Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem.
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular Temas Críticos de Recursos Humanos em Hotelaria visa dotar os estudantes de conhecimentos gerais sobre as práticas de recursos humanos nos setores de hotelaria e turismo. A unidade curricular pretende ainda que os alunos reflitam sobre os principais desafios (atuais e emergentes) da GRH e comportamento organizacional na hotelaria e turismo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: 1. Compreender a gestão de recursos humanos como estratégia; 2. Aplicar estratégias de GRH alinhadas com os objetivos e as competências na organização; 3. Conhecer os temas atuais e emergentes no contexto da GRH aplicada à hotelaria e turismo; 4. Procurar de forma autónoma uma atualização constante de conhecimentos sobre este tema no âmbito de estudos pós-graduados e como forma de fazer investigação. 5. Reconhecer a importância do desenvolvimento de competências interpessoais e de trabalho em equipa.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. GRH na Hotelaria e Turismo: Uma visão geral 2. Desafios da GRH na Hotelaria e Turismo 2.1 Recursos para a indústria da hospitalidade 2.2 Desenvolvimento de RH 2.3 Recompensas e Remuneração 2.4 Relações de Trabalho 2.5 Sustentabilidade 2.6. Atendimento ao cliente e qualidade de serviço 3. Desafios do Comportamento organizacional na Hotelaria e Turismo 3.1 Gestão da Diversidade 3.2 Equilíbrio Trabalho-Vida Pessoal e Bem-Estar
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O OA1 (Compreender a gestão de recursos humanos como estratégia) será atingido através do CP1 (GRH na H&T: Uma visão geral) e CP3 (Desafios do CO na H&T), pois será feita uma caracterização geral do contexto da H&T e dos seus principais desafios no que concerne à gestão de pessoas. Para a consecução do O2 (Aplicar estratégias de GRH alinhadas com os objetivos e as competências na organização) contribuirão os conteúdos abordados em CP3, pois serão abordados temas como a gestão da diversidade ou o equilíbrio trabalho-vida pessoal. O O3 será alcançado através do trabalho desenvolvido no contexto do CP2 (Desafios da GRH na H&T) que abordará temas como o desenvolvimento de RH, relações de trabalho ou sustentabilidade. Os CP1, CP2 e CP3 também contribuirão para se cumprirem os OA4 e OA5, pois visam que os estudantes procurem autonomamente uma atualização de conhecimentos científicos nesta área (OA4) e que reconheçam a importância de competências de trabalho em equipa no setor (OA5).
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre inclui: - A realização de um trabalho de grupo (relatório escrito - 40% + apresentação em aula - 10%), representando 50% da nota final - A realização de um teste individual que representa os restantes 50% da nota final. A aprovação na UC exige nota não inferior a 9,5 valores no trabalho e não inferior a 9,5 valores no exame, sendo aprovados apenas os alunos que obtenham média não inferior a 10 valores. Em alternativa, os alunos podem optar pela avaliação por exame, que representa 100% da nota final, sendo necessária uma nota mínima de 9,5 para aprovação na unidade curricular.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Para contribuir para a aquisição das competências destinam, irão ser utilizadas as seguintes metodologias de aprendizagem: 1.Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas: análise e resolução de exercícios, casos de estudo, e discussão de textos de leitura 3. Ativas: realização de trabalhos de grupo 4. Auto-estudo: trabalho autónomo do aluno
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem do aluno, que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem, portanto. Assim, os objetivos de aprendizagem 1 a 4 (OA1 a OA4) serão parcialmente atingidos mediante metodologias de ensino-aprendizagem expositivas, visando a apresentação dos quadros de referência teóricos subjacentes a cada um dos tópicos abordados. Adicionalmente e, para consecução total dos OA2 e OA4 recorrer-se-á a metodologias de ensino-aprendizagem participativas, com a análise e resolução de exercícios práticos, para aplicação e consolidação dos conhecimentos teóricos adquiridos e com a discussão de estudos de caso (OA2 e OA4). Para cumprimento dos OA2 a OA5 também serão utilizadas metodologias de ensino-aprendizagem ativas, através da realização de trabalhos de grupo. Finalmente, o autoestudo permitirá a consolidação dos OA1 a OA4.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Chesser, J. (2016). Human Resource Management in a Hospitality Environment. CRC Press. Hayes, D. & Ninemeier, J. (2015). Human resources management in hospitality. Wiley. Mullins, L. & Dossor, P. (2013). Hospitality management and organisational behaviour. Pearson. Davidson, M., McPhail, R. & Barry, S. (2011). Hospitality HRM: past, present and the future, International Journal of Contemporary Hospitality Management Kloutsiniotis, P. V., & Mihail, D. M. (2020). High performance work systems in the tourism and hospitality industry: a critical review. International Journal of Contemporary Hospitality Management Madera, J. M., et al. (2017). Strategic human resources management research in hospitality and tourism: A review of current literature and suggestions for the future. International journal of contemporary hospitality management. Park, J., & Min, H. K. (2020). Turnover intention in the hospitality industry: A meta-analysis. International Journal of Hospitality Management
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
AbuKhalifeh, A., Som, A., & AlBattat, A. (2013). Strategic Human Resource Development in Hospitality Crisis Management: A Conceptual Framework for Food and Beverage Departments, International Journal of Management Reviews, 15 (1), 39-45. Chang, S., Gong, Y. & Shum, C. (2011). Promoting innovation in hospitality companies through human resource management practices, International Journal of Hospitality Management, 30 (4), 812-818. Davidson, M., McPhail, R. & Barry, S. (2011). Hospitality HRM: past, present and the future, International Journal of Contemporary Hospitality Management, 23 (4), 498 - 516. Gajjar, T. & Okumus, F. (2018). Diversity management: What are the leading hospitality and tourism companies reporting? Journal of Hospitality Marketing & Management, 27 (8), 905-925. Gursoy, D., Chi, C., & Karadag, E. (2013). Generational differences in work values and attitudes among frontline and service contact employees, International Journal of Hospitality Management, 31, 40-48. Hinkin, T. & Tracey, J. B. (2010). What Makes It So Great? An Analysis of Human Resources Practices among Fortune's Best Companies to Work For. Cornell Hospitality Quarterly, 51 (2), 158-170. Hughes, J. (2002). HRM and universalism: Is there one best way? International Journal of Contemporary Hospitality Management, 14 (5), 221-228. King, C., Funk, D. & Wilkins, H. (2011). Bridging the gap: An examination of the relative alignment of hospitality research and industry priorities, International Journal of Hospitality Management, 30, 157-166. Renwick, D., Redman, T., & Maguire, S. (2013). Green Human Resource Management: A Review and Research Agenda, International Journal of Management Reviews, 15, 1-14. Solnet, D., Kralj, A., & Baum, T. (2015). 360 degrees of pressure: The changing role of the HR professional in the hospitality industry. Journal of Hospitality & Tourism Research, 39(2), 271-292.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-17