Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não
Objetivos Gerais / Objectives
Após a conclusão bem-sucedida desta UC os estudantes deverão explicar as determinantes contextuais dos comportamentos dos indivíduos no contexto do trabalho, com especial destaque para os efeitos das práticas de gestão de recursos humanos, da cultura e da liderança.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Identificar o impacto do contexto, da estrutura e estratégia sobre o desempenho individual e organizacional OA2. Identificar os antecedentes principais do desempenho individual no trabalho OA3. Identificar as principais práticas de GRH e sua relação com o desempenho.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Evolução, contextos e desafios da Gestão de Recursos Humanos CP2. GRH e desempenho individual e organizacional CP3. As atividades e processos da GRH
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3
Avaliação / Assessment
1. A avaliação periódica Realização de um trabalho individual (70%) e de um trabalho de grupo (30%) 2. Avaliação final: Realização de provas finais/exame final (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Todas as aulas serão teórico-práticas, com o objectivo de apresentar os conceitos fundamentais e permitir a sua discussão. Esta abordagem destina-se a promover o trabalho autónomo e a capacidade de análise e de crítica por parte dos estudantes, bem assim como a combinação entre o conhecimento científico e o aplicado.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e de avaliação encontram-se alinhadas com os objectivos de aprendizagem de modo a estabelecerem entre si uma relação de reforço mútuo. Para todos os objectivos de aprendizagem os estudantes deverão realizar, de forma autónoma, a leitura artigos/livros (presentes na bibliografia) e de estudos de caso. O uso de métodos expositivos, combinado com a participação dos estudantes, permitirá introduzir os quadros teóricos em uso. O trabalho autónomo, na leitura do material de estudo e como na preparação dos casos, contribuirá para a consecução dos objetivos de aprendizagem
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Boselie, P. (2010), Strategic Human Resource Management. A Balanced Approach, Birkshire:McGraw-Hill Higher Education - Crawshaw, J., Budhwar, P. & Davis, a. (2014). Human Resource Management: Strategic & International Perspectives. London: SAGE. - Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH. - Martinez, L., Ferreira, A. & Lopes, M. (2013). Gerir pessoas: Exemplos de Boas Práticas em Portugal. Lisboa: Edições Silabo.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Tyson & York (2000). Essentials of HRM. Oxford: Butterworth Heinemann - Williams, M., McDaniel, M.. e Nguyen, N. (2006). A Meta-Analysis of the Antecedents and Consequences of Pay Level Satisfaction. Journal of Applied Psychology, 91 (2), 392-413. Schwartz, S. H. (2006). Value orientations: Measurement, antecedents and consequences across nations. In Jowell, R., Roberts, C., Fitzgerald, R. & Eva, G. (Eds.) Measuring attitudes cross-nationally - lessons from the European Social Survey. London: Sage. - Sekiou, Blondin, Fabi, Peretti, Bayad, Alis e Chevalier (2009). Gestão dos Recursos Humanos. Lisboa, Instituto Piaget. Marin-Garcia, J., & Tomas, J. (2016). Deconstructing AMO framework: A systematic review. Intangible Capital, 12, 1040?1087 Cowling, A. e Mailer, C. (2003). Gerir Recursos Humanos. Porto: Publicações Dom Quixote. - Iddenkinge, C., Roth, P., Putka, D. e Lanivich, S. (2011). Are you interested? A meta-analysis of relations between vocational interests and employee performance and turnover. Journal of Applied Psychology, 96 (6), 1167-1194. - Kalinoski, Z., Steele-Johnson, D., Peyton, E., Leas, K., Steinke, J. e Bowling, N. (2013). A meta-analytic evaluation of diversity training outcomes. Journal of Organizational Behavior, 34, 1076-1104. Colquitt, J., Scott, B., Rodell, J., Long, D., Zapata, C., Conlon, D., & Wesson, M. 2013. Justice at the millennium, a decade later: A meta-analytic test of social exchange and affect-based perspectives. Journal of Applied Psychology, 98: 199-236 Caetano, A. e Vala, J. (2002). Gestão de Recursos Humanos - Contextos, Processos e Técnicas. Lisboa: Editora RH. Buller, P. F., & McEvoy, G. M. 2012. Strategy, human resource management and performance: Sharpening the line of sight. Human Resource Management Review, 22: 43-56
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-10