Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00830
Acrónimo :
00830
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo fundamental desta unidade curricular é dar a conhecer aos alunos a pluralidade de áreas e contextos de trabalho em que os sociólogos desempenham atividades profissionais. São analisados os desafios e problemas que os sociólogos enfrentam nos diversos contextos organizacionais onde exercem atividades profissionais, assim como as soluções que criam e põem em prática. Dá-se particular atenção aos contextos profissionais extra-académicos e à atividade em equipas pluridisciplinares. Pretende-se que os alunos adquiram competências de análise dos perfis profissionais de sociólogos e de contextualização desses perfis nas sociedades atuais. Com esses objetivos são desenvolvidos exercícios de análise de fontes documentais e de contacto direto com sociólogos a exercerem atividades profissionais diversas. Nestes exercícios os alunos serão ainda desafiados a debater as questões éticas e cívicas que se colocam aos sociólogos no exercício de atividades académicas e não académicas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Aquisição, através da realização de actividades práticas, de: a)informação sobre a pluralidade das actividades profissionais dos sociólogos, em Portugal e internacionalmente; b)competências de contacto directo com sociólogos a exercer actividade profissional, em contextos de profissionalização variados; c)conhecimento sobre problemas e soluções encontrados pelos sociólogos na transposição da formação sociológica para as actividades profissionais; d) conhecimento das questões éticas enfrentadas pelos sociólogos nas suas actividades profissionais e do código deontológico dos sociólogos; e) competências de análise dos perfis profissionais dos sociólogos, segundo as suas principais dimensões caracterizadoras; f) capacidade de contextualização desses perfis nas sociedades contemporâneas; g) competências gerais de pesquisa, trabalho em equipa, aplicação de teorias e métodos, reconhecimento das implicações éticas e cívicas do trabalho sociológico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A sociologia e a profissionalização dos sociólogos 1.1 Ciência, ensino e profissão 1.2 Relações formação-profissão na sociedade atual 1.3 Comparações com outras profissões 2. O grupo científico-profissional dos sociólogos 2.1 História e indicadores estatísticos 2.2 Institucionalização e associações 2.3 Pluralidade de áreas de atividade e de papéis profissionais 2.4 Comparações com outros países 3. Atividades e experiências profissionais dos sociólogos 3.1 Áreas de atividade e contextos organizacionais 3.2 Papéis profissionais, competências profissionais, trabalho em equipas 3.3 Culturas profissionais e código deontológico 3.4 Trajetórias de profissionalização e atualização profissional 3.5 Problemas e soluções nas atividades profissionais dos sociólogos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O conhecimento sobre a pluralidade de áreas e papeis profissionais dos sociólogos, dentro e fora da academia; assim como a análise dos seus contributos específicos, no plano teórico, metodológico, relacional e operatório, nos múltiplos campos onde intervêm e numa perspetiva de comparação com outras profissões, estão sobretudo plasmados no primeiro ponto do programa. No segundo aprofunda-se o conhecimento sobre o grupo científico-profissional numa visão comparativa internacional, incluindo elementos de história sobre os processos de institucionalização e associação e a análise das competências e papéis profissionais. A análise sobre a cultura profissional e dos princípios éticos e deontológicos, num confronto com questões de responsabilidade profissional e cívica nas diversas áreas de atividade é sobretudo trabalhada e analisada na terceira parte do programa.

