Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00832
Acrónimo :
00832
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição nesta UC exige a aprovação na UC Laboratório de Elaboração de Projetos em Sociologia, do 1º semestre do 3º ano.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta u.c. tem como objectivo o treino e aprofundamento de aprendizagens práticas e aplicação de competências de recolha, construção, tratamento, análise e interpretação de dados. Praticam-se ainda outras competências como a capacidade de pesquisa pessoal, o trabalho em equipa, a interpretação e análise de textos e informação empírica, bem como a elaboração e comunicação de argumentos fundamentados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


As principais competências a desenvolver são: a) identificação empírica e formulação de questões sociológicas; b) utilização de teorias, conceitos, métodos e técnicas de análise sociológica aplicadas a questões concretas; c) prática de recolha e processamento de dados empíricos; d) utilização de fontes bibliográficas, documentais e estatísticas; e) análise quantitativa e qualitativa de dados e treino de aplicações informáticas; f) aprendizagem da elaboração de relatórios de pesquisa e de apresentação de resultados de acordo com normas técnicas e regras de deontologia aplicáveis, bem como o reforço das competências de formulação e escrita que lhe são inerentes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Apresentação sucinta dos projectos de pesquisa e revisão dos instrumentos de recolha de informação. 2. Recolha de dados a partir dos instrumentos previamente construídos e das fontes identificadas. 3. Construção e validação dos dados recolhidos. 4. Selecção de técnicas e tratamento e análise dos dados recolhidos. 5. Interpretação analítica e apresentação formal dos dados (grelhas de análise, tabelas, gráficos, etc.). 6. Sistematização de resultados e explanação dos argumentos técnicos e científicos. 7. Planeamento e organização formal do relatório de pesquisa de acordo com normas técnicas, científicas e deontológicas aplicáveis. 8. Redacção do relatório de pesquisa para apresentação escrita e oral. 9. Apresentação oral e discussão final dos relatórios de investigação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Uma vez que os objectivos gerais e de aprendizagem se focam na aquisição e aprofundamento de competências práticas de aplicação de conhecimentos de ordem teórica, metodológica e técnica exigidas pela investigação sociológica, os conteúdos programáticos remetem necessariamente para a realização de tarefas que decorrem da formulação e construção conceptual e interpretativa de questões sociológicas, percorrendo todas as etapas de realização de um projecto de investigação sociológica, o qual foi previamente elaborado na u.c. de Laboratório que precede esta.

Avaliação / Assessment


Para atingir os seu objectivos, esta u.c. integra aulas laboratoriais, trabalho de campo, seminário, orientação tutorial e trabalho pessoal dos estudantes (individual e em grupo), participando num conjunto de exercícios que cobrem as principais etapas da realização de um relatório de pesquisa em Sociologia, incluindo o manuseamento e análise de informação secundária, com destaque para a recolha, construção, tratamento e interpretação de dados originais e sua apresentação oral e escrita. Dada a natureza essencialmente prática das aprendizagens, a Avaliação obedece ao modelo e regras da Avaliação ao longo do semestre, não há avaliação por exame, nem possibilidade de melhoria de classificação. Assim, a Avaliação exige a participação em pelo menos 2/3 das aulas programadas e compreende: a assiduidade e participação nas aulas (10%); os materiais de tratamento e análise de dados (20%); trabalho final escrito - relatório final - (60%) e a sua apresentação oral e debate em seminário (10%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para atingir os seu objectivos, esta u.c. integra aulas laboratoriais, trabalho de campo, seminário, orientação tutorial e trabalho pessoal dos estudantes (individual e em grupo), participando num conjunto de exercícios que cobrem as principais etapas da realização de um relatório de pesquisa em Sociologia, incluindo o manuseamento e análise de informação secundária, com destaque para a recolha, construção, tratamento e interpretação de dados originais e sua apresentação oral e escrita.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Uma vez que os objectivos de aprendizagem se prendem com a aquisição e aprofundamento de competências práticas de aplicação de conhecimentos de ordem teórica, metodológica e técnica exigidas pela investigação sociológica; e sendo a u.c. centrada na realização de tarefas e procedimentos inerentes às diversas etapas de realização de um projecto de investigação sociológica, as metodologias de ensino terão que ser necessariamente muito abertas e centradas no trabalho prático e pessoal dos estudantes (individualmente e em grupo) numa combinatória de práticas laboratoriais, seminariais e de orientação tutorial, estimulando a criatividade, a imaginação sociológica e permanente avaliação crítica sobre o curso do processo da investigação sociológica.

Observações / Observations


Esta u.c. funciona em estreita complementaridade e articulação temática e pedagógica com a u.c. de Laboratório de Elaboração de Projectos em Sociologia, leccionada no 1º Semestre pela mesma equipa docente. O seu objecto e foco de trabalho é a concretização do projecto de investigação em sociologia elaborado pelos estudantes naquele Laboratório do 1º Semestre, procedendo-se agora à construção, colheita e análise dos respectivos dados, assim como à elaboração do relatório final de investigação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Bryman, Alan & Duncan Cramer (2009), Quantitative Data Analysis with SPSS 14, 15 and 16: a guide for social scientists, London: Routledge. - Bryman, Alan & Melissa Hardy (2004), Handbook of data analysis. London: Sage Publ. - Burton, Dawn (ed.) (2000), Research Training for Social Scientists. London/Thousand Oaks/New Delhi: Sage Publ. - Creswell, J.W. (2003), Research Design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Thousand Oaks: Sage Publ. - Denzin, Norman K, Lincoln, Yvonna S. (2005), The Sage Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks: Sage Publ. - David (ed.) (2004), The Sage handbook of quantitative methodology for the social sciences. Thousand Oaks: Sage Publ. - Guerra, I. (2006), Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo. Sentidos e formas de uso, S. João do Estoril: Principia. - Krippendorf, K. (2004), Content Anlysis: An Introduction to its metodology. Newbury Park: Sage Publ.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Bardin, Laurence (2009), Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. - Bryman, Alan (2012) Social research methods. Oxford: Oxford University Press. - Bryman, Alan and Duncan Cramer (2003), Análise de dados em ciências sociais: introdução às técnicas utilizando o SPSS para Windows. Oeiras: Celta Editora. - Creswell, John W. (2007), Qualitative inquiry and research design: choosing among five approaches. London: Sage Publications - Dochartaigh, Nial Ó (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences. Londres: Sage Publications. - Foddy, William (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários. Oeiras: Celta Editora. - Lahire, Bernard (2002), Portraits Sociologiques - Dispositions et Variations Individuelles. Paris: Nathan. - Poirier, Jean (1995), Histórias de Vida. Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora. - Quivy, Raymond e Luc Van Campenhoudt (2008), Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-24