Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2011/2012
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos de inglês (oralidade).
Objetivos Gerais / Objectives
No fim do curso os alunos deverão ser capazes de: Conhecer a realidade do mercado da arte internacional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1= Conhecer a realidade do mercado da arte internacional, a partir do caso de Londres.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I. Programa de estudos intensivo de uma semana realizado em Londres, no Sotheby’s Institute of Art, com conferências e visitas de estudo sobre a realidade do mercado da arte internacional, recorrendo especificamente ao caso londrino, um dos três principais polos do mercado da arte internacional juntamente com Nova Iorque e Hong Kong.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: I
Avaliação / Assessment
Ao longo do período lectivo, será utilizada um instrumento de avaliação (classificação de 0 a 20 valores Com um peso de 100% na classificação final da UC): - Ensaio Esta avaliação pressupõe que a o aluno assegura uma assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%. A nota do trabalho deve ser no mínimo de 9,5 valores
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Conferências, diálogo, visitas de estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Conferências e diálogo Objectivos de aprendizagem (OA1): Todos
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
ROBERTSON, Iain (ed.), 2005. Understanding International Art Markets and Management, Londres, Routledge. MOULIN, Raymonde, 2006. Le marché de l’art. Mondialisation et nouvelles technologies, Paris, Flammarion. McANDREW, Clare, 2010. The International Art Market, 2007-2009. Trends in the art trade during global recession, Helvoirt, TEFAF. GOODWIN, James, 2008. The International Art Markets. The essential guide for collectors and investors, Londres e Filadélfia, Kogan Page.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Outros textos fornecidos ou indicados pelos docentes e conferencistas.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16