Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Dotar os alunos dos conhecimentos aplicados de análise e formulação do plano de marketing com recurso a casos de estudo reais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: a) Identificar o papel do marketing nas organizações; b) Identificar o potencial de mercado de cada negócio; c) Identificar formas de desenvolvimento de negócio; d) Diferenciar as variáveis estratégicas das tácticas ao nível do marketing; e) Adquirir conhecimentos sobre as ferramentas de marketing; f) Conceber estratégias de marketing; g) Adquirir conhecimentos sobre a realização de um Plano de Marketing. h) Explorar inovações de negócios sustentáveis.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. O Marketing e a gestão. 2. Marketing estratégico, as principais decisões: posicionamento, mercado-alvo e segmentação; 3. Marketing operacional: as principais variáveis; 4. Elaboração de estratégias de marketing e plano de marketing focada em negócios responsáveis.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A relação entre tópicos programáticos e os objetivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos: Objetivo A: coberto pelo tópico programático 1) Objetivo B: coberto pelo tópico programático 2) Objetivo C: coberto pelo tópico programático 2, 3, 4) Objetivo D: coberto pelo tópico programático 2, 3) Objetivo E: coberto pelo tópico programático 3, 4) Objetivo F: coberto pelo tópico programático 4) Objetivo G: coberto pelo tópico programático 4)
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Trabalhos de grupo (50%) - Exame final (50%) Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Expositivo Aos alunos é também pedida a sua participação na: 2. Realização de casos práticos; 3. Discussão nas aulas. Na discussão de casos e exercícios, os alunos devem ser activos e compreender que uma discussão participada é mais rica que uma correcção de um docente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência da relação entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem é garantida pelas seguintes associações: Objetivo A: processo de ensino-aprendizagem 1, 3) Objetivo B: processos de ensino-aprendizagem 1), 2) Objetivo C: processos de ensino-aprendizagem 1), 2) Objetivo D: processos de ensino-aprendizagem 1, 3) Objetivo E: processos de ensino-aprendizagem 1) Objetivo F: processos de ensino-aprendizagem 1, 2) Objetivo G: processos de ensino-aprendizagem 1), 2)
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Textos de apoio da docente. Hollensen, Svend (2019). Marketing Management: a relationship approach. 4thrd. Edition. Pearson.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Slides Artigos selecionados Casos
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-23