Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00880
Acrónimo :
00880
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
60.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
3.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
63.0h/sem
Trabalho Autónomo :
987.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N/a

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem por objectivo orientar e acompanhar o/as aluno/as no desenvolvimento de um trabalho de projecto em Psicologia Social da Saúde. Deste modo, procura transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos e competências relacionadas com a condução de projectos de investigação-acção e intervenção nas áreas científicas do mestrado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta UC tem por objectivo orientar e acompanhar o/as aluno/as no desenvolvimento de um trabalho de projecto em Psicologia Social da Saúde. Deste modo, procura transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos e competências relacionadas com a condução de projectos de investigação-acção e intervenção nas áreas científicas do mestrado. O/a aluno/a que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Realizar correctamente uma pesquisa bibliográfica utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito; OA2. Identificar e formular um problema pertinente para um trabalho de projecto; OA3. Elaborar uma revisão de literatura relevante a adequada ao problema formulado; OA4. Gerar argumentos empíricos dominando as metodologias e os instrumentos de investigação apropriados ao problema em análise; OA5. Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição; OA6. Comunicar por escrito e oralmente o trabalho efectuado e a argumentação elaborada.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas, já que visa fomentar a aplicar das competências já adquiridas para alcançar o objectivo final de conclusão do trabalho de projecto. A UC assenta em trabalho autónomo e apresentado ao longo das sessões de supervisão e de seminário. Não obstante, deve referir-se que algumas das matérias dizem respeito às diversas partes constituintes de um trabalho de projecto: CP1.1. Definição do problema; CP1.2. Enquadramento teórico: definição de conceitos, variáveis resultado, modelo teórico de processo, objectivos gerais e hipóteses; CP1.3. Diagnóstico de necessidades; CP1.4. Definição do projecto/programa de intervenção: objectivos de processo e resultado, recursos, actividades, outputs, população-alvo e riscos e ameaças ao projecto/programa a implementar; CP1.5. Definição do método de avaliação do projecto/programa; CP1.6. Referências e anexos. E ainda, CP2. Preparação para a defesa oral

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta, demonstração de coerência, decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 a 3 - CP1.1 a 1.3. OA4 - CP1.3 a 1.5. OA5 e 6 - CP2

Avaliação / Assessment


O trabalho de projecto deverá ser defendido em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. A nota desta UC corresponde à nota atribuida ao trabalho de projecto.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia assenta sobretudo na apresentação e discussão dos trabalhos de projecto e, eventualmente, na exposição de tópicos de investigação/acção por parte dos orientadores e docentes da UC. Esta UC privilegia os métodos de trabalho activo e autónomo dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A UC inclui 39 horas de contacto repartidas por dois semestres em três blocos de sessões onde serão apresentados e discutidos os trabalhos desenvolvidos e oferecido feedback pelos docentes presentes. Esta metodologia visa garantir a aquisição dos diversos objectivos de aprendizagem, como se descreve em seguida: Bloco 1: Apresentação e discussão do Trabalho de projecto (OA1 a 3): 1.1 Definição do problema 1.2 Enquadramento teórico 1.3 Objectivos Bloco 2: Apresentação e discussão do Método para a Avaliação de Necessidades (OA4): 3.1 Definição da amostra 3.2 Instrumentos 3.3 Procedimento Bloco 3: Apresentação e discussão dos resultados, projecto de intervenção e seu método de avaliação (OA5 e 6) Esta UC contempla ainda 1011 horas de trabalho autónomo dos alunos que se prevê que se dividem do seguinte modo: Definição do problema de investigação e revisão de literatura (160 horas) Escolha do método a utilizar na avaliação de necessidades e construção dos instrumentos (80 horas) Recolha e análise dos dados (200 horas) Elaboração do projecto de intervenção e métodos de avaliação (171 horas) Escrita do trabalho de projecto (400 horas) Visando a promoção do sucesso escolar nas UC de Trabalho de Projecto, a Escola de Ciências Sociais e Humanas estabeleceu dois momentos de monitorização ao longo do ano lectivo. Num primeiro momento, o/as aluno/as deverão entregar o Projecto de Trabalho de Projecto. Num segundo momento, o/as aluno/as deverão entregar um Relatório Intercalar de Progresso. Estes documentos deverão ser entregues com o reconhecimento formal do/a orientador/a.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE. Knowlton, L., & Phillips, C. (2008). The Logic Model guidebook: Better strategies for great results. London: Sage. Ferguson, J. (1999). The grant seekers? guide to project evaluation. New York: Aspen. Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. London: Sage. Buunk, A., & Van Vugt, M. (2007). Applying Social Psychology: From Problems to Solutions. London: SAGE Publications Ltd. Bartholomew, L., Parcel, G. , Kok, G., & Gottlieb, N. (2006). Planning Health Promotion Programs: An Intervention Mapping Approach (3ª Ed.). SF: Jossey-Bass. American Psychological Association (2009). Publication Manual of the American Psychological Association. Washington: APA. Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de projecto de mestrado (ISCTE, 2009) http://mess.de.iscte.pt/Harmonizacao_Doc_unico_V6.pdf

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Santos, N. R. (2005). Projectos de investigação em Psicologia: Guia para a sua elaboração e execução. Évora: NEPUE. Bem, D.J. (1995). Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, 118, 172-177.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16