Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
No final da Unidade Curricular, o estudante deverá ser capaz de compreender as principais decisões de marketing que os gestores em hotelaria e turismo têm de tomar no atual mercado global e como é que o marketing afeta cada membro da equipa da organização
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
-compreender as relações entre os setores de turismo e hotelaria a nível mundial -conhecer as características dos serviços que afetam o marketing de produtos de hotelaria ou turismo -analisar a importância dos elementos do meio envolvente macro e micro da empresa, sustentabilidade e aspetos éticos -conhecer o processo de estudos de mercado e aspetos éticos -compreender as principais características que influenciam o comportamento dos consumidores - conhecer os principais passos na conceção duma estratégia centrada no cliente, segmentação de mercados, escolha de segmentos alvo, posicionamento e sustentabilidade -compreender o processo de desenvolvimento de produtos novos -compreender a gestão de marcas no sector -conhecer os fatores internos e externos que afetam as decisões de preço -conhecer os diferentes intermediários existentes no sector turístico -compreender o processo de comunicação de marketing e o papel da publicidade no mix promocional
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Introdução ao Marketing em Hotelaria e Turismo 2.Caracteristicas do Serviço em Turismo 3.O Meio Envolvente de Marketing, Sustentabilidade e aspetos éticos 4.Estudos de Mercado e aspetos éticos 5.Mercados de Consumidores e Comportamento de Compra 6.Segmentação, Targeting, Posicionamento e Sustentabilidade 7.Conceção e Gestão de Produtos Turisticos 8.Políticas de Preços para produtos turisticos 9.Canais de Distribuição 10.Comunicação de produtos turisticos (incluindo VR, AR, AI)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1- Ponto do Programa:1 OA2- Ponto do Programa:2 OA3- Ponto do Programa:3 OA4- Ponto do Programa:4 OA5- Ponto do Programa:5 OA6- Ponto do Programa:6 OA7- Ponto do Programa:7 OA8- Ponto do Programa:8 OA9- Ponto do Programa:9 OA10- Ponto do Programa:10
Avaliação / Assessment
Época Normal: avaliação periódica, assiduidade mínima de 2/3 - a) Exame individual, ponderação 50%, nota mínima 7,5; b)case-studies e analise de papers - nota mínima 7,5: 15%. c)Projeto de grupo - nota mínima 7,5:35%. Aprovação na UC: nota final mínima de 9,5. Alunos que optem por exame individual, ponderação 100%, nota mínima de 9,5. Época de Recurso: alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mínima de 9,5.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação. Metodologias: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2.Participativas, com análise de casos de estudo, vídeos/ou tecnologias de virtual ou realidade aumentada (entre outras) e artigos científicos 3.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. Grupos de trabalho 5 a 6 elementos. 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno. Recolha de informação e pesquisa por parte dos alunos, suportado em apresentações teóricas, vídeos ou outras tecnologias, artigos científicos e vários debates em sala de aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura Todos 3.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Os alunos poderão contatar o docente via email, telefone, presencialmente ou por zoom, podendo este ser solicitado durante as aulas ou por email.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
