Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
A Unidade Curricular Lisboa: Rupturas e Continuidades tem como principais objectivos: - Apresentar aos estudantes a evolução arquitectónica e urbanística de Lisboa, do séc. XXI às origens. - Introduzir os estudantes na identificação, caracterização e distinção das rupturas e continuidades dos diferentes períodos históricos. - Dotar os estudantes da capacidade reflexiva sobre as principais teorias da cultura arquitectónica e urbanística da capital.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
De acordo com os objectivos gerais da Unidade Curricular Lisboa: Rupturas e Continuidades pretende-se: OA1. Que os estudantes identifiquem, analisem e caracterizem os acontecimentos mais relevantes dos diferentes períodos em estudo. OA2. Que os estudantes comparem e distingam as construções arquitectónicas e as operações urbanísticas mais paradigmáticas do ponto de vista das rupturas e das continuidades. OA3. Que os estudantes avaliem e critiquem o fazer a cidade hoje
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1–Lisboa na contemporaneidade. Análise e reflexão. CP2–Lisboa medieval. D. Dinis, a Rua Nova, a muralha e a estética da linha recta. A Sé de Lisboa. CP3–Lisboa moderna. D. Manuel, a descida da alcáçova para a ribeira, a Rua Nova d’El Rei e o Paço da Ribeira. O Mosteiro de Santa Maria de Belém. CP4–Lisboa chã e maneirista. Da Vila Nova de Andrade ao Bairro Alto de S. Roque; novos modos urbanos e arquitectónicos de uma cidade dentro da cidade; palácios, edifícios religiosos e arquitectura corrente; a Lisboa dos Filipes. A Igreja de S. Roque. CP5–Lisboa barroca e iluminista. A política de D. João V e a prática de Sebastião José de Carvalho e Melo. O Terreiro do Paço e a Praça do Comércio. CP6–Lisboa romântica. As políticas higienistas, os projectos utópicos, as ideias de património, a imagem da cidade, os engenheiros/arquitectos e a Lisboa construída. CP7–Lisboa do séc. XX XXI.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos da evolução espaço-temporal de Lisboa, associam-se aos objectivos de aprendizagem de identificação, análise e caracterização dos acontecimentos mais relevantes dos diferentes períodos em estudo; e de comparação e distinção das construções arquitectónicas e das operações urbanísticas mais paradigmáticas do ponto de vista das rupturas e das continuidades. Os conteúdos programáticos da Lisboa na contemporaneidade, análise e reflexão, e Lisboa do séc. XX XXI, associam-se aos objectivos de aprendizagem de avaliação e critica do fazer a cidade hoje.
Avaliação / Assessment
A unidade curricular prevê uma assiduidade mínima de 70% das aulas Modalidade de avaliação ao longo do semestre com 2 momentos de avaliação. A nota final resulta da ponderação: 50% trabalho de grupo + 30% relatório individual + 20% intervenção em sala de aula. Para aprovação na unidade curricular o estudante deve obter uma classificação final mínima de 10 valores A unidade curricular contempla avaliação por exame
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Organização da unidade curricular tem como objectivo operacionalizar e mobilizar os métodos de ensino-aprendizagem em articulação com o trabalho autónomo do estudante. Nas aulas teórico-práticas são lançados exercícios de investigação que devem ser preparados previamente como trabalho autónomo do estudante, conducentes à realização de trabalhos de grupo que preveem apresentações em aula para discussão. Nas aulas teórico-práticas a intervenção em sala de aula, permite estimular a reflexão e o debate colectivos em torno dos temas e dos conteúdos programáticos A partir das aulas teórico-práticas serão realizados pelos estudantes em trabalho autónomo relatórios individuais que sistematizem os conhecimentos adquiridos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Nas aulas teórico-práticas (TP) o docente associa a exposição dos conteúdos programáticos, com a instigação aos estudantes para intervenções com questões e comentários, fomentando o debate, e apoiando-se na leitura e reflexão crítica de textos, e de casos de estudo paradigmáticos A Orientação tutorial (OT) destina-se ao acompanhamento orientado do progresso de aprendizagem e de expressão de conhecimentos, ao acompanhamento do trabalho de investigação e ao esclarecimento de dúvidas. - Os trabalhos de grupo e os relatórios individuais pretendem desenvolver capacidades de investigação, consolidar os conhecimentos e as competências adquiridas, que permitam desenvolver uma reflexão crítica. - As apresentações permitem estimular a reflexão e o debate colectivos em torno dos temas abordados. - O exame escrito avalia a aquisição de competências e conhecimentos e a capacidade de aplicar essas competências e esses conhecimentos.
Observações / Observations
Num tempo hipertécnico e antropocénico, os desafios dos novos paradigmas contemporâneos, o papel social e os valores éticos da pesquisa arquitectónica estão presentes na agenda dos debates sobre arquitectura que necessariamente incluem direitos humanos e democracia, crise climática e natureza, justiça social e igualdade de género, mass media e cultura digital, entre outros, evidenciando a importância dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS definidos pelas Nações Unidas e integrados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nesta unidade curricular serão valorizados os objectivos de desenvolvimento sustentável, associados ao pacto ecológico europeu e ao modo de vida europeu: o objectivo 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis e o objectivo 4 Educação de Qualidade
Bibliografia Principal / Main Bibliography
AYRES, C., Manuel da Maya e os engenheiros militares portugueses. Terramoto 1755. Lisboa: Imprensa Nacional, 1910. CARITA, H., Bairro Alto. Tipologias e Modos Arquitectónicos. Lisboa: CML,1990. CARITA, H., Lisboa manuelina e a formação de modelos urbanísticos da época moderna (1495-1521). Lisboa: Livros Horizonte, 1999. FRANÇA, J. A., A reconstrução de Lisboa e a arquitectura Pombalina. Lisboa: Bertrand, 1989. FRANÇA, J. A., Lisboa: Urbanismo e Arquitectura. Lisboa: Bertrand, 1980. MOITA, I., O Livro de Lisboa. Lisboa: Livros Horizonte, 1994. Revista Rossio. Estudos de Lisboa. Reflexão e conhecimento de valores do património e da herança cultural Lisboeta. Lisboa: Gabinete de Estudos Olisiponenses, CML, nº5, 2015.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25