Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00909
Acrónimo :
00909
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Após a conclusão bem-sucedida desta UC os estudantes deverão ser capazes de explicar as relações entre a gestão de recursos humanos (GRH) e o desempenho organizacional, tendo por base a evidência empírica disponível sobre este tópico e conceber estratégias capazes de aumentar o desempenho organizacional em diferentes organizações de serviços de saúde

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Descrever as condições nas quais o desempenho organizacional está associada às práticas e sistemas de GRH OA2. Conceber estratégias de RH capazes de originar performance organizacional sustentável OA3. Avaliar a adequação entre sistemas de GRH e eventos estratégicos específicos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Abordagens Teóricas à GRH CP2. GRH e desempenho CP3. Indicadores de desempenho centrados nos doentes CP4. As práticas de GRH: recrutamento e seleção; desenvolvimento de colaboradores; gestão de desempenho; carreiras e remunerações CP5. Desenvolvimento e aprendizagem organizacional para melhorar o desempenho dos serviços CP6. Papel da GRH nas atitudes e cultura de segurança

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem expressa-se do modo seguinte: O OA1 encontra-se focado na compreensão das condições nas quais as características organizacionais determinam o desempenho, pelo que os CP1, CP2 e CP4 ao examinarem os modelos explicativos desta relação, contribuem para a consecução deste objetivo. Os CP2, CP5 e CP6 enquadram a melhoria do desempenho, medida através de indicadores baseados nos pacientes, no desenvolvimento e aprendizagem organizacional e no papel da GRH na cultura de segurança. Estes CP usam uma perspetiva de gestão baseada na evidência contribuindo assim para os três objetivos de aprendizagem. O enfoque do OA3 aponta para a relevância de conceber estratégias capazes de originar níveis de desempenho acrescidos. Para além das características organizacionais abordadas nos CP3 e CP4, o CP5 e CP6 visam, justamente, enquadrar estas iniciativas numa perspetiva de desenvolvimento e aprendizagem organizacional.

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica implica: um exame escrito (70%); um trabalho de grupo (30%) Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 7,5 na componente individual ou que tenha uma taxa de presença nas aulas inferior a 80% deverão submeter-se a avaliação final (exame que conta 100% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta UC faz uso de abordagens pedagógicas diferenciadas. O programa introduz os principais conceitos e modelos em uso na UC. Serão usados dados de organizações reais, como forma de sedimentar os conhecimentos adquiridos. . Serão também usados casos para discussão em grupo. Esta abordagem destina-se a promover o trabalho autónomo e a capacidade de análise e de crítica por parte dos estudantes, bem assim como a combinação entre o conhecimento científico e o aplicado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e de avaliação encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem de modo a estabelecerem entre si uma relação de reforço mútuo. Para todos os objetivos de aprendizagem os estudantes deverão realizar, de forma autónoma, a leitura de artigos (presentes na bibliografia) e estudos de caso retirados de revistas da especialidade. Todo este material é discutido nas aulas, sendo sempre realizadas sínteses conclusivas e a identificação de questões a explorar. As visitas de profissionais de GRH complementam a ligação à prática. O trabalho de grupo implica a análise de pelo menos 1 caso, com a necessidade de os alunos interpretarem as situações apresentadas com base nos modelos estudados e a criação de uma conclusão integradora.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wright, P. M., & McMahan, G. C. (1992). Theoretical perspectives for strategic human resource management. Journal of Management, 18(2), 295-320. Robbins, J. and McAlearney, A. S. (2018). Toward a high-performance management system in health care, part 5. Health Care Management Review, 45, 4, 1-12. Peccei, R., & Van De Voorde, K. (2019). Human resource management?well?being?performance research revisited: Past, present, and future. Human Resource Management Journal, 29(4), 539-563. McAlearney, A. S. et al. (2011). High-performance work systems in health care management, part 2: Qualitative evidence from five case studies. Health Care Management Review, 36, 3, 214-226. McAlearney, A. S. (2006). Leadership development in healthcare: a qualitative study. Journal of Organizational Behavior, 27(7), 967-982. Shantz, A., Alfes, K., & Arevshatian, L. (2016). HRM in healthcare: the role of work engagement. Personnel Review, 17(1), 21-41.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Vogus, T. et al. (2010). Doing no harm: enabling, enacting, and elaborating a culture of safety in health care. Academy of Management Perspectives, 24, 60-77. Vincent, C., Burnett, S., and Carthey, J. (2014). Safety measurement and monitoring in healthcare: a framework to guide clinical teams and healthcare organizations in maintaining safety. BMJ Quality and Safety, 23: 670-677. Palmeri, P. et al. (2010). Safety culture as a contemporary construct: Theoretical reviews, research assessment, and translation to human resource management. In Strategic HRM in Healthcare M. Flotter, N. Khatri and G. Savage (eds.). Emerald Halligan, M. and Zecevic. (2011). Safety culture in health care: a review of concepts, dimensions, measures and progress. BMJ Quality and Safety, 20, 4, 228-343. Gittell, J. H. et al. (2010). A relational model of how high-performance work systems work. Organization Science, 21, 2, 490-506. Briner et al. (2009). Evidence-based management: concept cleanup time? Academy of Management Perspectives, 20, 19-32. Kroon, B. (2020). Evidence based HRM: What (do) we know about people in workplaces. Open Press TiU. Hyde, P., Harris, C., Boaden, R., & Cortvriend, P. (2009). Human relations management, expectations and healthcare: A qualitative study. Human Relations, 62(5), 701-725. Hughes, A. M. et al. (2016). Saving lives: A meta-analysis of team training in healthcare. Journal of Applied Psychology, 101, 9, 1266-1304. Garman, A. N. et al. (2011). High-performance work systems in health care management, part 1: Development of an evidence-informed model. Health Care Management Review, 36, 3, 201-213.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16