Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Informática Aplicada
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
A UC Sociedade da Informação e do Conhecimento fornece uma introdução às modalidades pelas quais a informação e o conhecimento estruturam e são estruturados pelos sistemas sociais. Examina os papéis sociais, institucionais, políticos, legais e económicos da informação e do conhecimento na vida pública, incluindo como formas de novos média, novos canais de distribuição e novos sistemas de entrega que afetam os meios tradicionais de criar e disseminar informações e serviços. Serão igualmente abordadas mudanças que resultam de desenvolvimentos no ambiente de informação no nível individual, organizacional, do Estado e das empresas, e na sociedade como um todo. Entre os objetivos para esta unidade está o aprofundamento dos seguintes temas: 1) Teorias da Sociedade da Informação e do Conhecimento; 2) Os desafios societais do fosso digital; 3) A era dos dados, vigilância, cibersegurança e desafios éticos; 4) TIC e cidadania; 6) A transformação digital da administração pública.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Questões focais nos objetivos de aprendizagem (OA) incluem aquisição de conhecimentos nos seguintes âmbitos: OA1. Compreensão dos desafios colocados pelas redes digitais na sua complexidade técnica, política e social. OA2. Identificação dos impactos dos meios tecnológicos nas divisões digitais e exercício pleno da cidadania. OA3. Pensamento crítico sobre a relação entre política, ética e o valor da informação; OA4. Apreensão da abordagem da informação e conhecimento como fenómenos económicos e organizacionais; OA5. Compreensão da estrutura institucional da gestão da informação e do conhecimento; OA6. Entendimento sobre o papel dos profissionais da informação. OA7. Identificação dos impactos e processos de mudança no Estado e na administração pública associados à transformação digital.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A unidade curricular está estruturada em doze sessões relacionados com temas específicos ou conteúdos programáticos (CP) da UC Sociedade da Informação e do Conhecimento e que podemos dividir em 3 partes: Parte 1 - Transformação digital e mudança social CP1. Teorias da Sociedade da Informação e do Conhecimento; CP2. O fosso digital numa perspetiva nacional, europeia e global; CP3. A era dos dados: Big data, internet das coisas e desafios éticos; Parte 2 - Tecnologias da Informação e Comunicação, processos políticos e cidadania CP4. TIC, democracia e cidadania; CP5. Modelos de governação e governança eletrónica numa perspetiva comparada; Parte 3 - A transformação digital no Estado e na administração pública CP6. As Tecnologias da Informação e Comunicação na administração pública; CP7. Informação, território e smart cities; CP8. Tecnologias digitais, Educação, Mercado de Trabalho e ?Gamificação? nas organizações; CP9. Informação e saúde; CP10. Estado, Vigilância e Cibersegurança.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Focando-se em modelos teóricos e conceptuais e abordagens multidisciplinares em torno da Sociedade da Informação e do Conhecimento, os conteúdos programáticos (CP) da unidade curricular expressam de modo mais marcado os objetivos de aprendizagem (OA) da UC da seguinte forma: OA1: CP1, CP2, CP3, CP4, CP6, CP10 OA2: CP2, CP4, CP5 OA3: CP3, CP4, CP5 OA4: CP6, CP7, CP8, CP9 OA5: CP3, CP6, CP7, CP8, CP9, CP10 OA6: CP1, CP3, CP6, CP10 OA7: CP3, CP4, CP6, CP7, CP8, CP9, CP10
Avaliação / Assessment
Nas modalidades de avaliação temos as seguintes alternativas: 1) Avaliação Contínua: - Trabalho individual que consta da recensão crítica (50%) de um texto; - Trabalho escrito, individual ou em grupo, acompanhado de uma apresentação em aula (40%). O trabalho final tem de ser entregue no fim do semestre nas épocas definidas para o efeito nas normas da instituição. A capacidade de pesquisa, originalidade e a inovação irão pesar na avaliação. O tempo de trabalho é estimado em cerca de 20 horas de pesquisa bibliográfica e/ou de campo; - Participação/assiduidade (10%). A avaliação contínua exige uma assiduidade mínima, não podendo esta ser inferior a 2/3 das aulas efetivamente lecionadas. A média ponderada das notas dos elementos de avaliação sendo maior ou igual a 10 valores, dispensará o aluno de exame final. 2) Os estudantes que não optem pela avaliação contínua ou que nele não tenham aproveitamento, podem recorrer ao exame final (100% da nota) nas épocas previstas para o efeito.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os alunos irão realizar os momentos de avaliação, em consulta com o professor, que fará uma significativa contribuição académica ou pedagógica para a compreensão dos desafios contemporâneos relacionados com a Sociedade da Informação e do Conhecimento e da transformação digital nos vários âmbitos institucionais. A perspetiva será igualmente interdisciplinar, na articulação de diversas áreas do conhecimento relevantes para este campo, e multicultural. Será promovida a participação dos estudantes, indicando-se alguns temas ou questões a explorar durante as discussões em aula. No início da unidade curricular, a par da apresentação do plano de aulas, far-se-á: a indicação de referências específicas bibliográficas, documentais, pistas de pesquisa para abordagem das temáticas propostas; o agendamento dos momentos formais de intervenção discente. As metodologias de ensino assim como os resultados de aprendizagem focam-se nas competências necessárias para analisar criticamente a relação entre as tecnologias digitais e a sociedade, economia e Estado. Além disso, as metodologias de ensino, formas de avaliação e resultados de aprendizagem são desenhados de modo a facilitar e enfatizar a aprendizagem ativa e autónoma e a reflexão crítica dos estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência entre as metodologias de ensino e os objectivos da unidade curricular encontra-se assegurada dado que aos alunos é solicitada uma análise crítica e o aprofundamento das discussões em torno das matérias apresentadas numa cadeira de cariz teórico e com uma abordagem multidisciplinar.
Observações / Observations
Tratando-se de uma unidade curricular que encontra benchmarking em cadeiras semelhantes, como as leccionadas na USC Annenberg na cadeira de Network Society, procura-se dotar os alunos de uma relação de proximidade com as matérias leccionadas promovendo uma combinação de aprendizagem individual com a partilha em sala de aula e online da discussão das matérias apresentadas.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16