Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem.
Objetivos Gerais / Objectives
1. Ajudar os alunos a entenderem a gestão de recursos humanos como estratégica; 2. Aplicar estratégias de GRH alinhadas com os objetivos e as competências na organização; 3. Fornecer conhecimentos sobre temas atuais e emergentes no contexto da GRH aplicada à hotelaria e turismo; 4. Encorajar os alunos a procurarem de forma autónoma uma atualização constante de conhecimentos sobre este tema no âmbito de estudos pós-graduados e como forma de fazer investigação. 5. Contribuir para o desenvolvimento de competências interpessoais e de trabalho em equipa.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Ajudar os alunos a entenderem a gestão de recursos humanos como estratégica; 2. Aplicar estratégias de GRH alinhadas com os objetivos e as competências na organização; 3. Fornecer conhecimentos sobre temas atuais e emergentes no contexto da GRH aplicada à hotelaria e turismo; 4. Encorajar os alunos a procurarem de forma autónoma uma atualização constante de conhecimentos sobre este tema no âmbito de estudos pós-graduados e como forma de fazer investigação. 5. Contribuir para o desenvolvimento de competências interpessoais e de trabalho em equipa.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. GRH na Hotelaria e Turismo: Uma visão geral 2. Desafios da GRH na Hotelaria e Turismo 2.1 Recursos para a indústria da hospitalidade 2.2 Desenvolvimento de RH 2.3 Recompensas e Remuneração 2.4 Relações de Trabalho 2.5 Sustentabilidade 2.6. Atendimento ao cliente e qualidade de serviço 3. Desafios do Comportamento organizacional na Hotelaria e Turismo 3.1 Gestão da Diversidade 3.2 Equilíbrio Trabalho-Vida Pessoal e Bem-Estar
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - 1. GRH na Hotelaria e Turismo: Uma visão geral; 3. Desafios da GRH na Hotelaria e Turismo OA2 - 3. Desafios da GRH na Hotelaria e Turismo OA3 - 2. Desafios do Comportamento organizacional na Hotelaria e Turismo OA4 - 1. GRH na Hotelaria e Turismo: Uma visão geral; 2. Desafios da GRH na Hotelaria e Turismo; 3. Desafios do Comportamento Organizacional Hotelaria e Turismo
Avaliação / Assessment
Na avaliação periódica os alunos deve realizar um trabalho de grupo que vale 50% junto com um exame individual escrito que vale outros 50%. A aprovação na UC exige nota não inferior a 9,5 valores no trabalho e não inferior a 9,5 valores no exame, sendo aprovados apenas os alunos que obtenham média não inferior a 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC utiliza métodos de ensino-aprendizagem que combinam aulas presenciais e online. Para a aquisição das competências são utilizados os seguintes métodos de ensino (ME): (1) expositivos; (2) participativos; (3) ativos; (4) auto-estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A interligação entre os métodos de ensino e os objetivos de aprendizagem é a seguinte: Métodos de Ensino (ME) / Objetivos de Aprendizagem (OA) ME1 - Expositivos: presenciais / OA1; OA2; OA3; OA4 ME2 - Participativos / OA1; OA2; OA3; OA4; OA5 ME3 - Activos: Trabalho de grupo / OA2; OA3; OA5 ME4 - Auto-estudo / Transversal a todos os OAs
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Chesser, J. (2016). Human Resource Management in a Hospitality Environment. CRC Press. Hayes, D. & Ninemeier, J. (2015). Human resources management in hospitality. Wiley. Mullins, L. & Dossor, P. (2013). Hospitality management and organisational behaviour. Pearson. Davidson, M., McPhail, R. & Barry, S. (2011). Hospitality HRM: past, present and the future, International Journal of Contemporary Hospitality Management Kloutsiniotis, P. V., & Mihail, D. M. (2020). High performance work systems in the tourism and hospitality industry: a critical review. International Journal of Contemporary Hospitality Management Madera, J. M., et al. (2017). Strategic human resources management research in hospitality and tourism: A review of current literature and suggestions for the future. International journal of contemporary hospitality management. Park, J., & Min, H. K. (2020). Turnover intention in the hospitality industry: A meta-analysis. International Journal of Hospitality Management
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
AbuKhalifeh, A., Som, A., & AlBattat, A. (2013). Strategic Human Resource Development in Hospitality Crisis Management: A Conceptual Framework for Food and Beverage Departments, International Journal of Management Reviews, 15 (1), 39-45. Bharwani, S. & Butt, N. (2012). Challenges for the global hospitality industry: an HR perspective, Worldwide Hospitality and Tourism Themes, 4 (2), 150-162. Blomme, R., Tromp, D., & van Rheede, A. (2008). Predictors of turnover intentions of highly educated employees in the hospitality industry, Advances in Hospitality and Leisure, 4, 3-28. Chang, S., Gong, Y. & Shum, C. (2011). Promoting innovation in hospitality companies through human resource management practices, International Journal of Hospitality Management, 30 (4), 812-818. Davidson, M., McPhail, R. & Barry, S. (2011). Hospitality HRM: past, present and the future, International Journal of Contemporary Hospitality Management, 23 (4), 498 - 516. Gajjar, T. & Okumus, F. (2018). Diversity management: What are the leading hospitality and tourism companies reporting? Journal of Hospitality Marketing & Management, 27 (8), 905-925. Gursoy, D., Chi, C., & Karadag, E. (2013). Generational differences in work values and attitudes among frontline and service contact employees, International Journal of Hospitality Management, 31, 40-48. Hinkin, T. & Tracey, J. B. (2010). What Makes It So Great? An Analysis of Human Resources Practices among Fortune's Best Companies to Work For. Cornell Hospitality Quarterly, 51 (2), 158-170. Hughes, J. (2002). HRM and universalism: Is there one best way? International Journal of Contemporary Hospitality Management, 14 (5), 221-228. King, C., Funk, D. & Wilkins, H. (2011). Bridging the gap: An examination of the relative alignment of hospitality research and industry priorities, International Journal of Hospitality Management, 30, 157-166. Lolli, J. (2013). Interpersonal communication skills and the young hospitality leader: Are they prepared?, International Journal of Hospitality Management, 32, 295-298. Ma, S. & Trigo, V. (2011). The country-of-origin effect in employee turnover intention: evidence from China?, International Journal of Human Resource Management, 23 (7), 1394-1413. Renwick, D., Redman, T., & Maguire, S. (2013). Green Human Resource Management: A Review and Research Agenda, International Journal of Management Reviews, 15, 1-14. Solnet, D., Kralj, A., & Baum, T. (2015). 360 degrees of pressure: The changing role of the HR professional in the hospitality industry. Journal of Hospitality & Tourism Research, 39(2), 271-292.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16