Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00931
Acrónimo :
00931
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2011/2012

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos de inglês (oralidade).

Objetivos Gerais / Objectives


No fim do curso os alunos deverão ser capazes de: Conhecer a realidade do mercado da arte internacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1= Conhecer a realidade do mercado da arte internacional, a partir do caso de Londres.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Programa de estudos intensivo de uma semana realizado em Londres, no Sotheby’s Institute of Art, com conferências e visitas de estudo sobre a realidade do mercado da arte internacional, recorrendo especificamente ao caso londrino, um dos três principais polos do mercado da arte internacional juntamente com Nova Iorque e Hong Kong.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: I

Avaliação / Assessment


Ao longo do período lectivo, será utilizada um instrumento de avaliação (classificação de 0 a 20 valores Com um peso de 100% na classificação final da UC): - Ensaio Esta avaliação pressupõe que a o aluno assegura uma assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%. A nota do trabalho deve ser no mínimo de 9,5 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Conferências, diálogo, visitas de estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Conferências e diálogo Objectivos de aprendizagem (OA1): Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


ROBERTSON, Iain (ed.), 2005. Understanding International Art Markets and Management, Londres, Routledge. MOULIN, Raymonde, 2006. Le marché de l’art. Mondialisation et nouvelles technologies, Paris, Flammarion. McANDREW, Clare, 2010. The International Art Market, 2007-2009. Trends in the art trade during global recession, Helvoirt, TEFAF. GOODWIN, James, 2008. The International Art Markets. The essential guide for collectors and investors, Londres e Filadélfia, Kogan Page.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Outros textos fornecidos ou indicados pelos docentes e conferencistas.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16