalização do turismo e da indústria cultural -O2 - Analisar a relação entre museus e campos disciplinares- O3 - Fornecer uma abordagem critica sobre a questão da descolonização dos museus; restituição e repatriação dos bens O4 - sensibilizar para a questão dos valores éticos intrínsecos à instituição museu -O5 - Papel societal dos museus e sua função nas sociedades contemporâneas - O1,O2,O3, O4 e O5

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1) A noção de colecção e as definições do ICOM do museu. P2) Descolonizar os museus. P3) Museus e campos disciplinares, processo de categorização dos objectos e lógica classificatória. P4) Os novos tipos de museus a partir dos anos 1950 : eco-museus, museus da civilização, museus de sociedade. Ruptura com o paradigma disciplinar e tónica posta na interdisciplinaridade. P5)Do museu como lugar de celebração da nação ao museu enquanto espaço de afirmação de identidades étnicas, profissionais e culturais. Museus, migração e identidades transnacionais. P 6) A transformação do museu enquanto espaço de trasmissão de conhecimentos para a concepção do museu enquanto lugar de experiência P7)A arquitectura dos museus e a indústria cultural a partir dos finais dos anos 1980. P8) Museus e questões éticas - a questão da restituição dos objectos e da exposição dos restos humanos P9) A transformação dos museus etnográficos na Europa. P10) A questão da descolonização dos museus.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão em sintonia com os objectivos da UC que são de fornecer aos alunos uma contextualização histórica e crítica da emergencia e papel dos museus nas sociedades ocidentais. As metodologias de ensino e de avaliação acompanham os conteúdos da Uc. Assim para além das aulas leccionadas pela docente, está programada 1 visita de estudo a museus para ilustrar alguns dos conteúdos programáticos - museus e disciplinas, musealização de sitio, o espaço dos museus e a relação entre pesquisa e museus. Visita de uma exposição por parte dos discentes acompanhada de um relatório escrito. Os textos de leitura obrigatória serão discutidos nas aulas. O1 - P1, P5 O2 - P6 e P7 O3 - P3 e P4, e P9 O4 - P2 e P8 O5 - P8; P 10

Avaliação / Assessment


Dois instrumentos de avaliação: a) Avaliação ao longo do semestre que implica: - Um relatório escrito em grupo sobre a visita à exposição 'Derivas Atlânticas' (CCB) e sobre a apresentação da curadora da exposição na aula do dia 30 de Setembro (30%) - 1 exercício escrito individual sobre a definição do ICOM de Museu (10%) - Intervenção informada ( leitura dos textos) no espaço da aula e assiduidade (10%) - Um teste escrito individual sobre todo o conteúdo da UC (50%) b) Exame final para os alunos que optarem por esta modalidade. Não há exame oral.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teórico-práticas - aulas expositivas Trabalho autónomo: leituras e discussões em sala de aula, apresentações orais e relatório de visitas a exposições Aulas tutoriais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino tentam se adequar aos objectivos de aprendizagem com aulas: Expositivas - Todas Participativas - Todas aulas práticas : visita ao Museu de História natural ( técnicos dos serviços de conservação, restauro e a diretora da instituição)

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Von Oswald, M. 2017. 'Introduction', Engaging Anthropological Legacies toward Cosmo-Optimistic Futures?, Museum Worlds, Advances in Research, 97-109. Thomas, N. 2016. "We need ethnographic museums today- whatever you think of their history', Apollo (online) Pomian K., ?A Colecção?, Enciclopédia Einaudi, vol.1, Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 1978. Kirshenblatt-Gimblett B., 1998. Destination Culture. Tourism, Museums, and Heritage, California University Press. Karp I. e S. D. Lavine (eds), 1991. Exhibiting Cultures. The Poetics and Politics of Museum Display, Smithsonian University Press. Gurian E. 1999. 'What is the Object of this Exercise? A meandering exploration of the many meanings of Objects in museums?', Daedalus:163-184 (online). Clifford, J., The Predicament of Culture. Twentieth-Century Ethnography, Literature, and Art, Harvard University Press, 1988. Bennett T. 1995. The Birth of the Museum. History, Theory, Politics, Routledge.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Thomas. N. 2016. The Return of Curiosity. What Museums are good for in the 21st century, London. Thomas, N. 2010. 'The Museum as Method', Museum Anthropology, pp.6-10. Stocking G. W. jr, (ed.), 1985. Objects and Others. Essays on Museums and Material Culture, Wisconsin, The University of Wisconsin Press. Smith, L. 2021. Emotional Heritage. Visitor Engagement at Museums and Heritage Sites, London, Routledge. 'Sensitive Heritage: Ethnographic Museums , Provenance Research and the Potentialities of Restitution', 2020 Museum and Society , 18 (1), 2020. Peralta, Elsa. 2017, Lisboa e a Memória do Império: Património, Museus e Espaço Público, Lisboa, Bertrand. Pamuk, Orhan 2008. O Museu da Inocência, Lisboa, Bertrand. Mota Santos, Paula, 2020. 'Bringing Slavery into Light in Post-Colonial Portugal', Museum Worlds, 8, 46-67. Macdonald, Sharon, 2016. 'New Constellations of Difference in Europe's 21st century Museumscape', Museum Anthropology, 39(1), 4-19. MacDonald Sharon ed., 2011. A Companion to Museum Studies, Blackwell. MacDonald Sharon. 2003. Museums, national, postnational and transcultural identities?, Museum and Society 1 (1):1-16. Harrison Rodney and all. 2013. Reassembling the Collection, School for Advanced Research. Dias, N. 2021, 'Coleções não europeias em museus europeus: questões e desafios', Boletim do ICOM, nº17, 98-107 Dias Nélia 2008. Double Erasures: Rewriting the Past at the Musée du quai Branly, Social Anthropology, 16, 3, pp. 300-311. De Cesari, C., 2017 "Museums of Europe: Tangles of memory, borders, and race," Museum Anthropology, vol.40, 1, pp. 19-37. Clifford James, 'Museologia e contra-história: viagens pela Costa Noroeste dos Estados Unidos?, Memória e Património, organizadores Regina Abreu e Mário Chagas, Rio de Janeiro, 2003, pp. 255-302. Chatwin, Bruce, 1988. Utz, Lisboa, Quetzal. Bennett Tony. 2004. Pasts Beyond Memory. Evolution, Museums, Colonialism. London and New York, Routledge. American Historical Review, 2019 'AHR Conversation. Museums, History, and the Public in a Global Age', American Historical Review, 2019, 1631-1672. Alberti, S and all, Should we Display the Dead?, Museum and Society, 2009, pp.133-149.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-15