Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00843
Acrónimo :
00843
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Domínio básico da leitura de inglês.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências para utilizar um Sistema de Gestão de Bases de Dados (SGBD) relacional para desenvolver bases de dados, implementar sistemas de informação e usar a linguagem SQL.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a: OA1. Usar o modelo relacional para desenhar bases de dados; OA2. Desenvolver bases de dados relacionais utilizando um SGBD relacional; OA3. Utilizar a linguagem SQL num SGBD relacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os conteúdos programáticos (CP) são os seguintes: 1. Modelo Relacional e Álgebra Relacional; 2. Introdução aos SGBD Relacionais; 3. Introdução à Linguagem SQL (Structured Query Language); 4. Introdução ao VBA; 5. Concorrência e Transações; 6. Introdução aos SGBD open source.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Modelo Relacional e Álgebra Relacional: contribui para os objetivos OA1 (Usar o modelo relacional para desenhar bases de dados) e OA2 ( Desenvolver bases de dados relacionais) 2. Introdução aos SGBD Relacionais: contribui para o objetivo OA2 (Desenvolver bases de dados relacionais) 3. Introdução à Linguagem SQL (Structured Query Language): contribui para o objetivo OA3 (Utilizar a linguagem SQL) 4. Introdução ao VBA: contribui para os objetivos OA2 ( Desenvolver bases de dados relacionais) e OA3 (Utilizar a linguagem SQL) 5. Concorrência e Transações: contribui para os objetivos OA2 ( Desenvolver bases de dados relacionais) e OA3 (Utilizar a linguagem SQL) 6. Introdução aos SGBD open source: contribui para os objetivos OA2 ( Desenvolver bases de dados relacionais) e OA3 (Utilizar a linguagem SQL).

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho prático (50%) - trabalho em grupo, a entregar durante o período letivo; - Teste escrito individual (50%) - teste teórico/prático individual sem consulta, a realizar na 1ª época de avaliações. A média ponderada das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação) constituirá a nota final deste regime. Exame Final: Os alunos vão a exame final caso tenham optado por este regime ou não tenham obtido nota positiva na avaliação ao longo do semestre. O Exame inclui uma parte escrita (70%) e uma parte prática em computador (30%) – 1ª época, 2ª época e época especial.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teórico-práticas em laboratório com a duração de 1,5 horas. Nas aulas serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 10 horas semanais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, a seguir apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem (OA): As Aulas Expositivas são fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pois esta UC requer a aprendizagem de conceitos teóricos abrangendo todos os OA. Também as Aulas Participativas são fundamentais para atingir os objetivos de todos os OA. As Aulas Ativas são fundamentais para atingir os objetivos OA2 (Desenvolver bases de dados relacionais utilizando um SGBD relacionalo) e OA3 (Utilizar a linguagem SQL num SGBD relacional). O Trabalho Autónomo é transversal a todos os AO. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objetivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Teste escrito individual: OA1, OA2, OA3 - Trabalho prático: OA2, OA3.

Observações / Observations


Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning. Recomenda-se a consulta do Interactive SQL tutorial em http://sqlzoo.net/

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Alturas, Bráulio (2022). Introdução aos Sistemas de informação Organizacionais, 2ª Edição, Edições Sílabo, ISBN 978-989-561-265-9. - Damas, Luís (2017). SQL, 14ª Edição, FCA Editora, ISBN 978-972-722-829-4. - Pereira, José Luís (1998). Tecnologias de Bases de Dados, 3ª Edição, FCA Editora, ISBN 978-972-722-143-1.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Caldeira, Carlos Pampulim (2011). A Arte das Bases de Dados, Edições Sílabo, ISBN 978-972-618-627-4. - Date, Christopher J. (2004). An introduction to Database Systems, 8th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-032-119-784-9. - Elmasri, Ramez & Navathe, Shamkant (2010). Fundamentals of Database Systems, 6th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-013-608-620-8. - Gouveia, Feliz (2021). Bases de Dados - Fundamentos e Aplicações, 2ª Edição Aumentada, FCA Editora, ISBN: 978-972-722-901-7. - Laudon, Kenneth C. & Laudon, Jane P. (2020). Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 16th Edition, Pearson, ISBN 978-129-229-656-2. - Loureiro, Henrique (2004). Curso Avançado de Programação em Access com VBA, FCA Editora, ISBN 978-972-722-426-5. - McNurlin, Barbara; Sprague Jr., Ralph & Bui, Tung (2009). Information Systems Management, 8th Edition, Prentice Hall, ISBN 978-013-243-715-8. - Neves, Jorge (2011). Fundamental do Access 2010, FCA Editora, ISBN 978-972-722-719-8. - Silberschatz, Avi; Korth, Henry F. & Sudarshan, S. (2010). Database System Concepts, 6th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-007-352-332-3. - Ullman, Jeffrey D. & Widom, Jennifer (2007). A First Course in Database Systems, 3rd Edition, Prentice Hall, ISBN 978-013-600-637-4.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30