Avaliação / Assessment


Dada a natureza laboratorial desta unidade curricular, as aulas consistem sobretudo em atividades práticas, a realizar pelos/as estudantes, individualmente e em grupo, sob orientação da docente. Em cada semana há uma atividade principal a desenvolver. Essa atividade é proposta e enquadrada pela docente no início do tempo letivo semanal. Em seguida, os/as estudantes formam grupos de trabalho (2 a 4 alunos) e, sob orientação da docente: i) preparam os instrumentos necessários; ii) realizam a atividade, envolvendo trabalho tanto em sala como noutros locais apropriados; iii) elaboram no final um relatório sintético da atividade desenvolvida, a incluir num dossiê de grupo; iv) o tempo letivo semanal termina com um balanço da atividade. No final do semestre os trabalhos são apresentados pelos grupos e debatidos em seminário. Nesse contexto, a promoção do sucesso escolar na unidade curricular procura conciliar, em cada ano e em cada turma, o reconhecimento dos interesses e orientações dos/as estudantes com os objetivos programáticos e de aprendizagem. Para o efeito, é frequente, fora do tempo de aula, os/as estudantes solicitarem o agendamento de reuniões para o acompanhamento tutorial, especialmente na fase em que realizam exercícios de localização e contacto com sociólogas/as ou depois na organização dos conteúdos na grelha de análise de entrevista construída na sala de aula com a participação de toda a turma. Desde o início, os/as estudantes são desafiados a eleger os textos que melhor se correspondem aos seus interesses, de entre os que compõem a lista de referências incluídas na bibliografia básica da unidade curricular. Sempre que possível, os recursos bibliográficos disponíveis em formato digital ficam acessíveis nas plataformas Fenix e Modle (incluindo as monografias mais antigas, entretanto digitalizadas). | A avaliação contínua visa aferir em que grau o/a estudante atingiu os objetivos de aprendizagem previstos (conhecimentos e competências). Os elementos em que se baseia incluem componentes de trabalho individual e em equipa, envolvendo os seguintes itens: 1) a assiduidade às aulas e a participação do/a estudante nas atividades de trabalho autónomo propostas pela docente (20%); 2) Dossiê de grupo (conjunto dos trabalhos de grupo realizados segundo um guião disponibilizado pela docente) (50%); 3) relatório individual com uma reflexão aprofundada sobre as questões de ética e profissão colocadas no exercício da sociologia fora da academia (30%). Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação contínua ou periódica, cada estudante deve realizar pelo menos uma entrevista a um/a sociólogo/a que exerce atividade profissional num contexto fora da academia há, pelo menos, cinco anos. Ainda que não seja recomendado, os/as estudantes podem optar pela avaliação final por exame escrito (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas incidem em actividades práticas a realizar pelos alunos. Em cada semana há uma actividade principal proposta e enquadrada pelo docente. Em seguida, os alunos formam grupos de 2 a 4 e: i) preparam os instrumentos necessários; ii) realizam a actividade envolvendo trabalho tanto em sala como noutros locais apropriados; iii) elaboram no final um relatório sintético a incluir num dossiê de grupo; iv) Na semana subsequente os resultados são apresentados pelos grupos e debatidos em seminário.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1; OA5; OA6; OA7 - atividades de leitura e debate de textos com testemunhos de sociólogos/as; Exercícios de análise de conhecimentos e competências base dos diplomados em sociologia; exercícios de análise de dados estatísticos sobre atividade profissional de sociólogos/as em Portugal e outros países; e contacto com sociólogos/as que exercem atividade fora da academia; OA2; OA3; OA5; OA6 ? exercícios de localização e contacto com sociólogos/as fora da academia; realização de entrevista(s) a sociólogos/as com atividades e papéis profissionais diversificados. OA4; OA6 ? Exercícios de análise do código deontológico do código deontológico dos/as sociólogos/as em Portugal e comparação com códigos deontológicos de sociólogos/as de outros países. OA7 ? Construção e desenvolvimento de um projeto de pesquisa sobre experiências de profissionalização em sociologia.

