Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00909
Acrónimo :
00909
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Após a conclusão bem-sucedida desta UC, os estudantes deverão ser capazes de explicar as relações entre a gestão de recursos humanos (GRH) e o desempenho organizacional, tendo por base a evidência empírica disponível sobre este tópico e conceber estratégias capazes de aumentar o desempenho organizacional em diferentes organizações de serviços de saúde

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, os estudantes deverão ser capaz de: OA1. Descrever as condições nas quais o desempenho organizacional está associada às práticas e sistemas de GRH OA2. Conceber estratégias de RH capazes de originar performance organizacional sustentável OA3. Avaliar a adequação entre sistemas de GRH e eventos estratégicos específicos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Abordagens Teóricas à GRH 2. GRH e desempenho 3. Indicadores de desempenho centrados nos doentes 4. As práticas de GRH: recrutamento e seleção; desenvolvimento de colaboradores; gestão de desempenho; carreiras e remunerações 5. Desenvolvimento e aprendizagem organizacional para melhorar o desempenho dos serviços 6. Papel da GRH nas atitudes e cultura de segurança

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O OA1 (Descrever as condições nas quais o desempenho organizacional está associada à GRH) encontra-se focado na compreensão das condições em que as características organizacionais determinam o desempenho, pelo que os conteúdos programáticos CP1, CP2 e CP4 ao examinarem os modelos explicativos desta relação, contribuem para a consecução deste objetivo. Os CP3, CP5 e CP6 enquadram a melhoria do desempenho, medida através de indicadores baseados nos pacientes, no desenvolvimento e aprendizagem organizacional e no papel da GRH na cultura de segurança. Estes CP usam uma perspetiva de gestão baseada na evidência contribuindo assim para os 3 objetivos de aprendizagem (OA1, OA2, OA3). O enfoque do OA3 aponta para a relevância de conceber estratégias capazes de originarem níveis de desempenho elevados. Para além das características organizacionais abordadas nos CP3 e CP4, o CP5 e CP6 visam, justamente, enquadrar estas iniciativas numa perspetiva de desenvolvimento e aprendizagem organizacional.

