Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00833
Acrónimo :
00833
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
62.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2015/2016

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular pretende iniciar os estudantes no estudo das migrações internacionais, em geral, e da relação entre família e migrações, em particular.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


a) Compreensão dos processos de migração global e das suas dinâmicas. b) Identificação das problemáticas das famílias e das crianças em processo migratório. c) Compreensão das perspectivas culturais e dos comportamentos associados à mobilidade e situações de crianças em perigo. d) Conhecimento sobre quadros éticos e legais para a intervenção social sobre estas matérias.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução ao estudo das migrações internacionais 1.1. Questões conceptuais e metodológicas 1.2. Constituição das migrações 1.3. Integração dos migrantes 1.4. Migrações contemporâneas 2. Migrações e família: teoria e casos empíricos 2.1. Motivações e tipos de migração familiar 2.2. Famílias transnacionais 2.3. Parentalidade transnacional 3. Políticas de migração familiar 3.1. Políticas para a gestão das migrações familiares 3.1.1. As políticas migratórias 3.1.2. Restrições nas migrações familiares 3.1.3. Políticas de reagrupamento familiar 3.2. Políticas para a integração dos imigrantes 3.2.1. As atuais políticas de integração 3.2.2. O índice de políticas de integração de migrantes 3.2.3. Políticas de integração dos imigrantes em Portugal 4. Migrações e crianças: teoria, casos empíricos e estatísticas 4.1. Crianças deixadas para trás 4.2. Crianças refugiadas que procuram asilo 4.3. Políticas para crianças desacompanhadas 5. Apresentações pelos alunos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta unidade curricular procura fornecer aos alunos conhecimentos básicos sobre as tendências atuais dos fluxos migratórios e as principais categorias de migrantes, focando as perspectivas teórico-conceptuais da problemática. Será dedicada especial atenção aos vários fatores relativos às crianças em perigo e ao quadro legal e ético da intervenção. Estes objectivos são concretizados através das três partes do programa da UC, sendo a primeira parte centrada na análise dos principais fluxos migratórios, principais conceitos e teorias; a segunda, nas práticas transnacionais e de diáspora das famílias e crianças em mobilidade; e a terceira focando crianças e jovens em situações diversas de vulnerabilidade bem como o enquadramento da intervenção relativamente a estes problemas sociais.

Avaliação / Assessment


A avaliação desta UC terá por base uma apresentação seminarial a partir de um texto (30%) e um exame escrito (70%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas várias modalidades de ensino-aprendizagem, incluindo exposições teóricas, discussões seminariais, trabalho de grupo e exercícios práticos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A leitura dos textos da bibliografia de trabalho de apoio a cada aula permitirá conhecer os conteúdos programáticos na componente teórica das aulas, o docente apresenta os principais conteúdos programáticos e respectivos modos de operacionalização analítica, bem como as dimensões éticas e os quadros legais da intervenção social. Na componente das sessões seminariais, é promovida a reflexão colectiva e o debate em torno das matérias em análise e das formas de intervenção.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


