Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00879
Acrónimo :
00879
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
60.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
3.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
63.0h/sem
Trabalho Autónomo :
987.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N/a

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como objetivo desenvolver competências necessárias à elaboração de projetos de investigação adequados a uma dissertação de mestrado em Psicologia Social da Saúde.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/a estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Conhecer as etapas da elaboração de um projeto de investigação; OA2. Identificar, delimitar e enquadrar conceptualmente um problema pertinente de investigação; OA3. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito; OA4. Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de pesquisa formulado; OA5. Redigir um projeto de investigação adequado a uma dissertação de mestrado ou trabalho de projeto; OA6. Apresentar oralmente o trabalho efetuado e a argumentação elaborada. OA7. Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição; OA8. Reconhecer e aplicar regras éticas em investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1:Etapas e processos na elaboração de um projeto de investigação (PI): -Estrutura e objetivos de um PI -Fases de desenvolvimento de um PI -Orientações normativas para a elaboração de um PI CP2:Elaboração da revisão de literatura (RL): -Características e objetivos da RL -RL e desenvolvimento da argumentação -Planeamento e execução da RL. -Organização e redação da RL. CP3:Delineamento da estratégia metodológica: -Estratégia metodológica: articulação entre conceptualização e operacionalização. -Principais opções metodológicas: métodos quantitativos e qualitativos -Delineamento do plano de estudo -Planeamento do processo de análise de dados -Questões éticas na investigação CP4:Seminários de Dissertação -Bloco1:O problema de investigação e o seu enquadramento teórico -Bloco2: A metodologia de investigação -Bloco 3:Apresentação e discussão dos resultados

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: CP1 OA2: CP1, CP2 OA3: CP2 OA4: CP1 a CP4 OA5: CP1 a CP4 OA6: CP1 a CP5 OA7: CP1 a CP5 OA8: CP3

Avaliação / Assessment


É requisito para a UC, o registo do tema e apresentação nos seminários. A dissertação deverá ser defendida em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, formal e de apresentação escrita, a apresentação e defesa pública e o processo de orientação (que inclui avaliação da assiduidade do estudante). Esta UC não tem exame final nem é possivel a melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem envolve as metodologias participativas e ativas que incluem: (a) Orientação e discussão individual dos projetos de dissertação; (b)apresentação do trabalho em sessões de supervisão e seminário organizadas, (c) Dissertação defendida em provas públicas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC assume um processo de aprendizagem essencialmente ativo no âmbito do qual o/a aluno/a completa 1050h de trabalho. A UC inclui está exclusivamente assente numa metodologia de aprendizagem ativa, onde os estudantes, sob acompanhamento regular do/a supervisor/a, a apresentação e discussão periódica dos trabalhos nos seminários de dissertação e a realização de trabalho autónomo poderão concretizar de todos os OA. Em Janeiro os estudantes deverão entregar o Projeto de Dissertação e em Março/Abril deverão entregar um Relatório Intercalar de Progresso.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Swetnam, D., & Swetnam, R. (2010). Writing your Dissertation: How to Plan, Prepare and Present Successful Work (3rd ed.). Oxford: How to books. [S.113 SWE*Wri] Sternberg, R.J., & Sternberg, K. (2010). The Psychologist's Companion: a Guide to Writing Scientific Papers for Students and Researchers. NY: Cambridge University Press. [PS.112 STE*Psy] Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students (2ª ed., cap. 1). Essex: Prentice Hall. [ G.110.1 COL*Res 2ª ed]

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Reis, H.T., & Judd, C. (2000, eds.). Handbook of Research Methods in Social and Personality Psychology. Cambridge: Cambridge University press. Judd, C., Smith, E., & Kidder, L.H (1991). Research methods in social relations (6th Ed). Fort Worth: Harcourt Brace Jovanovich College Publishers Breakwell, G., Hammond, S. & Fife-Schaw, C. (2000). Research Methods in Psychology. London: SAGE. [PS.112 Res 2ª ed] Métodos de investigação: Walliman, N. (2005). Your research project: a step-by-step guide for the first time researcher (2nd Ed.). London. SAGE. [S.112 WAL*You 2ª ed] Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE. [PS.112 PUN*Dev 2ªed] Friedland, A., J., & Folt, C. L. (2009). Writing Successful Science Proposals (2ª ed.). Yale: Yale University Press [PS.112 FRI*Wri ] Bell, J. (2008). Doing your research project: A guide for first-time researchers in education, health and social science (4th ed.). Berkshire: Open University press. [S.113 BEL*Doi] Escrita de projetos: Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage. Howard, K., & Sharp, J. (1989). The Management of a Student Research Project. Aldershot: Gower Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. London: Sage. Bem, D.J. (1995). Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, 118, 172-177. Revisão de literatura: Rosnow, R., L., & Rosnow, M. (2006). Writing Papers in Psychology: a Student Guide to Research Reports, Literature Reviews, Proposals, Posters and Handouts (7ª ed.). Belmont: Thompson. ECSH-ISCTE-IUL (2013). Normas para a formatação gráfica da dissertação ou Trabalho de projeto dos Mestrados da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL. Lisboa: ISCTE. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Diário da República, 2.ª série, 78, 20 de Abril de 2011, 17931- 17936. American Psychological Association (2019). Publication Manual of the American Psychological Association (7th ed.). Washington: APA. Normas gerais de escrita:

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16