Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
A UC visa promover um primeiro contacto dos/as estudantes com sociólogos/as que exercem atividade fora da academia, proporcionando a descoberta de percursos profissionais diversos e o reconhecimento do potencial de empregabilidade da Sociologia numa pluralidade de áreas e contextos de trabalho. Através de atividades práticas de pesquisa e contacto com o terreno estimula-se o desenvolvimento de capacidades de análise e mobilização de competências sociológicas para contextos de atuação profissional. Pretende-se ainda fomentar a reflexão crítica sobre desafios éticos associados à prática sociológica. No final da UC, os/as estudantes deverão ter construído um portfólio que sistematiza as competências e conhecimentos adquiridos ao longo do curso, clarificando a sua aplicabilidade e relevância para um exercício profissional qualificado, socialmente comprometido e teoricamente informado.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Aquisição, através da realização de atividades práticas, de: a) informação sobre a pluralidade das atividades profissionais dos sociólogos, em Portugal e internacionalmente; b) análise aprofundada do portfólio de conhecimentos e competências previstos no plano de estudos; c) contacto com problemas e soluções encontrados pelos sociólogos a exercer atividade profissional em contextos de profissionalização variados na transposição da formação sociológica para as atividades profissionais; d) conhecimento das questões éticas enfrentadas pelos sociólogos nas suas atividades profissionais e do código deontológico dos sociólogos; e) competências de análise dos perfis profissionais dos sociólogos, segundo as suas principais dimensões caracterizadoras; f) capacidade de contextualização desses perfis nas sociedades contemporâneas; g) competências gerais de pesquisa, trabalho em equipa, aplicação de teorias e métodos, reconhecimento das implicações éticas e cívicas do trabalho sociológico.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A sociologia e a profissionalização dos sociólogos 1.1 Ciência, ensino e profissão 1.2 Relações formação-profissão na sociedade atual 1.3 Comparações com outras profissões 2. O grupo científico-profissional dos sociólogos 2.1 História e indicadores estatísticos 2.2 Institucionalização e associações 2.3 Pluralidade de áreas de atividade e de papéis profissionais 2.4 Comparações com outros países 3. Atividades e experiências profissionais dos sociólogos 3.1 Áreas de atividade e contextos organizacionais 3.2 Papéis profissionais, competências profissionais, trabalho em equipas 3.3 Culturas profissionais e código deontológico 3.4 Trajetórias de profissionalização e atualização profissional 3.5 Problemas e soluções nas atividades profissionais dos sociólogos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
O conhecimento sobre a pluralidade de áreas e papeis profissionais dos sociólogos, dentro e fora da academia; assim como a análise dos seus contributos específicos, no plano teórico, metodológico, relacional e operatório, nos múltiplos campos onde intervêm e numa perspetiva de comparação com outras profissões, estão sobretudo plasmados no primeiro ponto do programa. No segundo aprofunda-se o conhecimento sobre o grupo científico-profissional numa visão comparativa internacional, incluindo elementos de história sobre os processos de institucionalização e associação e a análise das competências e papéis profissionais. A análise sobre a cultura profissional e dos princípios éticos e deontológicos, num confronto com questões de responsabilidade profissional e cívica nas diversas áreas de atividade é sobretudo trabalhada e analisada na terceira parte do programa.