King, Russel, et al (2010), The Atlas of Human Migration. Global Patterns of People on the Move, London, Earthscan. Goldin, Ian, Geoffrey Cameron and Meera Balarajan (2011), Leaving home: migration decisions and processes, in Ian Goldin, Geoffrey Cameron and Meera Blarajan, Exceptional People. How Migration Shaped Our World and Will Define Our Future, Princeton, Princeton University Press: 97-120. Carling, Jørgen, Cecilia Menjivar, & Leah Schmaltzbauer (2012), Central Themes in the Study of Transnational Parenthood, Journal of Ethnic and Migration Studies, 38:2, 191-217. Bryceson D & Vuorela U. (2002), Transnational families in 21st century, in Bryceson and Vuorela U (eds.), The Transnational Family: New European Frontiers and Global Networks. Oxford, Berg publishers, 3-30.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Zhu, Hong (2015), "Chinese immigrants' parental experiences in Norway". University of Stavanger. URL: http://hdl.handle.net/11250/298842 Karki, Jayanti (2015), "Creating a Social Network Post Migration: A Study of Unaccompanied Minors and Youth in Sweden". University of Gothenburg. URL: http://hdl.handle.net/2077/39506 Jones, Marshalee (2015), "Adoption and Conformity: Immigrant Parent's Feelings about Parenting in Norway". University of Stavanger. URL: http://hdl.handle.net/11250/298326 Dangol, Abhas (2015), "Parenting among Nepalese Families in Lisbon and Its Effect on Child Integration." Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE. Bajracharya, Manika, (2015), "Nepalese Women Migrants in Portugal and Their Experience with Socio-Cultural Integration." Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE. Amankwa, Lilian (2015), "The Role of Child Protection Professionals in Enhancing Parenting among Parents in Gothenburg". University of Gothenburg. Alessandri, Greta (2015), "Evaluating the Implementation of Article 22 of the UN Convention on the Rights of the Child in Uganda - Nakivale Refugee Settlement: Duty Bearers' and Children's Voices." Makerere University. * Thesis of MFamily (2015) on migration issues United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) (2008), Through the eyes of a child: refugee children speak about violence. A report on participatory assessments carried out with refugee and returnee children in Southern Africa 2005 - 2007. UNHCR: 1-26. URL: http://www.unhcr.org/47c804682.html Rossi, Andrea, Eva Jesperson and Rhea Saab (2005), Children, youth and migration. UNICEF: 1-43. URL: http://www.un.org/esa/population/migration/turin/Turin_Statements/UNICEF.pdf Newland, Kathleen (2014), What Is the Right Policy Toward Unaccompanied Children at U.S. Borders? Washington D. C., Migration Policy Institute. URL: http://migrationpolicy.org/news/what-right-policy-toward-unaccompanied-children-us-borders International Organization for Migration (2011), Unaccompanied Children on the Move. The work of the International Organization for Migration (IOM). Geneva, IOM. URL: http://publications.iom.int/bookstore/index.php?main_page=product_info&cPath=41_7&products_id=764 D'Emilio, Anna et al (2007), The Impact of International Migration: Children left behind in selected countries of Latin America and the Caribbean. United Nations Children's Fund (UNICEF), New York: 1-36. URL: http://www.unicef.org/socialpolicy/files/The_Impact_of_International_Migration_LAC.pdf * Other references United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR). Population Statistics. Web Database. http://popstats.unhcr.org/#_ga=1.261053065.589226797.1410242592 Yamanaka, Keiko, and Nicola Piper. 2005. Feminized Migration in East and Southeast Asia: Policies, Actions and Empowerment. http://unrisd.org/unrisd/website/document.nsf/ab82a6805797760f80256b4f005da1ab/06c975dec6217d4ec12571390029829a/$FILE/OP11 web.pdf. United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) (2015), World at War. UNHCR Global Trends, Forced Displacement in 2014. Geneva, UNHCR. URL: http://unhcr.org/556725e69.html United Nations High Commissioner for Refugees Regional Office (UNHCR) (2014), Children on the run. Unaccompanied children LEAVING Central America and Mexico and the Need for international Protection, United Nations High Commissioner for Refugees Regional Office for the United States and the Caribbean Washington, D.C.: 1-120. URL: http://www.unhcrwashington.org/sites/default/files/UAC_UNHCR_Children%20on%20the%20Run_Full%20Report.pdf Tereschenko, Antonia & Helena C. Araújo (2011), Ukrainian immigrant children's experiences of Portugal, Global Studies of Childhood, Vol 1-2. Strik, Tineke, Betty de Hart, Ellen Nissen (2013), Family Reunification: A barrier or facilitator of integration? A comparative study. HW Oisterwijk: Wolf Legal Publishers. http://research.icmpd.org/fileadmin/Research-Website/Project_material/Family_Reunification_EIF/FamilyReunification_transnational_report.pdf Ryan, Louise (2010), Transnational relations: family migration among recent Polish migrants in London, International Migration, 49 (2), 80-103. Doi:10.1111/j.1468-2435.2010.00618.x Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) (2015), International Migration Outlook 2015, Paris, OECD. Lemaitre, Georges (2005), The Comparability of International Migration Statistics. Problems and Prospects, OCDE, Statistics Brief 9/2005. URL: http://www.oecd.org/migration/mig/36064929.pdf Kohli, Ravi K. S. (2006), The sound of Silence: Listening to What Unaccompanied Asylum-Seeking Children Say and Do Not Say. British Journal of Social Work 36 (707-721). Eadaoin Ni Chaoimh and Emilie WhiteKofman, Eleonore, Sue Lukes & Pauline Aaron (2008), Family Migration Policies in the United Kingdom: Actors, Practices and Concerns, Vienna, International Centre for Migration Policy and Development - ICMPD. Huddleston, Thomas, Jan Niessen, Eadaoin Ni Chaoimh and Emilie White (2011), Migrant Integration Policy Index. Brussels, British Council and Migration Policy Group Goldin, Ian, Geoffrey Cameron and Meera Blarajan (2011), A Global Migration Agenda, in Ian Goldin, Geoffrey Cameron and Meera Blarajan, Exceptional People. How Migration Shaped Our World and Will Define Our Future, Princeton, Princeton University Press: 259-330. European Migration Network (2014), Asylum and Migration Glossary 3.0. A tool for better comparability produced by the European Migration Network. Luxembourg, European Commission. URL: http://ec.europa.eu/dgs/home-affairs/what-we-do/networks/european_migration_network/docs/emn-glossary-en-version.pdf Collett, Elizabeth (2015), The Asylum Crisis in Europe: Designed Dysfunction, Migration Policy Institute Europe. Website. Brussels, Migration Policy Institute Europe. URL: http://www.migrationpolicy.org/news/asylum-crisis-europe-designed-dysfunction Collett, Elizabeth and Milica Petrovic (2014), The future of immigrant integration in Europe: Mainstreaming approaches for inclusion. Brussels, Migration Policy Institute Europe. URL: http://www.migrationpolicy.org/research/future-immigrant-integration-europe-mainstreaming-approaches-inclusion Castles, Stephen, Hein de Haas and Mark J. Miller (2014), The Age of Migration. International Population Movements in the Modern World (5th edition). Hampshire, Palgrave. [soon in ISCTE library] Bak, Maren and Kerstin von Brömssen (2010), Interrogating Childhood and Diaspora through the voices of children in Sweden, Childhood, 17 (1), 113-128. Bailey, Adrian and Paul Boyle (2004), Untying and retying family migration in the New Europe, Journal of Ethnic and Migration Studies, 30:2, 229-241, DOI: 10.1080/1369183042000200678 Åkesson, Lisa (2009), Remittances and inequality in Cape Verde: the impact of changing family organization, Global Networks 9 (3) 381-398. ACP Observatory on Migration and International Organization for Migration (2012), Transnational families and the social and gender impact of mobility in ACP countries. URL: http://publications.iom.int/bookstore/free/Transnational_families.pdf * Complementary references

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16