Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00846
Acrónimo :
00846
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nao tem

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular visa dotar os alunos de ferramentas tendentes à construção de um projeto cultural, ancorado na realidade do contexto cultural português, com foco no domínio do património cultural. As matérias lecionadas são ancoradas na revisão teórica dos principais temas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá estar em situação de: OA1- Identificar as componentes essenciais do projeto cultural; OA2- Posicionar o projeto enquanto ferramenta de ação cultural, com destaque para o contexto português; OA3- Identificar os métodos e as técnicas de desenho de projetos culturais, incluindo a avaliação. OA4- Identificar as principais oportunidades para a construção de projetos culturais, em especifico no domínio do património OA5- Aplicar os conhecimentos na construção de projetos culturais OA6- Apresentar um projeto cultural

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1 - Conceitos introdutórios 1.1. Conceito de património cultural; 1.2. Definição e caraterísticas do projecto; 1.3. O trabalho por projecto no sector cultural CP2 - O Desenho de um Projecto Cultural 2.1. O Diagnóstico 2.2. A Definição do projecto 2.3. A Produção do projecto 2.4. Fazer um pitch de um projeto cultural CP3 - O sector da Cultura em Portugal 3.1. Delimitação e estrutura do sector cultural; 3.2. Políticas culturais públicas; 3.3. Agentes 3.4. O domínio do património cultural 3.5. Campos de ação para projetos culturais de património; o caso dos projetos turísticos 3.6. Caracterização económica do SCC: constrangimentos e oportunidades

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos, na generalidade, contribuem para o objetivo geral definido para esta UC, que se assume como uma unidade de carácter eminentemente prático, direconada para construção efetiva de propostas culturais. Através dos CP1 poderá corresponder-se aos OA1 e parcialmente aos OA2, uma vez que aos alunos será dada informação sobre as componentes do projeto e a sua relevância enquanto modelo de ação no setor cultural em Portugal; a associação ao OA4 é também posível através dos CP1 onde se faz a identificação de oportunidades de ação. Os CP2 associam-se aos OA2, OA3, OA5 e OA6, uma vez que fornecem informação, de natureza prática, que permite o desenvolvimento de projetos. Os CP3 associam-se aos OA2 e OA4 de forma mais directa, fornecendo as indicações de construção do enquadramento do setor cultural protuguês e do domínio do património cultural, que permitem a aplicação dos conhecimentos.

Avaliação / Assessment


Modalidade de avaliação ao longo do semestre. O instrumento para avaliação consiste na elaboração de um projeto cultural e consiste em dois momentos: 1. Apresentação oral individual projeto cultural (com um valor de 30% na nota final), seguindo uma metodologia pechakucha (20 slides máximo, com 20 segundos por slide, caso exista apresentação multimedia). 2. Trabalho escrito do projeto cultural individual, apresentado previamente (70%). Os trabalhos escritos devem considerar uma dimensão entre os 6000-7000 palavras (15 páginas A4), excluindo bibliografia. É obrigatório incluir a bibligrafia no trabalho escrito, que deve seguir o modelo de formatação gráfica em vigor na ESPP. Para a escolha do projeto a desenvolver, os alunos devem desenvolver as suas ideias em torno das seguintes áreas temáticas: a) Intersecção do Património com Turismo; b) Intersecção do Património com Artes; c) Património e Comunicação; d) Património e Interpretação; e) Património e transição digital; f) Intersecção do Património com cidadania, governança e política. A assiduidade às aulas não constitui critério de avaliação, mas a presença dos alunos estimula o debate, a melhor apreensão dos conhecimentos e o esclarecimento de dúvidas "a quente".

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia assenta em aulas expositivas sobre os conteúdos programáticos e tem uma forte componente de análise de casos de estudo, estabelecendo os paralelos com a matéria teórica, numa metodologia de identificar soluções incorrectas e propor intervenções mais adequadas. A discussão e o debate em sala de aula são essenciais para esta dinâmica, com situações de trabalho que são propostas aos alunos, que nelas trabalham individualmente e, coletivamente, se debatem. A apresentação, por parte de entidades e convidados, de projetos culturais constitui uma oportunidade para os alunos verificarem a concretização da matéria dada em aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A informação teórica passada em contexto de sala de aula permite ao aluno adquirir os conhecimentos e competências básicas, cumprindo parcialmente os objetivos propostos. A análise de estudos de caso ajuda e permite a visualização no concreto da teoria exposta, dando suporte aos objetivos eminentemente práticos da UC, além de que promove o trabalho autónomo dos alunos, o que contribui para um debate mais reflexivo e rico. A existência de convidados, em regime de aula aberta, suporta a passagem da teoria à prática e encoraja a execução de projetos, através de uma filosofia de "erros a evitar", como potenciaora de aprendizagens. A apresentação oral é essencial para uma lógica de trabalho em projeto, em que a síntese da ideia essencial e a sua comunicação constituem ferramentas para operar nesta modalidade de trabalho. A entrega de um trabalho escrito permite a validação teórica dos conhecimentos adquiridos e a relação entre abordagens académicas e operativas.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


BONET, Lluís, CASTAÑER, Xavier e FONT, Josep (eds.) (2006[2001]), Gestión de Proyectos Culturales: Análisis de Casos, Barcelona, Ariel. GINSBURGH, V. A. e THROSBY, D., (eds.) (2006), Handbook of the Economics of Art and Culture, vol 1, Amsterdão, Elsevier, (E.172 Han v.1 2 ex) PATIN, Valéry (1999), ?Cultura e Turismo: para uma Economia de Mercado? in Pedra&Cal, Ano I, nº 3, Jul/Ago/Set. RALLET, Alain (2001), ?Le Patrimoine et l?Économie? in Pays d?Art et d?Histoire et Pôles d?Économie du Patrimoine, Paris, La Documentation Française. ROSELLÓ-CEREZUELA, David (2007[2004]), Diseño y Evaluación de Proyectos Culturales, Barcelona, Ariel. SARLANGA, Emmanuelle (1997), Les Routes Touristiques. De la Conception à l?Animation, Paris, ACFCI. TINOCO, Alfredo (2012), "Alfredo Tinoco: Artigos e comunicações", Cadernos de Sociomuseologia, 42.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


AAVV (2004), Públicos da Cultura, Lisboa, OAC. AAVV (2006), The Economy of Culture in Europe, Bruxelas, KEA (document eletrónico) CARVALHO, José Maria Lobo de (2007), Conservação do Património. Políticas de Sustentabilidade Económica, Tese de Doutoramento apresentada ao Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. FORTUNA, Carlos e LEITE, Rogerio Proença (orgs.) (2009), Plural de Cidade: Novos Léxicos Urbanos, Coimbra, Almedina. GREFFE, Xavier (1999), La Gestion du Patrimoine Culturel, Paris, Anthropos. MENGER, Pierre-Michel (2005[2002]), Retrato do Artista Enquanto Trabalhador. Metamorfoses do Capitalismo, Lisboa, Roma Editora. SANTOS, Maria de Lourdes Lima dos e PAIS, José Machado (orgs.) (2010), Novos Trilhos Culturais. Práticas e Políticas, Lisboa, ICS.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-18