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre visa aferir em que grau o/a estudante atingiu os objetivos de aprendizagem previstos (conhecimentos e competências). Os elementos em que se baseia incluem componentes de trabalho individual e em equipa, envolvendo os seguintes itens: 1) a assiduidade às aulas e a participação do/a estudante nas atividades de trabalho autónomo propostas pela docente (20%); 2) Dossiê de grupo (conjunto dos trabalhos de grupo realizados segundo um guião disponibilizado pela docente) (50%); 3) Trabalho final individual com uma reflexão aprofundada sobre as questões de ética e profissão colocadas no exercício da sociologia fora da academia (30%). O trabalho final individual segue um tema geral proposto pela equipa docente e é realizado com recurso a ferramentas de inteligência artificial. As interações que o/a estudante realiza em diferentes plataformas de IA devem ser disponibilizadas. A avaliação incide sobre a competência do/a estudante para o exercício informado de pensamento crítico face aos output produzidos por IA. Esta componente de avaliação pode implicar para além da submissão do exercício escrito uma prova oral. Para poder concluir a avaliação ao longo do semestre os/as estudantes têm de obter no mínimo 8 valores em cada componente de avaliação e devem realizar pelo menos uma entrevista a um/a sociólogo/a com atividade profissional fora da academia há pelo menos cinco anos. Ainda que não seja recomendado, os/as estudantes podem optar pela avaliação final por exame escrito (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Dada a natureza laboratorial desta unidade curricular, as aulas centram-se em atividades práticas realizadas pelos/as estudantes, individualmente e em grupo, sob orientação da docente. A UC assenta numa metodologia de problem-based learning e numa lógica de aprendizagem ativa, colaborativa e situada, promovendo a articulação entre teoria e prática, autonomia e trabalho cooperativo, pensamento crítico e responsabilidade ética. Ao longo do semestre, os/as estudantes desenvolvem cinco atividades principais, cada uma estruturada em fichas de trabalho disponibilizadas no Moodle, com guião orientador, base teórica, objetivos de aprendizagem, critérios de avaliação e produtos esperados. Cada atividade decorre em três momentos articulados: i) enquadramento teórico-metodológico da tarefa em aula plenária; ii) trabalho de grupo (2 a 4 estudantes), em regime autónomo ou orientado, na sala ou em contextos externos; iii) apresentação e discussão dos resultados em seminário. As tarefas propostas incluem: análise de anúncios de emprego e perfis profissionais; exploração de trajetórias de sociólogos/as fora da academia; conceção de instrumentos de observação; realização de entrevistas; análise de códigos de ética profissional; construção de um portfólio reflexivo de competências. Desde o início, os/as estudantes são incentivados a selecionar, entre os textos da bibliografia básica, aqueles que melhor se alinham com os seus interesses. Sempre que possível, os recursos são disponibilizados em formato digital na plataforma Moodle. A UC valoriza a mobilização de instrumentos de autorregulação e autoavaliação, promovendo a reflexão sobre aprendizagens e competências desenvolvidas ao longo do curso. Os/as estudantes são desafiados a organizar um portfólio de evidências — com documentação analítica e reflexiva — que exprime a apropriação crítica dos conhecimentos adquiridos e a sua transposição para contextos profissionais diversos. Fora do tempo letivo, os/as estudantes solicitam frequentemente reuniões de acompanhamento tutorial, sobretudo na fase de contacto com sociólogos/as e na organização dos dados recolhidos segundo uma grelha de análise construída colaborativamente. As metodologias mobilizadas articulam-se com os princípios do Modelo Pedagógico do Iscte, nomeadamente na valorização da aprendizagem experiencial, da interatividade, da interdisciplinaridade e da ligação ao mundo profissional. São utilizadas metodologias expositivas, dialógicas e exploratórias, com recurso a dinâmicas participativas, simulações, role-play e estudo de caso.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
OA1; OA5; OA6; OA7 - atividades de leitura e debate de textos com testemunhos de sociólogos/as; Exercícios de análise de conhecimentos e competências base dos diplomados em sociologia; exercícios de análise de dados estatísticos sobre atividade profissional de sociólogos/as em Portugal e outros países; e contacto com sociólogos/as que exercem atividade fora da academia; OA2; OA3; OA5; OA6 ? exercícios de localização e contacto com sociólogos/as fora da academia; realização de entrevista(s) a sociólogos/as com atividades e papéis profissionais diversificados. OA4; OA6 ? Exercícios de análise do código deontológico do código deontológico dos/as sociólogos/as em Portugal e comparação com códigos deontológicos de sociólogos/as de outros países. OA7 ? Construção e desenvolvimento de um projeto de pesquisa sobre experiências de profissionalização em sociologia.
