Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00904
Acrónimo :
00904
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
180.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
50.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
42.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
92.0h/sem
Trabalho Autónomo :
4408.0
Horas de Trabalho Total :
4500.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Primeiro ano do curso de doutoramento completo, ou equivalência. Projeto de tese de doutoramento aprovado e registado.

Objetivos Gerais / Objectives


Promover a produção pelos estudantes das suas teses de doutoramento em sociologia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Identificar, analisar e julgar criticamente problemas e resultados científicos na área da sociologia; OA2. Usar e explicar teorias e conceitos sociológicos assim como métodos e competências de pesquisa social; OA3. Planear e realizar uma investigação científica de acordo com padrões de qualidade internacionais; OA4. Produzir e apresentar investigação relevante e original na área da sociologia que contribua para o avanço do conhecimento e mereça difusão nacional e internacional em publicações com avaliação científica; OA5. Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas relativas à ciência e ao mundo social em geral e na área da sociologia em particular; OA6. Comunicar com os pares, a comunidade científica e a sociedade em geral sobre sociologia e explicar resultados de investigação; OA7. Aplicar princípios e regras de ética da investigação em sociologia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os conteúdos programáticos serão ajustados todos os anos aos projetos de investigação apresentados e realizados pelos estudantes de doutoramento. Incluirão: a) uma componente tutorial, com tópicos específicos para cada estudante, proporcionada pelos seus orientadores; b) uma componente seminarial, com discussão de tópicos de interesse comum sobre pesquisa e análise sociológica, basados na apresentação de resultados intermédios das suas pesquisas pelos doutorandos e em comentários dos professores; c) uma componente de conferências, com debate de investigações e análises de alto nível científico, realizadas e em curso, apresentadas por investigadores e académicos de referência, nacionais e estrangeiros; d) uma componente de apresentação pública do trabalho num Colóquio Doutoral.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os CP permitem o desenvolvimento de competências de investigação em sociologia a nível avançado e a produção de uma tese de doutoramento em sociologia. Todos os aspetos estão fortemente interligados. Porém, os tópicos gerais e específicos abordados no trabalho de pesquisa e no acompanhamento tutorial são fundamentais para o desenvolvimento de competências avançadas de identificação de problemas, planeamento e realização de pesquisas, utilização de teorias e métodos científicos, produção de novos conhecimentos, ética da investigação sociológica. Os tópicos transversais dos seminários de investigação e a participação nos debates e Colóquio Doutoral têm importância especial para o desenvolvimento de capacidades de análise crítica e comunicação científica. Os tópicos tratados nas conferências doutorais são fundamentais para objetivos de aprendizagem relativos a competências de análise de ideias novas, acompanhamento do estado da arte em sociologia e adoção de padrões científicos elevados.

Avaliação / Assessment


Anualmente os doutorandos apresentam um texto de pesquisa ao seminário doutoral de investigação e um relatório de progresso (para transição de ano) que é avaliado pelo Painel de Avaliação designado pela comissão científica do doutoramento. No 3º ano apresentam uma comunicação no Colóquio Doutoral. A participação no ciclo internacional é monitorizada. A tese é discutida publicamente e avaliada por júri científico (art.º.31º e 32º, NRGD do ISCTE-IUL)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os estudantes preparam a tese com o orientador.São incentivados a desenvolver a pesquisa num centro de investigação.Anualmente apresentam um texto de pesq. ao seminário de investigação.Apresentam uma comunicação no Colóquio Doutoral.Frequentam o ciclo internacional de conferências doutorais.Elaboram anualmente um rel.de progresso e recebem comentários de avaliadores.São incentivados a apresentar resultados da investig. em conferências científicas e submeter artigos a revistas com av. científica

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Um fator importante para o sucesso na tese de doutoramento é a colaboração estreita dos doutorandos com os seus orientadores, que acompanham regularmente o processo em sessões tutoriais. Outro fator de sucesso é a integração dos estudantes de doutoramento e do seu trabalho de pesquisa num centro de investigação de nível científico elevado. Os doutorandos são incentivados a participarem nas atividades científicas do centro de investigação que organiza o programa doutoral, o CIES-IUL (ou, em certos casos, outro centro de investigação de nível elevado), e a prepararem as suas teses integrados em equipas de investigação do centro, ou em colaboração com elas. Os objetivos de aprendizagem complexos inerentes à preparação da tese podem ser melhor alcançados em intercâmbio regular com outros cientistas e estudantes de doutoramento. Isto é conseguido não só pelo trabalho com os orientadores e pela ligação com centros de investigação mas também pela participação regular dos estudantes de doutoramento nos seminários doutorais de investigação, coordenados por professores do programa doutoral. Nesses seminários, os doutorandos apresentam e discutem anualmente um texto de pesquisa, e participam no debate dos textos de pesquisa dos colegas. Também participam regularmente no ciclo internacional de conferências doutorais organizado pelo programa de doutoramento. Nele podem ouvir, e debater com, investigadores e académicos reputados, nacionais e estrangeiros, que vêm apresentar investigações e análises de alto nível científico, já concluídas ou em curso. O requisito de apresentar e debater regularmente textos de pesquisa dá suporte ao processo de aprendizagem e o retorno avaliativo regular permite um acompanhamento próximo da investigação e da elaboração da tese. A comparação com os colegas motiva os estudantes a prosseguirem nos objetivos de aprendizagem, incentiva-os a ultrapassar dificuldades, estimula a entreajuda e ajuda a estabelecer padrões científicos e éticos elevados. A apresentação de comunicações em conferências científicas e a submissão de artigos a revistas com avaliação científica proporciona aos doutorandos competências para participarem na comunidade científica internacional e dá-lhes retorno sobre o mérito científico do seu trabalho de investigação.

Observações / Observations


A língua de trabalho é não só o português, mas também frequentemente o inglês.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Not applicable. Não se aplica.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Not applicable. Não se aplica.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16