Avaliação / Assessment


A avaliação desta unidade curricular considera as duas modalidades previstas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC): 1. Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de grupo, com a ponderação de 30%. Os estudantes deverão identificar uma organização para a realização de um trabalho de campo, que implica o contacto e análise de uma situação real de um sistema de gestão de pessoas num serviço de saúde e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada. O trabalho de grupo deverá ser apresentado por escrito. - Trabalho individual, com a ponderação de 30%. Os estudantes deverão efetuar uma revisão de literatura sintética (4 a 5 páginas) sobre um dos blocos do conteúdo programático e recolha de aplicações práticas, cujo contributo individual será partilhado pelos restantes elementos do grupo de trabalho e integrado no trabalho de grupo, constituindo-se como uma estratégia de trabalho colaborativo. - Prova individual, representa os restantes 40% da nota final. Este teste pretende avaliar a compreensão das relações entre a gestão de pessoas e o desempenho organizacional e identificar estratégias capazes de aumentar o desempenho organizacional em diferentes organizações de serviços de saúde. O teste terá a duração de 1 hora e 30 minutos e cobrirá as diferentes componentes do programa. A avaliação ao longo do semestre exige uma assiduidade mínima de 2/3 da aulas e a nota mínima de 9,5/20 valores em cada componente para a avaliação. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar às provas, sempre se justifique a confirmação de uma classificação. 2. Avaliação por exame: - Exame final - representa 100% da nota final para os estudantes que optarem por esta modalidade ou que não atingirem os critérios mínimos na avaliação ao longo do semestre. O exame final terá a duração de 2 horas e cobrirá todos os conteúdos programáticos da unidade curricular. Dependendo dos instrumentos de avaliação em consideração e do momento do semestre, o feedback pode ser formal ou informal, formativo ou sumativo, de acordo com o previsto no modelo pedagógico do Iscte.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino e aprendizagem desta unidade curricular (UC) são diversificadas para garantir uma compreensão teórica sólida e uma aplicação efetiva dos conhecimentos adquiridos. Estas metodologias estão articuladas com o Modelo Pedagógico do Iscte, que promove uma abordagem de ensino centrada no estudante, incentivando o desenvolvimento de competências transversais e específicas através de uma aprendizagem ativa e participativa. Todas as aulas são teórico-práticas (TP), com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais e mostrar os problemas e soluções existentes, permitindo simultaneamente a sua discussão. A UC encontra-se organizada em duas aulas semanais, o que permite o recurso a metodologias diferentes ao longo do semestre e dentro da mesma semana (alternando exposição, discussão e participação). A estratégia pedagógica adotada envolve metodologias expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave. O modelo teórico-prático desta UC permite a discussão em grupo mesmo durante os momentos mais expositivos, o que facilita o desenvolvimento da análise crítica e permite uma aprendizagem partilhada mediante os contributos específicos de cada estudante. A metodologia participativa é colocada em prática através dos exercícios em aula, como por exemplo, a análise dos artigos de leitura, a simulação de situações reais, a análise de escalas e a discussão de vídeos selecionados. O convite à participação de profissionais de GRH de Serviços de Saúde complementam a ligação à prática. A metodologia ativa envolve a análise de casos (retirados de revistas da especialidade), bem como a elaboração dos elementos de avaliação em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. O trabalho desta UC é um trabalho de campo, que implica o contacto e análise de uma situação real de um processo de gestão de recursos humanos numa organização de saúde e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada, momento que permite aos estudantes a integração teoria-prática e o desenvolvimento de competências essenciais à sua inserção no mercado de trabalho. A UC implica ainda trabalho autónomo (metodologia de auto estudo), o qual inclui a leitura de artigos (presentes na bibliografia ou no plano de sessões da UC) e estudos de caso retirados de revistas da especialidade. Todo este material é discutido nas aulas, sendo sempre realizadas sínteses conclusivas e a identificação de questões a explorar. O trabalho autónomo contempla ainda exercícios a realizar fora das horas de contacto, realização do trabalho de grupo e do trabalho individual, no sentido de promover a autonomia e capacidade de decisão dos estudantes. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento individual de dúvidas aos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA), pelo que a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. A estratégia pedagógica adotada nesta UC envolve diferentes metodologias de ensino: expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva (MEA 1) é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave, contribuindo para os 3 objetivos de aprendizagem da UC (OA1, OA2 e OA3). A avaliação destes conteúdos é maioritariamente realizada através do teste individual escrito. A metodologia participativa (MEA 2) é colocada em prática através dos exercícios em aula, como por exemplo, a análise dos artigos de leitura, a simulação de situações reais, a análise de escalas e a discussão de vídeos selecionados. Para além dos exercícios em aula, a participação dos estudantes é ainda incentivada nas discussões dos trabalhos individuais, o que estimula a sua capacidade crítica e de interação. A metodologia participativa articula-se, de forma mais evidente, com os OA 2 e 3. A metodologia ativa (MEA 3) envolve a análise de casos e a elaboração dos elementos de avaliação em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. Uma das metodologias de avaliação desta UC é um trabalho de campo realizado em grupo, requerendo o contacto e análise de uma situação real de trabalho e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada, momento que permite aos estudantes a concretização dos OA 2 e 3. A metodologia do auto estudo (MEA 4) é transversal a todos os OA, pois envolve leituras, pesquisas, resolução de exercícios, realização do trabalho individual e do trabalho de campo e preparação para o teste individual. MEA 1- OA1, OA2, OA3; MEA 2 - OA2, OA3; MEA 3- OA2, OA3; MEA 4- OA1, OA2, OA3.

Observações / Observations


Os estudantes abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais devem contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wright, P. M., & McMahan, G. C. (1992). Theoretical perspectives for strategic human resource management. Journal of Management, 18(2), 295-320. Robbins, J. and McAlearney, A. S. (2018). Toward a high-performance management system in health care, part 5. Health Care Management Review, 45, 4, 1-12. Peccei, R., & Van De Voorde, K. (2019). Human resource management?well?being?performance research revisited: Past, present, and future. Human Resource Management Journal, 29(4), 539-563. McAlearney, A. S. et al. (2011). High-performance work systems in health care management, part 2: Qualitative evidence from five case studies. Health Care Management Review, 36, 3, 214-226. McAlearney, A. S. (2006). Leadership development in healthcare: a qualitative study. Journal of Organizational Behavior, 27(7), 967-982. Shantz, A., Alfes, K., & Arevshatian, L. (2016). HRM in healthcare: the role of work engagement. Personnel Review, 17(1), 21-41.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-14