Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00880
Acrónimo :
00880
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
42.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
60.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
3.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
63.0h/sem
Trabalho Autónomo :
987.0
Horas de Trabalho Total :
1050.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N/a

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem por objectivo orientar e acompanhar o/as aluno/as no desenvolvimento de um trabalho de projecto em Psicologia Social da Saúde. Deste modo, procura transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos e competências relacionadas com a condução de projectos de investigação-acção e intervenção nas áreas científicas do mestrado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta UC tem por objectivo orientar e acompanhar o/as aluno/as no desenvolvimento de um trabalho de projecto em Psicologia Social da Saúde. Deste modo, procura transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos e competências relacionadas com a condução de projectos de investigação-acção e intervenção nas áreas científicas do mestrado. O/a aluno/a que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Realizar correctamente uma pesquisa bibliográfica utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito; OA2. Identificar e formular um problema pertinente para um trabalho de projecto; OA3. Elaborar uma revisão de literatura relevante a adequada ao problema formulado; OA4. Gerar argumentos empíricos dominando as metodologias e os instrumentos de investigação apropriados ao problema em análise; OA5. Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição; OA6. Comunicar por escrito e oralmente o trabalho efectuado e a argumentação elaborada.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas, já que visa fomentar a aplicar das competências já adquiridas para alcançar o objectivo final de conclusão do trabalho de projecto. A UC assenta em trabalho autónomo e apresentado ao longo das sessões de supervisão e de seminário. Não obstante, deve referir-se que algumas das matérias dizem respeito às diversas partes constituintes de um trabalho de projecto: CP1.1. Definição do problema; CP1.2. Enquadramento teórico: definição de conceitos, variáveis resultado, modelo teórico de processo, objectivos gerais e hipóteses; CP1.3. Diagnóstico de necessidades; CP1.4. Definição do projecto/programa de intervenção: objectivos de processo e resultado, recursos, actividades, outputs, população-alvo e riscos e ameaças ao projecto/programa a implementar; CP1.5. Definição do método de avaliação do projecto/programa; CP1.6. Referências e anexos. E ainda, CP2. Preparação para a defesa oral

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta, demonstração de coerência, decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 a 3 - CP1.1 a 1.3. OA4 - CP1.3 a 1.5. OA5 e 6 - CP2

Avaliação / Assessment


O trabalho de projecto deverá ser defendido em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. A nota desta UC corresponde à nota atribuida ao trabalho de projecto.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia assenta sobretudo na apresentação e discussão dos trabalhos de projecto e, eventualmente, na exposição de tópicos de investigação/acção por parte dos orientadores e docentes da UC. Esta UC privilegia os métodos de trabalho activo e autónomo dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A UC inclui 39 horas de contacto repartidas por dois semestres em três blocos de sessões onde serão apresentados e discutidos os trabalhos desenvolvidos e oferecido feedback pelos docentes presentes. Esta metodologia visa garantir a aquisição dos diversos objectivos de aprendizagem, como se descreve em seguida: Bloco 1: Apresentação e discussão do Trabalho de projecto (OA1 a 3): 1.1 Definição do problema 1.2 Enquadramento teórico 1.3 Objectivos Bloco 2: Apresentação e discussão do Método para a Avaliação de Necessidades (OA4): 3.1 Definição da amostra 3.2 Instrumentos 3.3 Procedimento Bloco 3: Apresentação e discussão dos resultados, projecto de intervenção e seu método de avaliação (OA5 e 6) Esta UC contempla ainda 1011 horas de trabalho autónomo dos alunos que se prevê que se dividem do seguinte modo: Definição do problema de investigação e revisão de literatura (160 horas) Escolha do método a utilizar na avaliação de necessidades e construção dos instrumentos (80 horas) Recolha e análise dos dados (200 horas) Elaboração do projecto de intervenção e métodos de avaliação (171 horas) Escrita do trabalho de projecto (400 horas) Visando a promoção do sucesso escolar nas UC de Trabalho de Projecto, a Escola de Ciências Sociais e Humanas estabeleceu dois momentos de monitorização ao longo do ano lectivo. Num primeiro momento, o/as aluno/as deverão entregar o Projecto de Trabalho de Projecto. Num segundo momento, o/as aluno/as deverão entregar um Relatório Intercalar de Progresso. Estes documentos deverão ser entregues com o reconhecimento formal do/a orientador/a.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE. Knowlton, L., & Phillips, C. (2008). The Logic Model guidebook: Better strategies for great results. London: Sage. Ferguson, J. (1999). The grant seekers? guide to project evaluation. New York: Aspen. Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. London: Sage. Buunk, A., & Van Vugt, M. (2007). Applying Social Psychology: From Problems to Solutions. London: SAGE Publications Ltd. Bartholomew, L., Parcel, G. , Kok, G., & Gottlieb, N. (2006). Planning Health Promotion Programs: An Intervention Mapping Approach (3ª Ed.). SF: Jossey-Bass. American Psychological Association (2009). Publication Manual of the American Psychological Association. Washington: APA. Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de projecto de mestrado (ISCTE, 2009) http://mess.de.iscte.pt/Harmonizacao_Doc_unico_V6.pdf

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Santos, N. R. (2005). Projectos de investigação em Psicologia: Guia para a sua elaboração e execução. Évora: NEPUE. Bem, D.J. (1995). Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, 118, 172-177.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16