Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00879
Acrónimo :
00879
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
60.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
3.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
63.0h/sem
Trabalho Autónomo :
987.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N/a

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como objetivo desenvolver competências necessárias à elaboração de projetos de investigação adequados a uma dissertação de mestrado em Psicologia Social da Saúde.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/a estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Conhecer as etapas da elaboração de um projeto de investigação; OA2. Identificar, delimitar e enquadrar conceptualmente um problema pertinente de investigação; OA3. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito; OA4. Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de pesquisa formulado; OA5. Redigir um projeto de investigação adequado a uma dissertação de mestrado ou trabalho de projeto; OA6. Apresentar oralmente o trabalho efetuado e a argumentação elaborada. OA7. Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição; OA8. Reconhecer e aplicar regras éticas em investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1:Etapas e processos na elaboração de um projeto de investigação (PI): -Estrutura e objetivos de um PI -Fases de desenvolvimento de um PI -Orientações normativas para a elaboração de um PI CP2:Elaboração da revisão de literatura (RL): -Características e objetivos da RL -RL e desenvolvimento da argumentação -Planeamento e execução da RL. -Organização e redação da RL. CP3:Delineamento da estratégia metodológica: -Estratégia metodológica: articulação entre conceptualização e operacionalização. -Principais opções metodológicas: métodos quantitativos e qualitativos -Delineamento do plano de estudo -Planeamento do processo de análise de dados -Questões éticas na investigação CP4:Seminários de Dissertação -Bloco1:O problema de investigação e o seu enquadramento teórico -Bloco2: A metodologia de investigação -Bloco 3:Apresentação e discussão dos resultados

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: CP1 OA2: CP1, CP2 OA3: CP2 OA4: CP1 a CP4 OA5: CP1 a CP4 OA6: CP1 a CP5 OA7: CP1 a CP5 OA8: CP3

Avaliação / Assessment


É requisito para a UC, o registo do tema e apresentação nos seminários. A dissertação deverá ser defendida em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, formal e de apresentação escrita, a apresentação e defesa pública e o processo de orientação (que inclui avaliação da assiduidade do estudante). Esta UC não tem exame final nem é possivel a melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem envolve as metodologias participativas e ativas que incluem: (a) Orientação e discussão individual dos projetos de dissertação; (b)apresentação do trabalho em sessões de supervisão e seminário organizadas, (c) Dissertação defendida em provas públicas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC assume um processo de aprendizagem essencialmente ativo no âmbito do qual o/a aluno/a completa 1050h de trabalho. A UC inclui está exclusivamente assente numa metodologia de aprendizagem ativa, onde os estudantes, sob acompanhamento regular do/a supervisor/a, a apresentação e discussão periódica dos trabalhos nos seminários de dissertação e a realização de trabalho autónomo poderão concretizar de todos os OA. Em Janeiro os estudantes deverão entregar o Projeto de Dissertação e em Março/Abril deverão entregar um Relatório Intercalar de Progresso.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Swetnam, D., & Swetnam, R. (2010). Writing your Dissertation: How to Plan, Prepare and Present Successful Work (3rd ed.). Oxford: How to books. [S.113 SWE*Wri] Sternberg, R.J., & Sternberg, K. (2010). The Psychologist's Companion: a Guide to Writing Scientific Papers for Students and Researchers. NY: Cambridge University Press. [PS.112 STE*Psy] Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students (2ª ed., cap. 1). Essex: Prentice Hall. [ G.110.1 COL*Res 2ª ed]

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Reis, H.T., & Judd, C. (2000, eds.). Handbook of Research Methods in Social and Personality Psychology. Cambridge: Cambridge University press. Judd, C., Smith, E., & Kidder, L.H (1991). Research methods in social relations (6th Ed). Fort Worth: Harcourt Brace Jovanovich College Publishers Breakwell, G., Hammond, S. & Fife-Schaw, C. (2000). Research Methods in Psychology. London: SAGE. [PS.112 Res 2ª ed] Métodos de investigação: Walliman, N. (2005). Your research project: a step-by-step guide for the first time researcher (2nd Ed.). London. SAGE. [S.112 WAL*You 2ª ed] Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE. [PS.112 PUN*Dev 2ªed] Friedland, A., J., & Folt, C. L. (2009). Writing Successful Science Proposals (2ª ed.). Yale: Yale University Press [PS.112 FRI*Wri ] Bell, J. (2008). Doing your research project: A guide for first-time researchers in education, health and social science (4th ed.). Berkshire: Open University press. [S.113 BEL*Doi] Escrita de projetos: Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage. Howard, K., & Sharp, J. (1989). The Management of a Student Research Project. Aldershot: Gower Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. London: Sage. Bem, D.J. (1995). Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, 118, 172-177. Revisão de literatura: Rosnow, R., L., & Rosnow, M. (2006). Writing Papers in Psychology: a Student Guide to Research Reports, Literature Reviews, Proposals, Posters and Handouts (7ª ed.). Belmont: Thompson. ECSH-ISCTE-IUL (2013). Normas para a formatação gráfica da dissertação ou Trabalho de projeto dos Mestrados da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL. Lisboa: ISCTE. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Diário da República, 2.ª série, 78, 20 de Abril de 2011, 17931- 17936. American Psychological Association (2019). Publication Manual of the American Psychological Association (7th ed.). Washington: APA. Normas gerais de escrita:

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16