Planeamento
Aulas
Aula 1 - 2: Apresentação da unidade curricular
Breve apresentação da U.C.: objetivos, programa, bibliografia e modo de funcionamento pedagógico e de avaliação. Planeamento das aulas e tarefas organizativas. Constituição de grupos de trabalho e orientações para a definição de tópicos de pesquisa e início dos trabalhos.
Trabalho autónomo: Definição do tópico de pesquisa e reflexão sobre as suas incidências sociais e enquadramento sociológico. Pesquisa de bibliografia temática e técnica de suporte e acompanhamento desta tarefa (tarefas a realizar individualmente e em grupo).
Aula 3 - 4: Definição dos tópicos de pesquisa
Definição do tópico de pesquisa e elaboração de um pequeno texto para a sua apresentação escrita e oral, tendo em consideração as suas incidências sociais e relevo ou enquadramento sociológico. Pesquisa bibliográfica sobre o tópico com produção de fichas de leitura dos materiais consultados. Preparação da apresentação do tema de pesquisa a ter lugar na aula seguinte, o que inclui a elaboração de uma curta apresentação oral (powerpoint) e relatório escrito (tamanho aproximado de 1 folha A4) com breve definição geral do tópico/problema, problemáticas sociológicas de incidência e envolvimento social e elementos iniciais de suporte bibliográfico.
Trabalho autónomo:Finalização dos trabalhos iniciados na aula e continuação das tarefas de pesquisa de bibliografia temática e técnica de suporte e acompanhamento desta tarefa (tarefa a realizar individualmente e em grupo) que inclui produção de fichas de leitura dos materiais consultados (tarefa individual).
Aula 5 - 6: Apresentação e discussão dos tópicos de pesquisa. Pesquisa bibliográfica
Apresentação oral e discussão dos tópicos de pesquisa dos grupos de trabalho a partir da documentação elaborada para esse efeito. Continuação dos trabalhos de pesquisa bibliográfica orientada para o tópico, metodologia e desenho da pesquisa com produção de fichas de leitura dos materiais consultados. Em tempo letivo, os trabalhos de pesquisa bibliográfica podem ser realizados a partir dos recursos informáticos disponíveis em sala de aula ou justificar a ida e eventual permanência na biblioteca, sempre que não estejam em curso outras atividades em sala de aula.
Trabalho autónomo:
Continuação dos trabalhos de pesquisa de bibliografia temática e técnica de suporte à elaboração do projeto de pesquisa sobre o tópico escolhido, com produção de fichas de leitura dos materiais consultados (tarefa a realizar individualmente), com relevo para estudos de referência em torno da problemática relativa ao tema de pesquisa (tarefa de grupo).
Aula 7 - 8: Pesquisa, consulta e análise de estudos de referência
Pesquisa e escolha para consulta e análise de estudos de referência em torno da problemática de enquadramento dos temas de pesquisa. Preparação da apresentação oral de um desses estudos por cada grupo através da elaboração de uma curta apresentação oral (powerpoint) do estudo de referência escolhido pelo grupo, após obtido o acordo do docente, e dando relevo ao enquadramento teórico da respetiva problemática e modelo de análise (trabalho a realizar em grupo)!
Trabalho autónomo:
Continuação dos trabalhos de elaboração de uma curta apresentação oral (powerpoint) do estudo de referência escolhido pelo grupo (trabalho a realizar em grupo). Pesquisa de bibliografia temática e técnica de suporte à elaboração do projeto de pesquisa sobre o tópico escolhido com produção de fichas de leitura dos materiais consultados (tarefa a realizar individualmente).
Aula 9 - 10: Apresentação de estudos de referência
Apresentação oral e discussão dos estudos de referência.
Trabalho autónomo:
Pesquisa de bibliografia temática e técnica de suporte à elaboração do projeto de pesquisa sobre o tópico escolhido com produção de fichas de leitura dos materiais consultados (tarefa a realizar individualmente).
Aula 11 - 12: Acesso e utilização de bases de dados
Acesso e utilização de bases de dados com pertinência para o tópico de pesquisa de cada grupo de trabalho a partir dos recursos informáticos ao dispor na sala de aula ou dos próprios alunos. Elaboração de um pequeno relatório sobre a consulta de bases de dados relacionadas com tópico de pesquisa e avaliação da importância e pertinência dos dados (tarefa a realizar em grupo), com entrega ao docente na aula seguinte.