Observações / Observations


Em função dos objetivos e interesses de pesquisa dos alunos, serão facultadas referências de leitura complementar e outros apoios que se mostrem adequados para melhorar o seu desempenho académico nesta unidade curricular.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ramos, M, Capucha, L & Tavares, I (coord) (2018), Quem são e o que fazem os sociólogos em Portugal?, Editora Mundos Sociais Mineiro,J (2012), Será possível profissionalizar uma ciência? CIES e-WP,135 Mauritti,R, Costa,AF (2014), Formação e empregabilidade dos sociólogos em Portugal, VIII Cong. Port. Sociologia, APS Costa,AF (1988), Cultura profissional dos sociólogos, Sociologia Problemas e Práticas,5 Costa,AF (2004), Será a sociologia profissionalizável?, em Gonçalves,C et al(orgs), Sociologia no Ensino Superior, FLUP Costa,AF, Mauritti,R, Veloso,L (orgs) (2015), Desafios à empregabilidade dos sociólogos em Portugal, Sociologia OnLine, APS,9 Burawoy,M (2005), For public sociology, Am. Sociological Rev.,70 APS,Código Deontológico AAVV (2014 a,b) O que é ser sociólogo hoje? IS WP,9/11 Abrantes, P et al. (2022). Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal, Sociologia Problemas e Práticas,100.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Veloso, L, Freire, J., Oliveira, L., Lopes, N. et al (2012). Questões deontológicas e de metodologia de investigação em sociologia, Sociologia Problemas e Práticas, 69, pp. 87-98. Valente, Isabel, Fernando Luís Machado e António Firmino da Costa (orgs.) (1995, 1990), Experiências e Papéis Profissionais de Sociólogos, Lisboa, Associação Portuguesa de Sociologia. Tavares, David (2011), Sociólogos e campos profissionais na saúde: perfis de actividades e desafios, Sociologia On Line: Revista da APS, 3. Silva, Sara Franco (2019), O campo da profissionalização da sociologia, dissertação de mestrado, ISCTE. Rodrigues, Maria de Lurdes (2012), Profissões: Lições e Ensaios, Lisboa, Almedina. Piriou, Odile (2006), La face caché de la sociologie. À la découverte des sociologues praticiens, Paris, Éditions Belin. Pinto, José Madureira (2004), Formação, tendências recentes e alternativas de desenvolvimento da sociologia em Portugal, Sociologia Problemas e Práticas, 46. Pinto, José Madureira (2007), A Sociologia em Portugal: formação, tendências recentes e alternativas de desenvolvimento, em Indagação Científica, Aprendizagens Escolares, Reflexividade Social, Porto, Afrontamento. Pimentel, Duarte (2016), Sociologia em Contextos. Um Inventário de Monografias Sobre Práticas Profissionais, Lisboa, Sílabo. Portfólio Profissional de Sociólogos: https://portfolioprofissionaldesociologos.wordpress.com/ Machado, Fernando Luís (1996), Profissionalização dos sociólogos em Portugal, Sociologia Problemas e Práticas, 20 Machado, Fernando Luís (2009), Meio século de investigação sociológica em Portugal: uma interpretação empiricamente informada, Sociologia, Revista da FULP, 19. Machado, F. L. (2022). O campo sociológico em Portugal: da pré-história à institucionalização avançada. Em: Investigação sociológica em Portugal: Um Guia Histórico e Analítico. Edições Afrontamento, pp. 35-65. Lahire, Bernard (dir.) (2002), À quoi sert la sociologie?, Paris, Éditions La Découverte. Gonçalves, Carlos Manuel, Cristina Parente e Luísa Veloso (2001), Licenciados em Sociologia: ritmos e formas de transição ao trabalho, Sociologia Revista da FLUP, 11. Gonçalves, Carlos Manuel (2007/2008), Análise sociológica das profissões: principais eixos de desenvolvimento, Sociologia Revista da FLUP, 17/18. Costa, António Firmino da (1993), Prática sociológica e deontologia profissional dos sociólogos, em Estruturas Sociais e Desenvolvimento, Actas do 2º. Congresso Português de Sociologia,, vol. II, Lisboa, Editorial Fragmentos. Carreiras, Helena, Fátima Freitas e Isabel Valente (orgs.) (1999), Profissão Sociólogo, Oeiras, Celta Editora. Baptista, Luís e Paulo Machado (2010), Our (scientific) community and our society: rethinking the role and dilemmas of national sociological associations: the Portuguese case, Sociologia On Line: Revista da Associação Portuguesa de Sociologia, 1, pp. 1-24. Associação Portuguesa de Sociologia (2013), Primeiro Inquérito às Práticas Profissionais dos Diplomados em Sociologia. Principais resultados http://www.aps.pt/?area=000&mid=000&sid=000&sid=000&cid=CNT5384506b8d9e9

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16