Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
Esta u.c. tem como objectivos gerais o treino e aprofundamento de aprendizagens práticas na aplicação e integração de conhecimentos sociológicos teóricos e empíricos com vista a capacitar a investigação sociológica empírica através da construção de um projecto de investigação. Pretende-se ainda desenvolver aprendizagens de carácter mais geral como a capacidade de pesquisa pessoal, o trabalho em equipa, comunicar informação e reflectir sobre os seus próprios processos de acumulação de conhecimentos e competências.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Através da participação activa, reponsabilização e partilha na construção de um projecto de investigação, pretende-se que os alunos desenvolvam as competências práticas exigidas pela construção de um projecto de investigação com foco empírico, dando relevância à consistência entre teoria, metodologia e planeamento da análise. Assim, as principais competências a desenvolver nesta unidade curricular são: a) a formulação e identificação empírica de questões sociologicamente informadas; b) a utilização de conceitos, métodos e técnicas da sociologia na sua aplicação a questões concretas; c) a prática de recolha e processamento de informação empírica primária e secundária; d) a utilização de fontes bibliográficas, documentais e estatísticas em suportes papel e electrónico; e) a elaboração de um projecto sociológico e a sua apresentação oral e escrita.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Organização do trabalho (grupo ou individual) e definição dos temas de pesquisa. 2. Pesquisa bibliográfica e produção de fichas de leitura dos materiais consultados. 3. Consulta e discussão de estudos de referência. 4. Acesso e utilização de bases de dados disponíveis. 5. Definição da problemática; construção de hipóteses e modelo analítico; metodologia e técnicas de pesquisa 6. Apresentação e discussão do modelo analítico, metodologia e técnicas. 7. Elaboração dos instrumentos de recolha de informação. 8. Planeamento da pesquisa e cronograma. 9. Organização formal dos projectos de investigação para apresentação escrita e oral. 10. Apresentação e discussão final dos projectos de pesquisa.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Uma vez que os objectivos gerais e de aprendizagem se focam na aquisição e aprofundamento de competências práticas de aplicação de conhecimentos de ordem teórica, metodológica e técnica exigidas pela investigação sociológica, os conteúdos programáticos remetem necessariamente para a realização de tarefas que vão da pesquisa bibliográfica e documental à reflexão, formulação e construção conceptual interpretativa de questões sociológicas, percorrendo todas as etapas de preparação de um projecto de investigação sociológica, o qual virá a conhecer efectivação na u.c. de Laboratório que sucede a esta.
Avaliação / Assessment
A avaliação desta u. c. incide nas competências práticas formuladas nos objetivos e segue o modelo e as regras da Avaliação Contínua. Assim, exige a participação em pelo menos 2/3 das aulas. Em concreto, a avaliação incide sobre: 1) Assiduidade e participação (10%); 2) Três apresentações orais e três fichas de leitura (20%). As apresentações são de grupo, mas com avaliações individualizadas. As fichas de leitura são individuais; 3) Dois materiais de pesquisa elaborados e avaliados em grupo (20%); 4) Apresentação oral final do projeto de pesquisa (10%). A apresentação é de grupo, mas as avaliações são individualizadas; 5) Relatório escrito do projeto de pesquisa (40%). O relatório é um documento único com uma parte comum e partes individualizadas (uma por cada elemento do grupo) devidamente identificadas. A classificação do relatório é individual, tendo em conta a parte comum e as partes individualizadas Pela sua natureza, esta UC não prevê avaliação por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os estudantes farão um conjunto de exercícios passando pelas diversas etapas de construção de um projeto. Serão estimulados a avaliar criticamente estudos já realizados e a discutir exemplos de pesquisa, devendo construir eles próprios um projeto de investigação (individual ou em grupo) que será objeto de reflexão e revisão ao longo do semestre. Esta UC integra aulas laboratoriais e de seminário, orientação tutorial e trabalho pessoal dos estudantes (individual e em grupo).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Uma vez que os objetivos de aprendizagem se prendem com a aquisição e aprofundamento de competências práticas de aplicação de conhecimentos de ordem teórica, metodológica e técnica exigidas pela investigação sociológica; e sendo a UC centrada na realização de tarefas e procedimentos inerentes às diversas etapas de preparação de um projeto de investigação sociológica, as metodologias de ensino terão de ser necessariamente muito abertas e centradas no trabalho pessoal dos estudantes (individualmente e em grupo) numa combinatória de práticas laboratoriais, seminariais e de orientação tutorial, estimulando a criatividade, a imaginação sociológica e permanente (auto) avaliação crítica intrínsecas ao processo da investigação sociológica.
Observações / Observations
Esta UC funciona em estreita complementaridade e articulação temática e pedagógica com a UC de Laboratório de Relatório de Projetos em Sociologia, lecionada no 2º Semestre pela mesma equipa docente. O seu resultado final é um projeto de investigação em sociologia elaborado pelos estudantes, cuja concretização é levada a cabo naquele Laboratório do 2º Semestre com a construção, colheita e análise dos dados e elaboração final do relatório de investigação.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bell, J., Como realizar um projeto de investigação, 1997, Gradiva, Bryman, A., Research Methods and Organization Studies, 1989, Routledge, Burton, D. (ed.), Research Training for Social Scientists, 2002, Sage Publications, Creswell, J. W., Research Design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches, 2003, Sage Publications, Foddy, W., Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários, 1996, Celta Editora, Gilbert, N. (ed.), Researching Social Life., 1993, Sage Publications., Machado, F. L., Investigação Sociológica em Portugal. Um guia histórico e analítico, 2022, Edições Afrontamento, Quivy, R. & C. Luc Van, Manual de Investigação em Ciências Sociais., 2008, Gradiva, Silva, A. S. & J. M. Pinto (orgs.), Metodologia das Ciências Sociais, 1986, Edições Afrontamento,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Almeida, J. F. de & J. M. Pinto, A Investigação nas Ciências Sociais, 1982, Editorial Presença, Creswell, J. W., Research Design: Qualitative and Quantitative Approaches, 1994, Sage Publications, Nogueira, L. C., M, Ángel., J. M. Navarro & E. Lizcano, La observación científica: aproximación metodológica. Em L. C. Nogueira; M. Á. C. Nogueira & J. M. Navarro. Metodología de las Ciencias Sociales. Una Introducción Crítica (pp. 108-118)., 2005, Tecnos, O'Dochartaigh, N., The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, 2002, Sage Publications, Scott, John, A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, 1990, Polity Press, Velho, G., Observando o Familiar. Em Gilberto Velho. Individualismo e Cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea, 1980, Zahar,
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16