Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00843
Acrónimo :
00843
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências para utilizar um SGBD relacional para desenvolver bases de dados, implementar sistemas de informação e usar a linguagem SQL.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a: 1. Usar o modelo relacional para desenhar bases de dados; 2. Desenvolver bases de dados relacionais utilizando um SGBD relacional; 3. Utilizar a linguagem SQL num SGBD relacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Modelo Relacional e Álgebra Relacional; 2. Introdução aos SGBD Relacionais (desenho de tabelas, consultas, formulários, macros e relatórios); 3. Introdução à Linguagem SQL (Structured Query Language); 4. Introdução ao VBA; 5. Concorrência e Transações 6. Introdução aos SGBD open source.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Modelo Relacional e Álgebra Relacional: OA1, OA2 2. Introdução aos SGBD Relacionais: OA2 3. Introdução à Linguagem SQL (Structured Query Language): OA3 4. Introdução ao VBA: OA2, OA3 5. Concorrência e Transações: OA2, OA3 6. Introdução aos SGBD open source: OA2, OA3

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica: - Trabalho prático (50%) - trabalho em grupo, a entregar durante o período letivo; - Teste escrito individual (50%) - teste teórico/prático individual sem consulta, a realizar na época normal de avaliações. A média ponderada das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação) constituirá a nota final deste regime. Exame Final: Os alunos vão a exame final caso tenham optado por este regime ou não tenham obtido nota positiva na avaliação contínua. O Exame inclui uma parte esctrita (70%) e uma parte prática em computador (30%) .

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teórico-práticas em laboratório com a duração de 2 horas. Nas aulas serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 10 horas semanais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, a seguir apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1, OA2, OA3 2. Aulas Participativas: OA1, OA2, OA3 3. Aulas Ativas: OA2, OA3 4. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os AO. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de e os objetivos de aprendizagem. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objetivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Teste escrito individual: OA1, OA2, OA3 - Trabalho prático: OA2, OA3

Observações / Observations


Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning do ISCTE-IUL, onde também serão publicados os resultados da avaliação. Recomenda-se a consulta do Interactive SQL tutorial em http://sqlzoo.net/

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Pereira, José Luís (1998). Tecnologias de Bases de Dados, 3ª Edição, FCA Editora, ISBN 978-972-722-143-1. - Damas, Luís (2017). SQL, 14ª Edição, FCA Editora, ISBN 978-972-722-829-4. - Alturas, Bráulio (2022). Introdução aos Sistemas de informação Organizacionais, 2ª Edição, Edições Sílabo, ISBN 978-989-561-265-9.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Ullman, Jeffrey D. & Widom, Jennifer (2007). A First Course in Database Systems, 3rd Edition, Prentice Hall, ISBN 978-013-600-637-4. - Silberschatz, Avi; Korth, Henry F. & Sudarshan, S. (2010). Database System Concepts, 6th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-007-352-332-3. - Ramakrishnan, Raghu & Gehrke, Johannes (2002). Database Management Systems, 3rd Edition, McGraw-Hill, ISBN 978-007-246-563-1. - Neves, Jorge (2011). Fundamental do Access 2010, FCA Editora, ISBN 978-972-722-719-8. - McNurlin, Barbara; Sprague Jr., Ralph & Bui, Tung (2009). Information Systems Management, 8th Edition, Prentice Hall, ISBN 978-013-243-715-8. - Magalhães, Alberto (2013). SQL Server 2012: Curso Completo, FCA Editora, ISBN 978-972-722-746-4. - Loureiro, Henrique (2004). Curso Avançado de Programação em Access com VBA, FCA Editora, ISBN 978-972-722-426-5. - Laudon, Kenneth & Laudon, Jane (2009). Management Information Systems, 11th Edition, Prentice Hall, ISBN 978-013-607-846-3. - Elmasri, Ramez & Navathe, Shamkant (2010). Fundamentals of Database Systems, 6th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-013-608-620-8. - Date, Christopher J. (2003). An introduction to Database Systems, 8th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-032-119-784-9. - Caldeira, Carlos Pampulim (2011). A Arte das Bases de Dados, Edições Sílabo, ISBN 978-972-618-627-4.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16