Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00814
Acrónimo :
00814
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular Lisboa: Rupturas e Continuidades tem como principais objectivos: - Apresentar aos estudantes a evolução arquitectónica e urbanística de Lisboa, do séc. XXI às origens. - Introduzir os estudantes na identificação, caracterização e distinção das rupturas e continuidades dos diferentes períodos históricos. - Dotar os estudantes da capacidade reflexiva sobre as principais teorias da cultura arquitectónica e urbanística da capital.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


De acordo com os objectivos gerais da Unidade Curricular Lisboa: Rupturas e Continuidades pretende-se: OA1. Que os estudantes identifiquem, analisem e caracterizem os acontecimentos mais relevantes dos diferentes períodos em estudo. OA2. Que os estudantes comparem e distingam as construções arquitectónicas e as operações urbanísticas mais paradigmáticas do ponto de vista das rupturas e das continuidades. OA3. Que os estudantes avaliem e critiquem o fazer a cidade hoje

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1–Lisboa na contemporaneidade. Análise e reflexão. CP2–Lisboa medieval. D. Dinis, a Rua Nova, a muralha e a estética da linha recta. A Sé de Lisboa. CP3–Lisboa moderna. D. Manuel, a descida da alcáçova para a ribeira, a Rua Nova d’El Rei e o Paço da Ribeira. O Mosteiro de Santa Maria de Belém. CP4–Lisboa chã e maneirista. Da Vila Nova de Andrade ao Bairro Alto de S. Roque; novos modos urbanos e arquitectónicos de uma cidade dentro da cidade; palácios, edifícios religiosos e arquitectura corrente; a Lisboa dos Filipes. A Igreja de S. Roque. CP5–Lisboa barroca e iluminista. A política de D. João V e a prática de Sebastião José de Carvalho e Melo. O Terreiro do Paço e a Praça do Comércio. CP6–Lisboa romântica. As políticas higienistas, os projectos utópicos, as ideias de património, a imagem da cidade, os engenheiros/arquitectos e a Lisboa construída. CP7–Lisboa do séc. XX XXI.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos da evolução espaço-temporal de Lisboa, associam-se aos objectivos de aprendizagem de identificação, análise e caracterização dos acontecimentos mais relevantes dos diferentes períodos em estudo; e de comparação e distinção das construções arquitectónicas e das operações urbanísticas mais paradigmáticas do ponto de vista das rupturas e das continuidades. Os conteúdos programáticos da Lisboa na contemporaneidade, análise e reflexão, e Lisboa do séc. XX XXI, associam-se aos objectivos de aprendizagem de avaliação e critica do fazer a cidade hoje.

Avaliação / Assessment


A unidade curricular prevê uma assiduidade mínima de 70% das aulas Modalidade de avaliação ao longo do semestre com 2 momentos de avaliação. A nota final resulta da ponderação: 50% trabalho de grupo + 30% relatório individual + 20% intervenção em sala de aula. Para aprovação na unidade curricular o estudante deve obter uma classificação final mínima de 10 valores A unidade curricular contempla avaliação por exame

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Organização da unidade curricular tem como objectivo operacionalizar e mobilizar os métodos de ensino-aprendizagem em articulação com o trabalho autónomo do estudante. Nas aulas teórico-práticas são lançados exercícios de investigação que devem ser preparados previamente como trabalho autónomo do estudante, conducentes à realização de trabalhos de grupo que preveem apresentações em aula para discussão. Nas aulas teórico-práticas a intervenção em sala de aula, permite estimular a reflexão e o debate colectivos em torno dos temas e dos conteúdos programáticos A partir das aulas teórico-práticas serão realizados pelos estudantes em trabalho autónomo relatórios individuais que sistematizem os conhecimentos adquiridos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nas aulas teórico-práticas (TP) o docente associa a exposição dos conteúdos programáticos, com a instigação aos estudantes para intervenções com questões e comentários, fomentando o debate, e apoiando-se na leitura e reflexão crítica de textos, e de casos de estudo paradigmáticos A Orientação tutorial (OT) destina-se ao acompanhamento orientado do progresso de aprendizagem e de expressão de conhecimentos, ao acompanhamento do trabalho de investigação e ao esclarecimento de dúvidas. - Os trabalhos de grupo e os relatórios individuais pretendem desenvolver capacidades de investigação, consolidar os conhecimentos e as competências adquiridas, que permitam desenvolver uma reflexão crítica. - As apresentações permitem estimular a reflexão e o debate colectivos em torno dos temas abordados. - O exame escrito avalia a aquisição de competências e conhecimentos e a capacidade de aplicar essas competências e esses conhecimentos.

Observações / Observations


Num tempo hipertécnico e antropocénico, os desafios dos novos paradigmas contemporâneos, o papel social e os valores éticos da pesquisa arquitectónica estão presentes na agenda dos debates sobre arquitectura que necessariamente incluem direitos humanos e democracia, crise climática e natureza, justiça social e igualdade de género, mass media e cultura digital, entre outros, evidenciando a importância dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS definidos pelas Nações Unidas e integrados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nesta unidade curricular serão valorizados os objectivos de desenvolvimento sustentável, associados ao pacto ecológico europeu e ao modo de vida europeu: o objectivo 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis e o objectivo 4 Educação de Qualidade

Bibliografia Principal / Main Bibliography


AYRES, C., Manuel da Maya e os engenheiros militares portugueses. Terramoto 1755. Lisboa: Imprensa Nacional, 1910. CARITA, H., Bairro Alto. Tipologias e Modos Arquitectónicos. Lisboa: CML,1990. CARITA, H., Lisboa manuelina e a formação de modelos urbanísticos da época moderna (1495-1521). Lisboa: Livros Horizonte, 1999. FRANÇA, J. A., A reconstrução de Lisboa e a arquitectura Pombalina. Lisboa: Bertrand, 1989. FRANÇA, J. A., Lisboa: Urbanismo e Arquitectura. Lisboa: Bertrand, 1980. MOITA, I., O Livro de Lisboa. Lisboa: Livros Horizonte, 1994. Revista Rossio. Estudos de Lisboa. Reflexão e conhecimento de valores do património e da herança cultural Lisboeta. Lisboa: Gabinete de Estudos Olisiponenses, CML, nº5, 2015.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25