-Kotler, P., Bowen, J.T., & Baloglu, S. (2021). Marketing for Hospitality and Tourism (8 edition). Pearson. -Loureiro, S.M.C. (2020). Virtual reality, augmented reality and tourism experience. In Saurabh Kumar Dixit (ed.), The Routledge Handbook of Tourism Experience Management and Marketing, chapter 38 (pp. 439-452). Routledge. -Loureiro, S.M.C. (2021). The Use of Augmented Reality to Expand the Experience in Museums. In Vladimir Geroimenko (ed.). Augmented Reality in Tourism, Museums and Heritage: A New Technology to Inform and Entertain, (chapter 8). Springer. -Loureiro, S.M.C., & Sarmento, E. M. (2019). Social Media in Gastronomic Tourism: Tourists? lifestyle and foodservice tendencies in social media. In Saurabh Kumar Dixit (ed.), The Routledge Handbook of Gastronomic Tourism, chapter 33 (Lifestyle and foodservice in social media). Routledge. Raouf, R., Ramkisson, H., Hollebeek, L., & Loureiro, S.M.C., Raouf, R., Ramkisson, H., Hollebeek, L., & Loureiro, S.M.C. (2023). Customer Engagement in Tourism and Hospitality Research. In R. Raouf and H. Ramkisson (Eds). Handbook of Customer engagement in Tourism Marketing. Edward Elgar ISBN: 978 1 80220 393, 2023, Customer Engagement in Tourism and Hospitality Research. In R. Raouf and H. Ramkisson (Eds). Handbook of Customer engagement in Tourism Marketing. Edward Elgar ISBN: 978 1 80220 393,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-Loureiro, S.M.C., Roschk, H., Ali, F., & Friedmann, E. (2021). Cognitive Image, Mental Imagery, and Responses (CI-MI-R): Mediation and Moderation Effects. Journal of Travel Research, 61(4), 903-92. doi:10.1177/00472875211004768 -Jimenez-Barreto, J., Loureiro, S., Braun, E., Sthapit, E. & Zenker, S. (2021). Use Numbers not Words! Communicating Hotels? Cleaning Programs for COVID-19 from the Brand Perspective. International Journal of Hospitality Management, 94, 102872 doi: 10.1016/j.ijhm.2021.102872 -Loureiro, S.M.C., Guerreiro, J., & Han, H. (2021). Past, present, and future of pro-environmental behavior in tourism and hospitality: A text-mining approach. Journal of Sustainable Tourism, 30(1), 258-278. doi: 10.1080/09669582.2021.1875477 -Bee-Lia Chua, B.-L., Al-Ansi, A., Han, H., Loureiro, S.M.C. Guerreiro, J. (2021). An Examination of the Influence of Emotional Solidarity on Value Co-Creation with International Muslim Travelers, Journal of Travel Research, 61(7), 1573-1598. doi:10.1177/00472875211033357 -Loureiro, S.M.C., Guerreiro, J., & Ali, F. (2020). 20 years of research on virtual reality and augmented reality in tourism context: A text-mining approach. Tourism Management, 77 104028. doi: 10.1016/j.tourman.2019.104028 -McCarthy, B. (2016). Building Place Brands: There's Nothing Like Australia. SAGE-case study. - Hudson, S., & Hudson, L. (2017). Marketing in action - Hamilton island Best Job in the World campaign. In M. Waters (Ed.), Marketing for tourism, hospitality & events: A global & digital approach (pp. 85-88). SAGE Publications. -McCarthy, B. (2016). Kerry GeoPark: Can European GeoPark Certification Create Competitive Advantage for a Tourist Destination?. SAGE-case study. - Hudson, S., & Hudson, L. (2017). Marketing in action: Hotels responding to 'bleisure' trend. In M. Waters (Ed.), Marketing for tourism, hospitality & events: A global & digital approach (pp. 56-58). SAGE Publications. -Loureiro, S.M.C., Sarmento, E.M., & Rosário, J.F. (2019). Overview of underpinnings of tourism impacts: the case of Lisbon destination. In R. Nunkoo and D. Gursoy (eds.). The Routledge Handbook of Tourism Impacts: Theoretical and Applied Perspectives (Chapter 3). Routledge. Raouf, R., Hollebeek, L., Loureiro, S.M.C., Khan, I., & Hasan, R, Raouf, R., Hollebeek, L., Loureiro, S.M.C., Khan, I., & Hasan, R. (2023). Exploring Tourists’ Virtual Reality-Based Brand Engagement: A Uses-and-Gratifications Perspective. Journal of Travel Research Research https://doi.org/10.1177/00472875231166598, 2023, Exploring Tourists’ Virtual Reality-Based Brand Engagement: A Uses-and-Gratifications Perspective. Journal of Travel Research https://doi.org/10.1177/00472875231166598, https://doi.org/10.1177/00472875231166598 Rosado-Pinto, F., & Loureiro, S.M.C. (2023). What an amazing experience! The role of authenticity and engagement in upscale hotelsInternational Journal of Hospitality Management, 114, 103573.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16