Métodos de Ensino e Avaliações

Dada a natureza laboratorial desta unidade curricular, as aulas consistem sobretudo em atividades práticas, a realizar pelos/as estudantes, individualmente e em grupo, sob orientação da docente. Em cada semana há uma atividade principal a desenvolver. Essa atividade é proposta e enquadrada pela docente no início do tempo letivo semanal. Em seguida, os/as estudantes formam grupos de trabalho (2 a 4 alunos) e, sob orientação da docente: i) preparam os instrumentos necessários; ii) realizam a atividade, envolvendo trabalho tanto em sala como noutros locais apropriados; iii) elaboram no final um relatório sintético da atividade desenvolvida, a incluir num dossiê de grupo; iv) o tempo letivo semanal termina com um balanço da atividade. No final do semestre os trabalhos são apresentados pelos grupos e debatidos em seminário. Nesse contexto, a promoção do sucesso escolar na unidade curricular procura conciliar, em cada ano e em cada turma, o reconhecimento dos interesses e orientações dos/as estudantes com os objetivos programáticos e de aprendizagem. Para o efeito, é frequente, fora do tempo de aula, os/as estudantes solicitarem o agendamento de reuniões para o acompanhamento tutorial, especialmente na fase em que realizam exercícios de localização e contacto com sociólogas/as ou depois na organização dos conteúdos na grelha de análise de entrevista construída na sala de aula com a participação de toda a turma. Desde o início, os/as estudantes são desafiados a eleger os textos que melhor se correspondem aos seus interesses, de entre os que compõem a lista de referências incluídas na bibliografia básica da unidade curricular. Sempre que possível, os recursos bibliográficos disponíveis em formato digital ficam acessíveis nas plataformas Fenix e Modle (incluindo as monografias mais antigas, entretanto digitalizadas). | A avaliação contínua visa aferir em que grau o/a estudante atingiu os objetivos de aprendizagem previstos (conhecimentos e competências). Os elementos em que se baseia incluem componentes de trabalho individual e em equipa, envolvendo os seguintes itens: 1) a assiduidade às aulas e a participação do/a estudante nas atividades de trabalho autónomo propostas pela docente (20%); 2) Dossiê de grupo (conjunto dos trabalhos de grupo realizados segundo um guião disponibilizado pela docente) (50%); 3) relatório individual com uma reflexão aprofundada sobre as questões de ética e profissão colocadas no exercício da sociologia fora da academia (30%). Para poder concluir a unidade curricular na modalidade de avaliação contínua ou periódica, cada estudante deve realizar pelo menos uma entrevista a um/a sociólogo/a que exerce atividade profissional num contexto fora da academia há, pelo menos, cinco anos. Ainda que não seja recomendado, os/as estudantes podem optar pela avaliação final por exame escrito (100%).