Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00899
Acrónimo :
00899
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
45.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
45.0h/sem
Trabalho Autónomo :
105.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão da Hospitalidade e Turismo

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências gerais de investigação independente e com aplicação em hospitalidade e turismo.c

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a: 1. Identificar fontes relevantes de artigos académicos; 2. Desenvolver uma revisão da literatura apropriada; 3. Identificar e aplicar vários tipos de metodologias de investigação; 4. Escrever um artigo científico e efetuar uma apresentação do mesmo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os principais conteúdos programáticos a abordar são: 1. Introdução à investigação. 2. Técnicas para identificar fontes de documentos científicos. 3. Elaboração de uma revisão de literatura sobre um tema em turismo/hospitalidade. 4. Métodos de investigação e aplicação dos mesmos em contexto de turismo e hospitalidade. 5. Escrita científica. 6. Apresentação oral de trabalho científico.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Introdução à investigação: OA1 2. Revisão de literatura: OA2; OA3 3. Métodos de investigação: OA4 4. Apresentação e escrita científica: OA5; OA6

Avaliação / Assessment


Projeto de Tese* (80%) Participação em aula* (10'%) Presença nas aulas (10%) - os estudantes devem estar presentes em 2/3 das aulas mínimo = 10 Os estudantes com estatuto de trabalhador estudante devem contactar a docente na primeira aula se pretenderem substituir a participação e presença em aula por atividades semanais.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teórico-práticas. Nas aulas serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 10 horas semanais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, a seguir apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1, OA2, OA3 2. Aulas Participativas: OA1, OA2, OA3 3. Aulas Ativas: OA1, OA4 4. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os AO. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de e os objectivos de aprendizagem. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Trabalho prático: OA1 a OA4

Observações / Observations


Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning. Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Pearson Saunders, M. N.K., Lewis, P. and Thornhill, P. (2019). Research Methods for Business Students.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16