Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00842
Acrónimo :
00842
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
6.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Informática Aplicada

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A UC Sociedade da Informação e do Conhecimento fornece uma introdução às modalidades pelas quais a informação e o conhecimento estruturam e são estruturados pelos sistemas sociais. Examina os papéis sociais, institucionais, políticos, legais e económicos da informação e do conhecimento na vida pública, incluindo como formas de novos média, novos canais de distribuição e novos sistemas de entrega que afetam os meios tradicionais de criar e disseminar informações e serviços. Serão igualmente abordadas mudanças que resultam de desenvolvimentos no ambiente de informação no nível individual, organizacional, do Estado e das empresas, e na sociedade como um todo. Entre os objetivos para esta unidade está o aprofundamento dos seguintes temas: 1) Teorias da Sociedade da Informação e do Conhecimento; 2) Os desafios societais do fosso digital; 3) A era dos dados, vigilância, cibersegurança e desafios éticos; 4) TIC e cidadania; 6) A transformação digital da administração pública.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Questões focais nos objetivos de aprendizagem (OA) incluem aquisição de conhecimentos nos seguintes âmbitos: OA1. Compreensão dos desafios colocados pelas redes digitais na sua complexidade técnica, política e social. OA2. Identificação dos impactos dos meios tecnológicos nas divisões digitais e exercício pleno da cidadania. OA3. Pensamento crítico sobre a relação entre política, ética e o valor da informação; OA4. Apreensão da abordagem da informação e conhecimento como fenómenos económicos e organizacionais; OA5. Compreensão da estrutura institucional da gestão da informação e do conhecimento; OA6. Entendimento sobre o papel dos profissionais da informação. OA7. Identificação dos impactos e processos de mudança no Estado e na administração pública associados à transformação digital.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A unidade curricular está estruturada em doze sessões relacionados com temas específicos ou conteúdos programáticos (CP) da UC Sociedade da Informação e do Conhecimento e que podemos dividir em 3 partes: Parte 1 - Transformação digital e mudança social CP1. Teorias da Sociedade da Informação e do Conhecimento; CP2. O fosso digital numa perspetiva nacional, europeia e global; CP3. A era dos dados: Big data, internet das coisas e desafios éticos; Parte 2 - Tecnologias da Informação e Comunicação, processos políticos e cidadania CP4. TIC, democracia e cidadania; CP5. Modelos de governação e governança eletrónica numa perspetiva comparada; Parte 3 - A transformação digital no Estado e na administração pública CP6. As Tecnologias da Informação e Comunicação na administração pública; CP7. Informação, território e smart cities; CP8. Tecnologias digitais, Educação, Mercado de Trabalho e ?Gamificação? nas organizações; CP9. Informação e saúde; CP10. Estado, Vigilância e Cibersegurança.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Focando-se em modelos teóricos e conceptuais e abordagens multidisciplinares em torno da Sociedade da Informação e do Conhecimento, os conteúdos programáticos (CP) da unidade curricular expressam de modo mais marcado os objetivos de aprendizagem (OA) da UC da seguinte forma: OA1: CP1, CP2, CP3, CP4, CP6, CP10 OA2: CP2, CP4, CP5 OA3: CP3, CP4, CP5 OA4: CP6, CP7, CP8, CP9 OA5: CP3, CP6, CP7, CP8, CP9, CP10 OA6: CP1, CP3, CP6, CP10 OA7: CP3, CP4, CP6, CP7, CP8, CP9, CP10