Trabalho autónomo:
Continuação dos trabalhos de consulta de bases de dados e de elaboração do respetivo relatório. Pesquisa de bibliografia temática e técnica de suporte à elaboração do projeto de pesquisa sobre o tema escolhido com produção de fichas de leitura dos materiais consultados (tarefa a realizar individualmente).
Aula 13 - 14: Definição da problemática e do modelo analítico
Definição da problemática, construção de hipóteses e modelo analítico, metodologia e técnicas de investigação, o que inclui a elaboração de uma curta apresentação oral (powerpoint) do modelo de análise, eventualmente com recurso a esquemas gráficos e definindo sumariamente a problemática e quadro conceptual de referência, as hipóteses de pesquisa, as dimensões de análise, bem como a metodologia e técnicas de recolha de informação. Esta definição deve especificar ainda a distribuição individual das dimensões de análise a desenvolver por cada membro do grupo (trabalho a realizar em grupo).
Trabalho autónomo:
Finalização da tarefa iniciada na aula (trabalho a realizar em grupo) e continuação da pesquisa de bibliografia temática e técnica de suporte à elaboração do projeto de pesquisa com produção de fichas de leitura dos materiais consultados (trabalhos a realizar individualmente).
Aula 15 - 16: Apresentação e discussão do modelo analítico
Apresentação e discussão do modelo analítico, metodologia, e técnicas de investigação. Embora tendo lugar na aula, esta apresentação e discussão poderá circunscrever-se apenas ao grupo de trabalho e ao docente, sem envolver toda a turma.
Trabalho autónomo:
Pesquisa de bibliografia temática e técnica de suporte à construção dos instrumentos de recolha de informação e construção de dados, visando a construção de indicadores e variáveis a partir do quadro operacional de hipóteses e conceitos do modelo de análise, com produção de fichas de leitura dos materiais consultados (trabalhos a realizar individualmente).
Aula 17 - 18: Elaboração dos instrumentos de recolha de informação
Discussão, orientações e início dos trabalhos visando a elaboração dos instrumentos de recolha de informação e construção de dados previstos no modelo de análise, tendo em conta as hipóteses de trabalho, operacionalização de conceitos, definição de indicadores e construção de variáveis relativas à pesquisa. Nesta fase, cada membro do grupo vai responsabilizar-se pela parte de recolha de informação respeitante à sua dimensão de análise (trabalhos a realizar individualmente e em grupo).
Trabalho autónomo:
Continuação dos trabalhos de construção dos instrumentos de recolha de informação (individualmente e em grupo). Pesquisa de bibliografia temática e técnica de suporte à elaboração dos instrumentos de recolha de informação com produção de fichas de leitura dos materiais consultados (trabalhos a realizar individualmente).
Aula 19 - 20: Discussão dos instrumentos de recolha de informação
Discussão e apoio docente à construção dos instrumentos de recolha de informação. Resolução dos principais problemas técnicos do instrumento de recolha de informação do projeto de pesquisa detetados no debate em grupo com o docente (trabalho a realizar individualmente e em grupo).
Trabalho autónomo:
Finalização dos trabalhos iniciados na aula visando a construção do instrumento de recolha de informação. Pesquisa de bibliografia técnica de suporte e acompanhamento desta tarefa (trabalhos a realizar individualmente).
Aula 21 - 22: Planeamento da pesquisa e cronograma. Organização formal dos projetos de investigação
Planeamento da pesquisa, cronograma, organização formal dos projetos de investigação e preparação da sua apresentação oral e escrita. Elaboração da apresentação oral (powerpoint) dos projetos tendo em conta a problemática teórica de enquadramento, as diferentes linhas de análise e hipóteses de trabalho, assim como as bases de argumentação analítica, apoiada na bibliografia compilada ao longo da elaboração do projeto e incluindo um plano sequencial em cronograma de desenvolvimento da pesquisa (tarefas individuais e de grupo).
Trabalho autónomo:
Finalização dos trabalhos iniciados em tempo de aula (tarefas individuais e/ou de grupo).
Aula 23 - 24: Apresentação final e discussão dos projetos de pesquisa
Apresentação final e discussão dos projetos de pesquisa.
Trabalho autónomo:
Redação do relatório de apresentação escrita do projeto, autonomizando as diferentes linhas ou dimensões de análise desenvolvidas por cada aluno membro do grupo, bem como a respetiva argumentação analítica e correspondente parcela do instrumento de recolha de informação, tendo em conta a bibliografia compilada ao longo da elaboração do projeto (tarefa a realizar em grupo e individualmente).