Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão da Hospitalidade e Turismo
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências gerais de investigação independente e com aplicação em hospitalidade e turismo.c
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a: 1. Identificar fontes relevantes de artigos académicos; 2. Desenvolver uma revisão da literatura apropriada; 3. Identificar e aplicar vários tipos de metodologias de investigação; 4. Escrever um artigo científico e efetuar uma apresentação do mesmo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os principais conteúdos programáticos a abordar são: 1. Introdução à investigação. 2. Técnicas para identificar fontes de documentos científicos. 3. Elaboração de uma revisão de literatura sobre um tema em turismo/hospitalidade. 4. Métodos de investigação e aplicação dos mesmos em contexto de turismo e hospitalidade. 5. Escrita científica. 6. Apresentação oral de trabalho científico.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Introdução à investigação: OA1 2. Revisão de literatura: OA2; OA3 3. Métodos de investigação: OA4 4. Apresentação e escrita científica: OA5; OA6
Avaliação / Assessment
Projeto de Tese* (80%) Participação em aula* (10'%) Presença nas aulas (10%) - os estudantes devem estar presentes em 2/3 das aulas mínimo = 10 Os estudantes com estatuto de trabalhador estudante devem contactar a docente na primeira aula se pretenderem substituir a participação e presença em aula por atividades semanais.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teórico-práticas. Nas aulas serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 10 horas semanais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, a seguir apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1, OA2, OA3 2. Aulas Participativas: OA1, OA2, OA3 3. Aulas Ativas: OA1, OA4 4. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os AO. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de e os objectivos de aprendizagem. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Trabalho prático: OA1 a OA4
Observações / Observations
Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning. Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Pearson Saunders, M. N.K., Lewis, P. and Thornhill, P. (2019). Research Methods for Business Students.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16