Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00867
Acrónimo :
00867
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
4.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
75.0
Horas de Trabalho Total :
100.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Dotar os alunos dos conhecimentos aplicados de análise e formulação do plano de marketing com recurso a casos de estudo reais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: a) Identificar o papel do marketing nas organizações; b) Identificar o potencial de mercado de cada negócio; c) Identificar formas de desenvolvimento de negócio; d) Diferenciar as variáveis estratégicas das tácticas ao nível do marketing; e) Adquirir conhecimentos sobre as ferramentas de marketing; f) Conceber estratégias de marketing; g) Adquirir conhecimentos sobre a realização de um Plano de Marketing. h) Explorar inovações de negócios sustentáveis.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O Marketing e a gestão. 2. Marketing estratégico, as principais decisões: posicionamento, mercado-alvo e segmentação; 3. Marketing operacional: as principais variáveis; 4. Elaboração de estratégias de marketing e plano de marketing focada em negócios responsáveis.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A relação entre tópicos programáticos e os objetivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos: Objetivo A: coberto pelo tópico programático 1) Objetivo B: coberto pelo tópico programático 2) Objetivo C: coberto pelo tópico programático 2, 3, 4) Objetivo D: coberto pelo tópico programático 2, 3) Objetivo E: coberto pelo tópico programático 3, 4) Objetivo F: coberto pelo tópico programático 4) Objetivo G: coberto pelo tópico programático 4)

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Trabalhos de grupo (50%) - Exame final (50%) Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivo Aos alunos é também pedida a sua participação na: 2. Realização de casos práticos; 3. Discussão nas aulas. Na discussão de casos e exercícios, os alunos devem ser activos e compreender que uma discussão participada é mais rica que uma correcção de um docente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência da relação entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem é garantida pelas seguintes associações: Objetivo A: processo de ensino-aprendizagem 1, 3) Objetivo B: processos de ensino-aprendizagem 1), 2) Objetivo C: processos de ensino-aprendizagem 1), 2) Objetivo D: processos de ensino-aprendizagem 1, 3) Objetivo E: processos de ensino-aprendizagem 1) Objetivo F: processos de ensino-aprendizagem 1, 2) Objetivo G: processos de ensino-aprendizagem 1), 2)

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Textos de apoio da docente. Hollensen, Svend (2019). Marketing Management: a relationship approach. 4thrd. Edition. Pearson.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Slides Artigos selecionados Casos

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-23