Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00846
Acrónimo :
00846
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nao tem

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular visa dotar os alunos de ferramentas operativas em matéria de construção de um projeto, ancorado na realidade portuguesa, no sector do património cultural.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá estar em situação de: OA1 - Dominar os métodos e as técnicas de desenho de projetos culturais OA2 - Aplicar os conhecimentos em matéria de construção de projetos culturais ao contexto português

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1 - Conceitos introdutórios 1.1. Conceito de património cultural; 1.2. Definição e caraterísticas do projecto; 1.3. O trabalho por projecto no sector cultural CP2 - O Desenho de um Projecto Cultural 2.1. O Diagnóstico 2.2. A Definição do projecto 2.3. A Produção do projecto CP3 - O sector da Cultura em Portugal 3.1. Delimitação e estrutura do sector cultural; 3.2. Políticas culturais públicas; 3.3. Agentes 3.4. O domínio do património cultural 3.5. Campos de ação para projetos culturais de património; o caso dos projetos turísticos 3.6. Caracterização económica do SCC: constrangimentos e oportunidades

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


CP1 - OA 1, 2 CP2 - OA 1, 2 CP3 - OA 2

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica centrada na elaboração de um projeto cultural e concretiza-se em dois momentos: 1. Apresentação oral individual na sala de aula do trabalho/projeto cultural (30%); 2. Entrega do trabalho/projeto cultural individual por escrito no final das aulas (70%). Em alternativa, realização de exame final (1ª e 2ª época).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia assenta em aulas expositivas sobre os conteúdos programáticos, com demonstração de casos de estudo, e no estudo individual tendo por base a bibliografia e o interesse específico do aluno inerente à seleção do projeto cultural que se propõe construir.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teóricas permitem ao aluno adquirir os conhecimentos e competências básicas, apoiados em casos práticos que ilustram as aprendizagens. A elaboração de um projeto cultural constitui um instrumento de aprendizagem fundamental para consolidar os conhecimentos, funcionando ao mesmo tempo como uma oportunidade de construir um projeto para ser implementado.

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário".

Bibliografia Principal / Main Bibliography


BONET, Lluís, CASTAÑER, Xavier e FONT, Josep (eds.) (2006[2001]), Gestión de Proyectos Culturales: Análisis de Casos, Barcelona, Ariel. GINSBURGH, V. A. e THROSBY, D., (eds.) (2006), Handbook of the Economics of Art and Culture, vol 1, Amsterdão, Elsevier, (E.172 Han v.1 2 ex) PATIN, Valéry (1999), ?Cultura e Turismo: para uma Economia de Mercado? in Pedra&Cal, Ano I, nº 3, Jul/Ago/Set. RALLET, Alain (2001), ?Le Patrimoine et l?Économie? in Pays d?Art et d?Histoire et Pôles d?Économie du Patrimoine, Paris, La Documentation Française. ROSELLÓ-CEREZUELA, David (2007[2004]), Diseño y Evaluación de Proyectos Culturales, Barcelona, Ariel. SARLANGA, Emmanuelle (1997), Les Routes Touristiques. De la Conception à l?Animation, Paris, ACFCI. TINOCO, Alfredo (2012), "Alfredo Tinoco: Artigos e comunicações", Cadernos de Sociomuseologia, 42.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


AAVV (2004), Públicos da Cultura, Lisboa, OAC. AAVV (2006), The Economy of Culture in Europe, Bruxelas, KEA (document eletrónico) CARVALHO, José Maria Lobo de (2007), Conservação do Património. Políticas de Sustentabilidade Económica, Tese de Doutoramento apresentada ao Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. FORTUNA, Carlos e LEITE, Rogerio Proença (orgs.) (2009), Plural de Cidade: Novos Léxicos Urbanos, Coimbra, Almedina. GREFFE, Xavier (1999), La Gestion du Patrimoine Culturel, Paris, Anthropos. MENGER, Pierre-Michel (2005[2002]), Retrato do Artista Enquanto Trabalhador. Metamorfoses do Capitalismo, Lisboa, Roma Editora. SANTOS, Maria de Lourdes Lima dos e PAIS, José Machado (orgs.) (2010), Novos Trilhos Culturais. Práticas e Políticas, Lisboa, ICS.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16