Avaliação / Assessment


Nas modalidades de avaliação temos as seguintes alternativas: 1) Avaliação Contínua: - Trabalho individual que consta da recensão crítica (50%) de um texto; - Trabalho escrito, individual ou em grupo, acompanhado de uma apresentação em aula (40%). O trabalho final tem de ser entregue no fim do semestre nas épocas definidas para o efeito nas normas da instituição. A capacidade de pesquisa, originalidade e a inovação irão pesar na avaliação. O tempo de trabalho é estimado em cerca de 20 horas de pesquisa bibliográfica e/ou de campo; - Participação/assiduidade (10%). A avaliação contínua exige uma assiduidade mínima, não podendo esta ser inferior a 2/3 das aulas efetivamente lecionadas. A média ponderada das notas dos elementos de avaliação sendo maior ou igual a 10 valores, dispensará o aluno de exame final. 2) Os estudantes que não optem pela avaliação contínua ou que nele não tenham aproveitamento, podem recorrer ao exame final (100% da nota) nas épocas previstas para o efeito.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os alunos irão realizar os momentos de avaliação, em consulta com o professor, que fará uma significativa contribuição académica ou pedagógica para a compreensão dos desafios contemporâneos relacionados com a Sociedade da Informação e do Conhecimento e da transformação digital nos vários âmbitos institucionais. A perspetiva será igualmente interdisciplinar, na articulação de diversas áreas do conhecimento relevantes para este campo, e multicultural. Será promovida a participação dos estudantes, indicando-se alguns temas ou questões a explorar durante as discussões em aula. No início da unidade curricular, a par da apresentação do plano de aulas, far-se-á: a indicação de referências específicas bibliográficas, documentais, pistas de pesquisa para abordagem das temáticas propostas; o agendamento dos momentos formais de intervenção discente. As metodologias de ensino assim como os resultados de aprendizagem focam-se nas competências necessárias para analisar criticamente a relação entre as tecnologias digitais e a sociedade, economia e Estado. Além disso, as metodologias de ensino, formas de avaliação e resultados de aprendizagem são desenhados de modo a facilitar e enfatizar a aprendizagem ativa e autónoma e a reflexão crítica dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência entre as metodologias de ensino e os objectivos da unidade curricular encontra-se assegurada dado que aos alunos é solicitada uma análise crítica e o aprofundamento das discussões em torno das matérias apresentadas numa cadeira de cariz teórico e com uma abordagem multidisciplinar.

Observações / Observations


Tratando-se de uma unidade curricular que encontra benchmarking em cadeiras semelhantes, como as leccionadas na USC Annenberg na cadeira de Network Society, procura-se dotar os alunos de uma relação de proximidade com as matérias leccionadas promovendo uma combinação de aprendizagem individual com a partilha em sala de aula e online da discussão das matérias apresentadas.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Education for a post-work future: Automation, precarity, and stagnation. In Education and Technological Unemployment (pp. 245-262). Springer, Singapore. da Silva, L. V. (2020). Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: três perspectivas possíveis. Revista de Estudos Universitários-REU, 46(1), 143-159. Coutinho, C. P., & Lisbôa, E. S. (2011). Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, Vol. XVIII, nº 1, 5 - 22 Contreras-Espinosa, R. S., & Blanco-M, A. (2021). A Literature Review of E-government Services with Gamification Elements. International Journal of Public Administration, 1-17. 8. Tecnologias digitais, Educação, Mercado de Trabalho e ?Gamificação? nas organizações Matos, A., Pinto, B., Barros, F., Martins, S., Martins, J., & Au-Yong-Oliveira, M. (2019, April). Smart cities and smart tourism: What future do they bring?. 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Transformação Digital na Administração Pública Brasileira: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista FSA, 19(5). Alves, D. R., & Stoffel, A. C. A. (2022). O digital como prioridade da Comissão Europeia: Breve análise sobre a transformação digital no âmbito da União Europeia. 6. As Tecnologias da Informação e Comunicação na administração pública Tomura, N., Uehara, S., Kaneta, K., Hara, R., Sasaki, R., Tsuchida, M., ... & Yamashita, M. (2021). Construction of The E-Government: Case Study of Japan and Estonia. International Journal for Applied Information Management, 1(3), 145-151. Nishimura, A. Z. D. F. C., Au-Yong-Oliveira, M., & Walter, C. E. (2021). Uma avaliação do Governo Eletrónico em Portugal sob a Ótica dos Utilizadores. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, E41, 585-603 European eGovernment Benchmark (2020). European eGovernment Benchmark 2020. Comissão Europeia. Dias, R. C., & Gomes, M. A. S. (2021). 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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16