Observações / Observations
Em função dos objetivos e interesses de pesquisa dos alunos, serão facultadas referências de leitura complementar e outros apoios que se mostrem adequados para melhorar o seu desempenho académico nesta unidade curricular. Os guiões que enquadram as atividades são disponibilizados no moodle na semana anterior à sua realização pelos grupos de trabalho. Recomenda-se que os estudantes façam uso do tempo extra-aula, disponibilizado pela docente, para obter feedback individualizado do trabalho produzido.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Abrantes, Pedro et al. (2022), “Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal”, Sociologia Problemas e Práticas, 100, pp. 65-85. AAVV (2014 a, b), O que é ser sociólogo hoje? IS Working-Papers, 9/11. APS, Código Deontológico. Costa, A.F. (2004), “Será a sociologia profissionalizável?”, em Carlos Gonçalves et al. (orgs), Sociologia no Ensino Superior, FLUP, pp- 35-58. Costa, A.F. (1988), “Cultura profissional dos sociólogos”, Sociologia Problemas e Práticas, 5. Mauritti, R., S.F., Silva, S.P. Saleiro (2025), "A sociologia na democracia: continuidades e reconfigurações do campo de atuação profissional". Sociologia, Problemas e Práticas, 109. Ramos, M, Capucha, L & Tavares, I (orgs.) (2018), Quem são e o que fazem os sociólogos em Portugal?, Editora Mundos Sociais. Silva, S. F. (2020), “Práticas éticas e cognitivas de adesão à Sociologia fora da academia”, CIES e-Working Paper N.º 228/2020.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Veloso, L, Freire, J., Oliveira, L., Lopes, N. et al (2012). Questões deontológicas e de metodologia de investigação em sociologia, Sociologia Problemas e Práticas, 69, pp. 87-98. Valente, Isabel, Fernando Luís Machado e António Firmino da Costa (orgs.) (1995, 1990), Experiências e Papéis Profissionais de Sociólogos, Lisboa, Associação Portuguesa de Sociologia. Tavares, David (2011), Sociólogos e campos profissionais na saúde: perfis de actividades e desafios, Sociologia On Line: Revista da APS, 3. Silva, Sara Franco (2019), O campo da profissionalização da sociologia, dissertação de mestrado, ISCTE. Rodrigues, Maria de Lurdes (2012), Profissões: Lições e Ensaios, Lisboa, Almedina. Piriou, Odile (2006), La face caché de la sociologie. À la découverte des sociologues praticiens, Paris, Éditions Belin. Pinto, José Madureira (2004), Formação, tendências recentes e alternativas de desenvolvimento da sociologia em Portugal, Sociologia Problemas e Práticas, 46. Pinto, José Madureira (2007), A Sociologia em Portugal: formação, tendências recentes e alternativas de desenvolvimento, em Indagação Científica, Aprendizagens Escolares, Reflexividade Social, Porto, Afrontamento. Pimentel, Duarte (2016), Sociologia em Contextos. Um Inventário de Monografias Sobre Práticas Profissionais, Lisboa, Sílabo. Portfólio Profissional de Sociólogos: https://portfolioprofissionaldesociologos.wordpress.com/ Machado, Fernando Luís (1996), Profissionalização dos sociólogos em Portugal, Sociologia Problemas e Práticas, 20 Machado, Fernando Luís (2009), Meio século de investigação sociológica em Portugal: uma interpretação empiricamente informada, Sociologia, Revista da FULP, 19. Machado, F. L. (2022). O campo sociológico em Portugal: da pré-história à institucionalização avançada. Em: Investigação sociológica em Portugal: Um Guia Histórico e Analítico. Edições Afrontamento, pp. 35-65. Lahire, Bernard (dir.) (2002), À quoi sert la sociologie?, Paris, Éditions La Découverte. Gonçalves, Carlos Manuel, Cristina Parente e Luísa Veloso (2001), Licenciados em Sociologia: ritmos e formas de transição ao trabalho, Sociologia Revista da FLUP, 11. Gonçalves, Carlos Manuel (2007/2008), Análise sociológica das profissões: principais eixos de desenvolvimento, Sociologia Revista da FLUP, 17/18. Costa, António Firmino da (1993), Prática sociológica e deontologia profissional dos sociólogos, em Estruturas Sociais e Desenvolvimento, Actas do 2º. Congresso Português de Sociologia,, vol. II, Lisboa, Editorial Fragmentos. Carreiras, Helena, Fátima Freitas e Isabel Valente (orgs.) (1999), Profissão Sociólogo, Oeiras, Celta Editora. Baptista, Luís e Paulo Machado (2010), Our (scientific) community and our society: rethinking the role and dilemmas of national sociological associations: the Portuguese case, Sociologia On Line: Revista da Associação Portuguesa de Sociologia, 1, pp. 1-24. Associação Portuguesa de Sociologia (2013), Primeiro Inquérito às Práticas Profissionais dos Diplomados em Sociologia. Principais resultados http://www.aps.pt/?area=000&mid=000&sid=000&sid=000&cid=CNT5384506b8d9e9
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-24